10 Ideias para Manter sua Equipe de Vendas Motivada

Motivação em Vendas
6 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 6 Pin It Share 0 Filament.io 6 Flares ×

A motivação é um atributo que não pode faltar a uma equipe de vendas de alta performance. Veja a seguir 10 dicas do que fazer para a sua equipe não desmotivar!

  1. Seja um gestor confiável

Nada pior do que trabalhar com um gestor que favorece determinados membros da equipe, que está todo o tempo buscando obter vantagens pessoais, ou tenha atitudes de caráter duvidoso, não é mesmo? Gestores devem ser pessoas justas, íntegras e que transmitem confiança para a sua equipe.

  1. Conheça os objetivos dos membros da equipe

Cada membro da sua equipe possui determinados objetivos pessoais e profissionais. Você já conversou com eles sobre isso? Embora a remuneração e os benefícios sejam excelentes estimuladores, eles não sustentam a motivação ao longo prazo, diferente de alcançar metas, realizar sonhos e ter uma trajetória profissional de sucesso.

Procure encontrar uma maneira de casar os objetivos pessoais e profissionais dos membros da sua equipe com os objetivos organizacionais, o resultado certamente será surpreendente.

  1. Vibre com as vitórias do seu time

Um gestor precisa se mostrar entusiasmado com as vitórias do seu time e sentir parte delas. Nada mais desanimador do que o vendedor fechar uma negociação que levou meses para conquistar e o gestor não esboçar nenhum entusiasmo.

  1. Apoie o seu time

A função de um gestor vai muito além de olhar números e cobrar resultados. Para que uma equipe de vendas alcance os resultados esperados, o gestor precisa dar suporte para o seu time de várias formas.

Evite ser um gestor elevador, que é aquele gestor que só olha para o que subiu e desceu. Ficar checando apenas números, resultados e gaps pode ser altamente desmotivador.

Apoie o seu time, esteja presente nos momentos difíceis, ajuda a pensar soluções para os problemas que surgem. Um gestor que e faz presente e que apoia a sua equipe tem grandes chances de poder contar com profissionais motivados.

  1. Treinamento

Já falamos em outros textos sobre a importância dos treinamentos para a motivação do time de vendas. Seja o treinamento sobre os produtos, técnicas de vendas ou sobre competências comportamentais, promova treinamentos periódicos na sua empresa.

Além de ajudar a manter os profissionais atualizados, os treinamentos são uma ótima oportunidade para a troca de experiências.

  1. Foque nas atividades

Um erro muito comum cometido nas empresas é fixar as metas apenas sobre as expectavas de resultados. O ideal é montar uma série de metas que representem atividades realizáveis, por exemplo, fazer um certo número de ligações para novos clientes, de follow ups, etc.

A grande vantagem de focar nas metas das atividades é que a empresa não estará apenas dizendo onde quer chegar, mas o que acredita que o profissional deve fazer para chegar lá. Focando nas atividades certas os resultados tendem a aparecer.

  1. Demonstre gratidão

Agradeça os membros do seu time pela sua dedicação à empresa, pela performance alcançada, etc. A gratidão e o reconhecimento são poderosas ferramentas motivacionais.

  1. Socialização

Ter momentos com os membros do seu time fora do ambiente de trabalho é também muito importante para a construção de laços de confiança e afinidade.

Muitos gestores são extremamente focados no business, no plano de negócios, reunião de acompanhamento e jamais convidam os membros do time para um almoço, um happy hour, etc. No fim das contas, esses gestores acabam perdendo grandes oportunidade de se aproximar dos membros do seu time, conhecê-los melhor, e a partir daí, conquistar melhores resultados.

  1. Feedback

O feedback pode ser corretivo ou de apoio, mas é importante que os gestores estejam sempre dizendo o que pensam e esperam do seu time.

  1. Coaching

Todo profissional tem algo a aprender e melhorar. Muito gestores até conversam sobre isso com os membros da sua equipe, mas são poucos que realmente sentam do lado das pessoas e mostram como fazer. Montar um plano de ação para desenvolvimento de competências e comportamentos como disciplina, organização foco, resiliência é uma atividade engrandecedora e altamente motivadora.

Manual Completo de ProspecçãoCLIQUE AQUI e Baixe o Ebook Gratuito

 


Equipe FG Desenvolvimento

About The Author

Equipe FG

Equipe FG Desenvolvimento