Carreira em Vendas: Por Que Vale a Pena Investir?

carreira em vendas por que vale a pena investir?
5 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 5 Pin It Share 0 Filament.io 5 Flares ×

Há quem acredite que trabalhar com vendas é para qualquer um, seja como vendedor comercial, promotor, agente ou profissional de vendas diretas, pois é uma profissão que não exige especialização.

Entretanto, esse pensamento é um grande equívoco, já que para trabalhar com vendas é preciso ter muita habilidade de comunicação, argumentação, conhecimento a respeito de diversos mercados, comprometimento e capacidade de trabalhar sob pressão.

Nesse sentido, existem diversos cursos e treinamentos para qualificar o profissional deste setor e mantê-lo competitivo em uma das áreas mais acirradas do mercado.

Outro aspecto interessante é a quantidade de benefícios que a carreira em vendas pode oferecer e é sobre isso que falaremos hoje. Continue a leitura do artigo para entender porque vale tanto a pena investir nesse setor!

Ótimas Possibilidades de Ganhos Financeiros

Sem dúvidas, um dos principais fatores que atraem novos adeptos à carreira em vendas todos os anos é o grande potencial de ganhos financeiros.

Se o profissional estiver disposto a colocar a “mão na massa”, certamente terá uma possibilidade de retorno financeiro sem limites.

O sistema de remuneração varia entre as organizações, mas no geral costumam somar uma base salarial com bônus, benefícios e, é claro, comissões sobre as vendas.

Segurança Até Mesmo em Cenários Econômicos Delicados

Independentemente do cenário econômico em que o país se encontre, a profissão de vendedor é não apenas uma das mais valorizadas, como também uma das mais requisitadas.

É comum que os empreendedores adotem estratégias agressivas de impulsionamento de resultados, investindo na contratação de novos profissionais, ou até mesmo nas melhorias das habilidades de sua equipe de vendas.

Afinal, os vendedores serão sempre as principais ferramentas de captação de recursos para as empresas, não é mesmo?

Isso significa que a carreira em vendas, dificilmente, passa por crises, mantendo-se como uma das poucas categorias profissionais que mantém a demanda de empregos, ainda que em cenários econômicos delicados.

Curso On Line de Vendas MSVCLIQUE AQUI e Conheça o Curso

Ampliação da Rede de Contatos

O profissional de vendas aorda sua rede de contatos todos os dias, criando cada vez mais novas oportunidades de negócios, pois lida diretamente com clientes, fornecedores, stakeholders internos, desenvolvedores de produtos e empreendedores.

Isso significa, praticamente, que a cada dia ele tem a oportunidade de ampliar sua rede de contatos, conhecendo novas pessoas, agregando valor ao seu networking e garantindo sua posição em sua carreira em vendas.

Aprimoramento das Habilidades de Negociação

O vendedor negocia em tempo integral e não somente durante suas abordagens a clientes, pois ele está vendendo durante a elaboração de estratégias de marketing, durante reuniões com a equipe, enquanto faz a gestão de produtos, conferências e em muitas outras situações diárias.

Em outras palavras, o vendedor trabalha sua capacidade de negociação e argumentação durante o seu cotidiano, o que o torna cada vez mais qualificado e experiente para consolidar sua carreira em vendas e prospectar novos clientes.

Flexibilidade de Horários

Principalmente para corretores e profissionais que trabalham com vendas diretas, a flexibilidade de horários e autonomia sobre seu próprio expediente é um dos grandes atrativos que fazem a carreira em vendas valer muito a pena.

O vendedor não precisa seguir uma rotina diária, porque ele pode identificar seus melhores horários de produtividade ou dedicar uma quantidade específica de horas na semana para prospectar clientes, podendo colher os frutos dessas transações posteriormente.

Ele pode decidir quanto tempo passará no escritório, visitando clientes ou em sua própria casa.

Qualificação e Preparação para Diferentes Mercados

Com certeza uma das maiores vantagens de seguir uma carreira em vendas é o fato de que as habilidades conquistadas, por meio de investimentos de tempo e dinheiro, são facilmente transferíveis para outras áreas caso o profissional queira mudar de ramo.

Na verdade, um profissional de vendas bem qualificado e experiente pode se sair muito bem em outros segmentos do mercado por conta de:

  • suas habilidades de comunicação;
  • experiência em atendimento ao cliente;
  • forte capacidade de argumentação e negociação;
  • raciocínio lógico ágil;
  • experiência em administração financeira;
  • facilidade de trabalhar sobre pressão;
  • costume de atingir metas e obter melhores resultados para a empresa;
  • proatividade.

Podemos afirmar que uma carreira em vendas atribui habilidades "recicláveis" ao vendedor. Basicamente, a dedicação, esforços e investimentos que esta carreira exige para que o profissional se qualifique e garanta uma ótima posição no mercado é proporcional à quantidade de benefícios que o setor oferece.

Desenvolvimento do Espírito de Empreendedorismo

Quantas vezes você já se viu fazendo cálculos sobre quanto ganha por dia, quanto ganha por hora e quanto tempo precisaria trabalhar para alcançar um determinado sonho?

Infelizmente, em muitas profissões a possibilidade de alcançar sonhos por meio do trabalho cotidiano e rotineiro é muito distante, pois a maioria dos empregos não permite que o trabalhador expanda sua lucratividade de acordo com a quantidade de esforço que ele decida investir em sua carreira durante o mês.

A carreira em vendas permite que o profissional tenha grande autonomia sobre suas decisões, como se ele fosse o seu próprio chefe e gerisse sua própria empresa.

Isso o ajuda a pensar grande, estimulando o seu espírito de empreendedorismo. O que o torna mais preparado não somente para os novos desafios da vida, como também o incentiva a crescer cada vez mais profissionalmente.

Realização Pessoal e Profissional

Qual é o vendedor que não sente satisfação profissional quando bate metas cada vez mais altas e recebe bonificações financeiras consistentes no fim do mês, não é mesmo?

De fato, a compensação financeira da careira em vendas é muito satisfatória, mas trabalhar nessa área proporciona muito mais do que dinheiro.

O profissional de vendas vive constantes desafios pessoais por trabalhar sob metas, mas cada desafio vencido é compensado por uma insubstituível sensação de realização, independência profissional e sentimento de dever cumprido.

Podemos afirmar que um vendedor realizado, produz muito mais, pois se sente motivado a vencer novos desafios e alcançar melhores resultados todos os dias.

Ganhos financeiros ilimitados, flexibilidade de horário, autonomia sobre o próprio trabalho, ampliação da rede de contatos, desenvolvimento do espírito de empreendedorismo e aquisição de habilidades transferíveis para outros mercados, são apenas algumas das vantagens de se investir em uma carreira em vendas.

O artigo sobre a importância de se investir em carreira em vendas foi útil para você?

Então assine a nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog!


Curso On Line de Vendas MSVCLIQUE AQUI e Conheça o Curso

Equipe FG Desenvolvimento

About The Author

Equipe FG

Equipe FG Desenvolvimento