O Que Precisa Ter em um Bom Treinamento de Vendas

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Os treinamentos de vendas são fundamentais para as empresas que buscam alcançar bons resultados e consolidar uma trajetória de crescimento. Por quê?

Porque o mercado está a cada dia mais competitivo e para conquistar novos negócios é imprescindível que os membros da equipe comercial estejam muito bem preparados. O treinamentos tem função de desenvolver competências e dar à equipe comercial condições de se destacar em um cenário a cada dia mais desafiador.

Mas o que um treinamento em vendas de sucesso deve conter?

Uma Metodologia Eficaz

Existem diversos tipos de treinamentos em vendas disponíveis e cada qual segue uma metodologia.

É importante que os gestores avaliam o método utilizado pelos palestrantes e se este método é capaz de proporcionar os resultados que esperam alcançar.

Muitos profissionais atuam há anos com treinamentos em vendas e ministram o mesmo curso desde sempre. É importante sempre ter em mente que o mercado está mudando e que é importante que o palestrante domine e transmita conhecimentos atualizados.

 Aplicações Práticas

Embora existam treinamentos de vendas focados no aspecto motivacional, o que é também uma competência importante para quem atua no setor, é importante ir além da autoajuda e do oba-oba.

Independente do tipo de treinamento, seja ele focado em técnicas de vendas, em novos produtos ou serviços ou na motivação da equipe, é fundamental que ele seja orientado para a ação.

O vendedor só vai melhorar o seu desempenho através de treinamentos de vendas se souber como aquele conhecimento deve ser aplicado no seu dia a dia.

O Foco Correto

Antes de contratar um treinamento de vendas é fundamental que os gestores entendam perfeitamente as demandas da sua equipe e que obstáculos devem ser superados.

É importante que o gestor identifique constantemente quais são os pontos fracos do seu time. Por que a sua equipe comercial está perdendo negócios?  Ela está desmotivada? Não conhece com profundidade os produtos ou serviços oferecidos pela empresa? Ela está utilizado técnicas de vendas desatualizas que prejudicam a comunicação com os clientes?  É fundamental que os treinamentos sejam realizados buscando superar essas barreiras.

Uma maneira bastante eficiente de descobrir o foco que os treinamentos devem ter é fazendo uma pesquisa com os membros do time comercial. Perguntar o que eles querem aprender é uma maneira de descobrir em que eles sentem mais dificuldade e consideram que seria importante melhorar.

O Profissional Mais Indicado

Muito cuidado na escolha do profissional, caso contrário todo o orçamento, tempo e energia que o gestor e a equipe dedicaram para o treinamento podem acabar não trazendo nenhum resultado para a empresa.

É importante escolher um profissional preparado e que seja um especialista em resolver os problemas mais apresentados pela equipe. Se você identificou que o problema da sua equipe é falta de conhecimento sobre produtos e serviços, por exemplo, talvez não seja o caso de contratar um palestrante focado em motivação.

Outro erro muito comum é a contratação de um profissional que nunca atuou em vendas e que não entende o dia a dia do setor. Como foi dito no item anterior, é fundamental que o treinamento traga conhecimentos aplicáveis na rotina dos membros da sua equipe. Como uma pessoa que nunca atuou e que não conhece o setor de vendas vai sugerir mudanças nos hábitos cotidianos do setor?

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Equipe FG Desenvolvimento

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