Comportamento do Consumidor: Entenda as Mudanças em Vendas

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O mundo vem passando por diversas transformações, e a tecnologia é um dos principais motivos dessas mudanças. Para você ter uma ideia, por exemplo, até mesmo o comportamento do consumidor mudou – e bastante! As propagandas tradicionais já não surtem mais tanto efeito, e a internet se consolidou como nunca.

Então, para quem trabalha diretamente com vendas, entender e saber lidar com todas essas novidades, passa a ser mais que necessário, é a base para sobreviver no mercado. Muito mais que isso: garante posição de destaque e ainda possibilita atrair novos clientes.

Veja como é a nova face do consumidor e como se preparar para vender melhor!

O Cliente Está Mais Informado

Sim! Com o alcance da internet e as facilidades de adquirir informações em tempo real, o consumidor de hoje já entra em contato com você sabendo exatamente o que ele quer. As informações necessárias sobre serviços e produtos ele também já tem.

Ou seja, quando ele chega até você, provavelmente esse comprador possui opinião e decisão tomadas. E para se adaptar a isso e não se tornar apenas um acessório no processo de venda, você tem que saber como falar com o cliente.

A dica é conversar com o consumidor, conhecê-lo melhor. Pergunte se ele conhece o produto, se tirou todas as dúvidas pelo site, e se você pode ajudar em algo.

Vá além. Use a tecnologia a seu favor e com o celular em mãos, por exemplo, você pode mostrar a opinião de outros clientes que já fizeram essa mesma compra.

Ele Busca Por Um Bom Atendimento

Muito mais que escolher pelo preço, o consumidor moderno preza por um bom atendimento. Não adianta você oferecer o produto com o custo mais baixo do mercado se a sua equipe de atendimento não atende bem o cliente. Portanto, treine os seus colaboradores sempre que possível!

Também vale investir em cursos e palestras. O ideal é que o seu funcionário use a linguagem certa com o consumidor, que esteja tão bem informado quanto ele no momento da compra. Não se esqueça de continuar o acompanhamento no pós-venda, que se mostra cada vez mais importante no relacionamento com o cliente.

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Preza Pela Qualidade

Como você pode notar até agora, o consumidor prioriza muito mais a qualidade do que o valor investido. Esse hábito vem sendo observado nos últimos tempos e é uma forte tendência que tem tudo para se estabelecer de vez. Esse comprador já sabe exatamente o que e como ele quer.

Vale a pena você se diferenciar no mercado com os seus produtos, não é mesmo? Ser aquela marca, empresa ou equipe lembrada com carinho pelo cliente, pois ele sabe que pode confiar no que você vende, e no que oferece. A qualidade é, sem dúvida, algo para colocar como um dos itens principais na gestão da sua empresa.

Isso é reforçado ainda mais com o que vemos hoje em dia. Antigamente o vendedor conseguia ganhar o cliente criando histórias fictícias que, muitas vezes, dizia que o produto em questão era o melhor, mesmo não sendo. Hoje, o cliente não acredita mais nisso. Ele sabe o que é de qualidade e ao mentir você perde na hora esse potencial comprador.

Então, jamais minta ou omita alguma informação sobre o produto.

Lembre-se que os vendedores ainda têm fama de querer agradar o cliente apenas com o único objetivo de realizar a venda. E isso não é mais encarado com bons olhos.

Muito pelo contrário, é uma das situações que, se detectadas pelo comprador, causará imediatamente um mal-estar.

O Cliente Sabe Que O Comportamento Do Consumidor Moderno É Respeitado

A máxima de que o cliente sempre tem razão está muito na mente dos consumidores. E o motivo é simples: a concorrência anda alta, não é mesmo? Por isso, quando o consumidor tem uma opinião a respeito do seu produto ou serviço, o ideal é que você ouça e entenda, mesmo que não concorde.

É a diversidade do mundo moderno — que ganha espaço e conscientização por parte da sociedade! Mostrar que você o respeita ainda fideliza esse cliente, que, com certeza, falará bem de você para amigos e familiares, potencializando o alcance e reputação da sua marca.

Ainda sobre esse item, vale você dar atenção extra a como se comunica com a clientela.

Mas, de que forma? Amplie os seus pontos de contato com as pessoas, crie um site, blog, entre nas redes sociais, esteja onde o seu comprador está.

Dê espaço para o consumidor falar, compartilhar com você o que ele pensa e deseja.

Você verá o quanto passará a vender mais.

A Exigência Aumentou

E não é à toa.

Com a proporção de incentivos ao fim do desperdício e do consumo consciente, a exigência dos consumidores também aumentou.

Muitas pessoas passaram a dar mais atenção a marcas que são sustentáveis, que investem em projetos ambientais, que tenham uma política de inclusão e por aí vai.

Para agradar esse cliente, é importante que a empresa esteja dentro desses novos padrões.

E isso vale, principalmente, para que você também seja referência no mercado. Já pensou em ser reconhecido por oferecer produtos livres de mão de obra explorada? Ou que não fazem testes em animais?

Você pode também envolver o consumidor no dia a dia da sua empresa.

Crie promoções ou práticas em que ele também possa ajudar. O mundo está muito mais globalizado. Isso é fato. Mas, ao mesmo tempo, estreitar laços com a comunidade local tem se tornado uma das melhores soluções. Vale a pena investir em práticas como essas.

Isso ajuda a cativar o consumidor que quer se sentir especial, e não somente como mais alguém adquirindo um produto sem um motivo real, apenas por consumismo.

Analisando esses aspectos, fica mais claro perceber como o comportamento do consumidor mudou.

Focar apenas em vender não é mais suficiente para ter os melhores resultados do mercado e, tão pouco, elevar os seus lucros.

Hoje a palavra de ordem é usar a tecnologia da melhor forma, seja para informar, como para desenvolver as melhores práticas de vendas.

Gostou? Se você tiver alguma outra sugestão que queria compartilhar, deixe-nos o seu comentário!

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