Pós-Venda Focada na Fidelização de Clientes: Como Fazer?

fidelização de clientes
13 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 13 Pin It Share 0 Filament.io 13 Flares ×

Sumário

1. Agregue valor à sua oferta

2. Mensure o índice de satisfação do cliente

3. Ofereça uma experiência de atendimento diferenciada

4. Priorize seus clientes no lançamento de novas ofertas

5. Melhore as suas ferramentas de comunicação

6. Invista no pós-venda

 

Você sabia que existe um consenso (entre os profissionais de vendas e marketing) segundo o qual manter um cliente já prospectado é mais barato do que conquistar novos consumidores?

Isso significa que a fidelização de clientes, principalmente em tempos de crise financeira, pode ser uma das melhores maneiras de manter a rentabilidade do negócio.

Portanto, é imprescindível investir em ações de pós-venda focadas em prolongar a relação entre o consumidor e a empresa.

Neste artigo, mostraremos como estratégias de fidelização de clientes são fundamentais para o seu negócio, podendo garantir novas vendas e um significativo aumento no ticket médio.

Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Agregue Valor À Sua Oferta

Se a pessoa chegou a concretizar uma compra com a sua empresa significa que, de alguma forma, o seu produto ou serviço (ou pelo menos a sua proposta) atendeu às expectativas, correto?

A ideia é fazer com que essa pessoa compre novamente.

Por isso, não basta simplesmente oferecer o mesmo produto ou serviço, mas sim agregar valor à sua nova oferta.

Para isso, aposte em:

  • isolar os concorrentes, entregando uma proposta tentadora com um preço justo;
  • investir no senso de urgência, mostrando que sua oferta é exclusiva e limitada;
  • fazer promoções irresistíveis, agregando brindes, garantia estendida e outras ações estratégicas, para mostrar que sua proposta só tem a acrescentar ao comprador.

2. Mensure o Índice de Satisfação do Cliente

Como saber se os produtos ou serviços que você comercializou estão atendendo às expectativas do consumidor?

É necessário focar em ações e métricas para medir suas estratégias, de modo que seja possível analisar quais passos da venda tiveram mais participação na conversão, quais funcionalidades deixaram o comprador mais satisfeito, e assim por diante.

Além disso, considere todos os feedbacks, sendo positivos ou negativos, pois eles são recursos valiosos para indicar a performance da sua atuação, assim como o índice de satisfação do cliente.

Dê uma atenção especial às críticas, já que elas apontam possíveis falhas em seus processos.

Lembre-se: estas falhas são, na verdade, oportunidades.

Comunique-se de maneira clara e eficiente, impedindo que os problemas se multipliquem.

Apure as responsabilidades e integre as melhorias necessárias para que sua equipe de vendedores esteja apta a oferecer os produtos ou serviços mais adequados, de acordo com o perfil do consumidor.

3. Ofereça uma Experiência de Atendimento Diferenciada

Atualmente, com a implementação de novas tecnologias, redes sociais e constantes mudanças nas tendências de consumo, o cliente moderno prioriza a experiência da compra como um todo, e não apenas o produto ou serviço em si.

Isso significa que desde a fluidez do seu e-commerce, a estrutura de seu estabelecimento físico, até o atendimento que você proporciona são fatores que o consumidor pode levar em consideração antes de fechar uma compra.

Portanto, seja no ambiente digital ou físico, preocupe-se em oferecer um atendimento personalizado e de qualidade, pois isso pode ser um diferencial de mercado capaz de melhorar a sua fidelização de clientes.

Afinal, quem é que não gosta de se sentir valorizado, não é verdade?

Mostre ao seu cliente o quanto ele é importante para a empresa, zele pelo relacionamento e deixe claro que o seu atendimento não é apenas personalizado, mas que ele pode contar com você sempre que precisar.

Essa estratégia pode ser altamente eficaz, principalmente se aplicada no pós-venda.

Manual Completo de ProspecçãoCLIQUE AQUI e Baixe o Ebook Gratuito

4. Priorize Seus Clientes no Lançamento de Novas Ofertas

Uma das vantagens de uma estratégia de fidelização de clientes eficiente é o fato de que é possível alinhar as suas necessidades de consumo ao lançamento de novas ofertas, demandas e produtos no mercado.

A ideia é perguntar a opinião dos clientes logo nas primeiras etapas do processo de compra, certificando-se de atender aos seus interesses.

Dessa forma, é possível agregar outros produtos ou serviços, aumentando o ticket médio.

Portanto, mantenha as suas pesquisas de mercado sempre atualizadas e disponibilize formulários de preenchimento pedindo informações de seus clientes, pois além de obter dados de preferência de consumo, você segmentará o público mediante características, necessidades e outros aspectos relevantes de seu perfil.

Uma dica útil: ao lançar uma nova oferta no mercado, não desperdice recursos enviando e-mails para toda a lista de clientes, mas, com base no histórico de vendas, entre em contato com os clientes que realmente têm interesse nas soluções que este novo produto ou serviço pode oferecer.

Além de demonstrar que você conhece as necessidades do seu público-alvo, essa estratégia pode converter uma simples ação de pós-venda em uma nova venda.

5. Melhore as Suas Ferramentas de Comunicação

Comunicação é um pré-requisito para ser um bom vendedor, correto?

E não estamos nos referindo ao atendimento em si, mas à habilidade de se comunicar com o cliente, utilizando a linguagem adequada de acordo com o seu perfil e histórico de negociações.

Existem diversas formas de se comunicar com o público no meio empresarial, inúmeras mídias e ferramentas diferentes.

Entretanto, é preciso conhecer seus clientes em potencial para investir nos recursos corretos, evitar desperdícios e melhorar os seus resultados.

Por exemplo, você pode utilizar o Facebook, Linkedin, blogs, e-mails, ligações, conferências de vídeo on-line e até mesmo panfletos, se necessário.

A prioridade é utilizar os canais de comunicação corretos para atingir o público-alvo de seu negócio, aumentar as vendas e otimizar a fidelização de clientes.

6. Invista no Pós-Venda

Ao concretizar uma venda, seu relacionamento comercial com o comprador está apenas no começo.

Portanto, investir no pós-venda pode ser uma das melhores formas de garantir uma duradoura relação cliente-empresa, além do fato de otimizar a sua fidelização de clientes, é claro.

Por isso, crie procedimentos para estreitar o relacionamento com ele, obtenha informações sobre as suas preferências e interesses, envie e-mails e mensagens.

Procure apostar em estratégias de fidelização, como:

  • presentear os aniversariantes com cupons de desconto e ofertas exclusivas;
  • enviar mensagens e e-mails personalizados em datas especiais (Natal, Dia dos Namorados, etc);
  • mandar brindes para mostrar o quanto eles são importantes para a sua empresa.

A ideia consiste em, basicamente, preencher o espaço "vazio" após a venda, mostrando que você não é apenas uma empresa ou vendedor comum, mas um solucionador de problemas que se preocupa com as necessidades dos seus consumidores.

Agora que você já sabe fazer uma pós-venda focada na fidelização de clientes, aprimore seus conhecimentos com o curso online MSV Método Segredos da Venda!


Manual Completo de ProspecçãoCLIQUE AQUI e Baixe o Ebook Gratuito

Equipe FG Desenvolvimento

About The Author

Equipe FG

Equipe FG Desenvolvimento