Treinamento de Funcionários: Como Ele Ajuda a Fechar Negócios

Treinamento de Funcionários
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Alguns dos principais problemas de uma empresa ocorrem em função da baixa produtividade, do comportamento e da falta de atitude ou de informação da equipe. Muitas vezes, não percebemos que o treinamento de funcionários poderia resolver grande parte dessas questões.

Sem um treinamento bem elaborado, cada colaborador desenvolve suas tarefas com base no que considera ideal ou no que observou do colega. Quando isso ocorre, a direção não tem controle e gestão sobre os processos. Eles são desenvolvidos apenas de acordo com as atividades que precisam ser feitas, desconsiderando a estratégia e o impacto da tarefa nos outros setores da companhia.

É por isso que a capacitação de funcionários é tão importante. Neste post, você verá todas as ações que deve adotar para obter ganhos com os treinamentos, garantindo benefícios para a empresa com um investimento seguro.

Vamos lá?

Acompanhe os Resultados

Para se certificar da viabilidade dos treinamentos, a primeira coisa que você precisa é medir os resultados. Uma ótima forma de fazer isso é acompanhando o desempenho da equipe.

Observe os números para mensurar se suas vendas aumentaram, mas não se limite a esse aspecto.

Procure avaliar os colaboradores individualmente, identificando os pontos em que cada um precisa melhorar. Converse sobre isso com eles e faça acordos.

Combine como você pode ajudar e o que eles precisam fazer, determine metas e, depois do treinamento, verifique se o problema foi resolvido e em quanto a produtividade foi otimizada.

Observe a Satisfação do Cliente

Nos dias atuais, quase tudo gira em torno do cliente. A operação das empresas é voltada para proporcionar o máximo de satisfação ao público.

O objetivo, como se sabe, é garantir a fidelização: consumidores contentes voltam a comprar, indicam e dão mais lucro.

E como a capacitação contribui para isso?

Toda a base das técnicas e metodologias de venda modernas é formada pela identificação das necessidades (e dos problemas) do cliente e pela elaboração de uma solução para eles.

Assim, o vendedor desenvolve a atitude ideal para garantir um consumidor contente.

Para alcançar esse objetivo e, ao mesmo tempo, garantir a lucratividade da empresa, o profissional precisa aprender a vender valor, tirando o foco do preço.

Porém, se não for possível contar com treinamentos, desenvolver as habilidades necessárias para isso é praticamente impossível para a maioria dos vendedores.

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Avalie a Motivação

Um dos principais ganhos de um treinamento é o aumento da motivação.

Alguns palestrantes são mestres em estimular colaboradores, mas esse efeito tem prazo de validade.

O que motiva por um período mais longo é a confiança que o vendedor conquista ao desenvolver suas habilidades e absorver mais conhecimento.

Ele se sente mais confiante, aumenta seus resultados e começa a enxergar uma perspectiva mais animadora.

Conforme esses resultados vão se concretizando, ele vai se animando mais.

E é por isso que a motivação de um treinamento é tão importante, pois coloca o colaborador em um “círculo" — mais motivação significa mais resultado e, consequentemente, maior motivação novamente.

Confira a Produtividade

produtividade é um dos principais problemas das companhias brasileiras.

Precisamos de alguns funcionários a mais para produzir o mesmo que se consegue em países mais tecnológicos.

Em parte, isso ocorre em razão da tecnologia, mas a qualificação tem uma influência enorme nesse aspecto.

Um vendedor treinado é capaz de identificar mais facilmente o que não funciona e o que pode se desenvolver melhor.

É fácil entender o motivo: a informação técnica comprovada evita que o profissional avalie a melhor forma de fazer uma tarefa com base em “achismos”. Como resultado, sua produtividade cresce e, se ele consegue fazer mais em menos tempo, as vendas aumentam.

Evite a Rotatividade

Outro problema enfrentado por grande parte das organizações é a rotatividade.

Alguns empresários até evitam investir em treinamento, alegando que o profissional não vai ficar muito tempo. Mas o que costuma acontecer é o contrário.

Benefícios estimulam a permanência do colaborador — e o treinamento é um deles.

Além disso, as técnicas ensinadas o ajudam a desenvolver um trabalho melhor e, quando nos sentimos mais realizados, temos um motivo a mais para permanecer onde estamos.

Sem treinamento, o vendedor sente que está sendo cobrado, mas não identifica que recebe a ajuda de que precisa.

Apesar disso, você deve ficar atento para garantir que ele não vá embora antes do tempo.

Para tanto, preocupe-se com o ROI do treinamento.

Mas o que é isso? Trata-se do cálculo de retorno de investimento.

Para obtê-lo, é preciso registrar todos os seus gastos com treinamentos e os ganhos que está obtendo com eles.

Assim, você consegue calcular o tempo médio que cada vendedor precisa permanecer na companhia para que seja obtido um retorno sobre o que foi investido.

Promova seu Produto

Esse título pode soar estranho, mas ninguém vende o que não comprou.

O treinamento sobre o produto não é essencial apenas para que o profissional tenha argumentos de venda, mas para que ele se convença de que tem algo de importante e útil a oferecer.

Dependendo do que está sendo vendido, é preciso ser bastante técnico, mas ele também pode ser complementado, proporcionando uma experiência de uso para o vendedor, com visitas à produção (quando for o caso) e outras formas de contato direto com o produto ou serviço.

Garanta um Padrão

Logo de início, você observou que, sem o treinamento, cada vendedor desenvolve suas tarefas conforme sua própria visão.

Mas, além disso não funcionar muito bem, pode acabar frustrando o cliente.

Sem um padrão definido, a recepcionista pensa de uma maneira, o vendedor de outra, o estoquista tem outro pensamento, o responsável pela instalação faz totalmente diferente do que disseram que seria...

E, no primeiro contato de pós-venda, o cliente descobre que nada está de acordo com o que venderam para ele.

O treinamento de funcionários permite estabelecer um padrão entre vendedores e colaboradores.

Ao mesmo tempo, esse modelo é mais alinhado com as estratégias e assume uma perspectiva mais sistêmica (holística, se preferir), ou seja, considera o máximo de variáveis que influenciam o resultado e o impacto do trabalho de vendas em todos os setores da empresa.

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