Discurso de Vendas: Você Já Tem o Seu?

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O discurso de vendas é um tema que costuma ser bastante negligenciado pela maioria das empresas na criação da sua estratégia comercial. Sem receber uma orientação adequada sobre o tema, muitos vendedores acabam falhando no processo de comunicação, o que compromete o desempenho das suas vendas.

Já mencionamos em outros textos que o processo de compra é fortemente influenciado pela emoção, dessa forma, quando um vendedor vai se apresentar e transmite insegurança, falta de preparo e hesitação ele compromete as suas chances de levar o negócio para o fechamento.

Mas como preparar um discurso de vendas assertivo e de que forma preparar esse discurso pode potencializar os resultados nas vendas?

A Função De Um Bom Discurso De Vendas

É importante ter em mente que o discurso de vendas faz parte do processo anterior à prospecção, portanto um dos principais papeis do discurso é despertar a curiosidade do ouvinte e deixar ele com uma pulguinha atrás da orelha.

Esqueça os discursos prontos dos telefonistas de telemarketing, as pessoas querem algo inovador, único, interessante e não meia dúzia de palavras decoradas. Você deve transmitir confiança de uma forma criativa e cativante.

Um bom discurso de vendas abre as portas para a prospecção e aumenta suas chances de ter êxito na sua negociação.

É importante deixar claro o que o produto ou serviço que você oferece tem como diferencial e quais os resultados a empresa que você representa entrega para os clientes, mas cuidado para não exagerar nos detalhes. O discurso de vendas não é o momento para fazer uma apresentação completa sobre o produto. Deixe isso para depois.

Como Preparar um Discurso de Vendas Assertivo

O Primeiro Passo

Uma boa maneira de começar um discurso de vendas é fazendo um gancho. Quando alguém lhe perguntar, por exemplo, com o que você trabalha, você pode dar uma resposta imprecisa e que desperte a curiosidade.

“Eu faço empresas venderem mais”

Quando a pessoa te perguntar curiosa “Como você faz isso?”, você já tem uma abertura para iniciar uma conversa.

É muito importante que o seu gancho seja seguido de um silêncio e que a pessoa decida investir na conversa por conta própria.

Segundo Passo

A pessoa investiu na conversa, certo? Isso não significa que esteja interessada em partir para a negociação de alguma coisa, portanto tenha paciência.

A segunda parte de um bom discurso de vendas é a história onde você começa a contar o que faz. Não esqueça que é importante continuar instigando e deixando a pessoa curiosa para saber mais.

Terceiro Passo

Depois que você conquistou a atenção da pessoa, você pode começar a falar mais especificamente do que você faz, mas é importante não perder o foco sobre a solução, ou seja, como aquele produto ou serviço pode servir para sanar as necessidades do cliente em potencial.

O discurso de vendas tem como principal função dar início a um relacionamento, que pode acabar em um novo negócio, em uma futura parceria, uma oferta de emprego, ou um negócio para um amigo que você vai indicar.

Não se sinta frustrado se o seu discurso de vendas se não se converter em um negócio de imediato.

Aos poucos você vai se fazendo conhecer e vai fortalecendo a sua reputação e reconhecimento no mercado.


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Equipe FG Desenvolvimento

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