5 Erros em Treinamento de Vendas que Você Deve Evitar

Treinamento de Vendas
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Todo negócio que pretende continuar crescendo, invariavelmente, precisa investir na área de vendas. É possível aumentar o número de membros da equipe comercial, investir em estratégias de marketing ou buscar potencializar desempenhos individuais através da capacitação obtida em treinamentos em vendas.

Fato é, em tempos em que os recursos são escassos e a concorrência é a cada dia mais acirrada, estratégias que focam em otimizar os recursos são sempre uma excelente escolha para todos os setores e não é diferente na área de vendas.

Tornar os membros do time comercial mais preparados para lidar com o mercado através dos treinamentos em vendas pode ser uma poderosa arma para a sua empresa alcançar o desempenho esperado, mas a escolha do treinamento deve ser criteriosa e o gestor evitar cair em armadilhas que prejudicam o desempenho desses treinamentos.

Veja a seguir os 5 erros mais comuns cometidos em treinamentos em vendas.

  1. Falta de foco

Ao optar por um treinamento, o gestor deve saber exatamente onde ele que levar a sua equipe. Quais os pontos fracos que a equipe precisa trabalhar? Quais problemas está enfrentando? O treinamento é sobre novos produtos ou serviços? O que o vendedor precisa saber sobre eles para estar preparado para o mercado de trabalho?

Fazer um treinamento em vendas por fazer vai consumir tempo, dinheiro e energia e não vai trazer os resultados esperados para a empresa.

  1. Baixa frequência de treinamentos em vendas

Você já ouviu falar de algum jogador de futebol que se tornou um craque treinando uma vez por semana? E como você acha que seu time de vendas vai se tornar um time de craques se a sua empresa promove um treinamento a cada dois anos?

O gestor deve estar constantemente avaliando as deficiências do seu time e promover treinamentos em uma frequência apropriada ao desenvolvimento da sua equipe.

  1. Muita teoria e pouca prática

Embora a parte teórica de todo treinamento seja importante, os vendedores só vão alcançar bons resultados se conseguirem aplicar aquele conhecimento no seu dia a dia. Os treinamentos sempre devem ser orientados para a ação, para a transformação dos profissionais e para a sua evolução.  

O mesmo vale para treinamentos motivacionais. Mesmo quando se trata de motivar os vendedores, é importante que exista um lado aplicável do conhecimento sendo transmitido.

  1. A escolha do profissional certo

A pessoa que vai ministrar o treinamento pode ser um membro do seu time, um gestor experiente da sua empresa ou pode ser um profissional especializado em treinamentos.

 O importante é que a empresa opte por um profissional preparado e que consiga promover os resultados esperados.

Se você for optar por palestrantes profissionais, consulte o histórico, as referências, veja o tipo de conteúdo que ele costuma disponibilizar e se você concorda com a metodologia que ele utiliza. Escolher o profissional certo é um passo importante para um treinamento em vendas de sucesso.

  1. Não avaliar os resultados dos treinamentos em vendas

Muitas empresas fazem tudo – ou quase tudo –  certo na hora de conduzir os seus treinamentos. Avaliam a situação do seu time, optam por treinamentos focados nas questões certas, escolhem os profissionais certos e depois simplesmente esquecem de avaliar os resultados alcançados.

É importante que cada treinamento realizado seja avaliado até para evitar os mesmos erros sejam cometidos em treinamentos posteriores.

Veja também –  5 Erros em Vendas que Você Deve Evitar

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