Produtividade em Vendas é um dos Pilares para o seu sucesso, seja você um profissional de vendas, um gestor comercial ou um empreendedor.

Ser mais produtivo não tem a ver apenas com técnicas, ferramentas, estratégias e dicas rápidas para você fazer mais em menos tempo.

Ser mais produtivo em vendas tem muito a ver com o seu padrão de pensamento.

Aliás, não adianta ser produtivo se você não está sendo eficaz e efetivo.

Ser eficaz é fazer o que traz mais resultado. É diferente de ser eficiente (fazer em menor tempo e com menor custo).

Ser efetivo é produzir efeitos de valor (receita, vendas etc).

Neste artigo quero compartilhar com você ladrões de produtividade (e vários são mentais)  que podem estar prejudicando os seus resultados.

[1] Não ter um Sistema de Navegação

Não saber para onde você quer ir e porque quer ir tira de você o senso de rumo e destino.

Não adianta você conhecer e dominar técnicas de produtividade e gestão do tempo se você não se conhece.

Estou falando de autoconhecimento.

Você precisa conhecer seus Valores, sua Visão e sua Missão Pessoal.

Quando você sabe para onde está indo e porque, sua energia e motivação sobem. E consequentemente, seu desejo de ser mais produtivo.

Para dicas e orientações neste ponto, leia  …

Como Se Motivar para Vender

[2] Não Parar Para Analisar

Esta é uma habilidade cognitiva importante.

Dá para “entrar correndo em todas as bolas”.

Quem trabalha em vendas já tem a pré disposição de entrar em ação e fazer acontecer.

Em muitos casos o tiro pode sair pela culatra com gasto desnecessário de energia.

Pare e pense antes de executar.

[3] Não Parar Para Priorizar

Este ponto é primo irmão do item anterior.

Enquanto analisar é separar em pequenas partes e avaliar cada uma, priorizar é identificar o que fazer primeiro.

Também é uma habilidade cognitiva.

Só que para que você possa priorizar, você precisa de um critério, não é mesmo?

E qual critério utilizar?

Tá dááááá’ !!! Você acertou! O Sistema de Navegação ou Triângulo da Felicidade (Valores – Visão – Missão).

Quer outro critério de priorização em vendas?

Priorize pelo que tem chances de virar dinheiro mais rápido.

Quer um exemplo?

Ligar para um prospect ou fazer uma proposta?

Faça a proposta. Está mais perto do dinheiro do que ligar para um prospect (pelo menos, em tese).

[4] Confundir “Estar Ocupado” com “Ser Produtivo”

É fazer sem pensar.

Está muito conectado a todos os pontos acima.

Para evitar este erro, faça a você mesmo as seguintes perguntas com frequência:

==> O que estou fazendo me aproxima de meus objetivos?

==> O que estou fazendo é o mais lógico e racional?

==> Estou fazendo o que eu deveria estar fazendo?

[5] Não Ter uma Lista de Atividades para o Dia

Planejamento é fundamental.

Estudos afirmam que cada 5 minutos de planejamento equivalem a 30 minutos de “não enrolação”.

Muitos vendedores não planejam porque acham que isso é bobagem.

Bobagem é achar que planejamento não resolve.

Não planejar é um grande ladrão de produtividade.

Identifique os passos que precisam ser dados ao longo de um período de tempo (dia, semana e mês).

[6] Não Saber Dizer Não

Você está acostumado a falar SIM para todo mundo?

Cuidado …

Você está colocando as prioridades dos outras na frente das suas.

“Mas Fred, eu preciso atender o cliente … O cliente é o rei”.

Mude este pensamento. O cliente não é o rei não.

É claro que o seu negócio ou a sua atividade existe para servir clientes.

Só que, uma coisa é servir.

Outra coisa bem diferente é ser subserviente e parar tudo o que você está fazendo por causa de uma solicitação de um cliente ou outra pessoa.

Claro, cada caso é um caso.

Contudo, se você tem um plano e uma priorização, seja criterioso na abertura de exceções.

Tenha a consciência de porque você está dizendo um SIM quando deveria dizer um NÃO.

[7] Checar o Email a Todo Instante

Checar o email aproxima você de suas metas e objetivos?

Checar o email a todo o instante faz você viver pelos seus Valores, Visão e Missão?

Traz mais qualidade de vida, paz e prosperidade para você?

Com certeza não.

Você até pode me dizer que está esperando um ou outro email.

Que tem um negócio para fechar e está esperando retorno do cliente.

Mas tirando exceções, checar o email a todo instante é uma neurose.

A não ser que você trabalhe num SAC ou setor de atendimento a reclamações / solicitações de clientes, reduza o número de vezes que você checa a sua caixa de entrada.

Defina horários ou um número máximo de vezes por turno ou dia que você vai olhar a sua caixa de entrada.

[8] Checar o WhatsApp a Todo o Instante

Tudo o que eu falei no item 7 se aplica aqui.

[9] Checar Facebook, Instagram e o que Vierem a Inventar a Todo o Instante

Tudo o que eu falei no item 7 se aplica aqui.

[10] Zona de Conforto

Por último, mas não menos importante, a Zona de Conforto é um dos  principais ladrões de produtividade.

Se você não tem entusiasmo, não tem como ser produtivo.

Entusiasmo é uma palavra de origem grega composta por en (dentro) e theos (Deus) e significa Deus em si, inspiração divina.

Ora, e como você pode nutrir esta energia dentro de você?

Com o seu Sistema de Navegação (Valores – Visão – Missão) e com a utilização de suas habilidades cognitivas que mencionei aqui no post (analisar, planejar e priorizar).

Produtividade, portanto, é efeito, não é causa.

Você não vai se tornar mais produtivo em vendas porque aprendeu algumas técnicas, ferramentas e dicas.

Você vai se tornar mais produtivo em vendas (e na sua vida) quando nutrir este apetite dentro de você por querer criar, por querer agregar valor, por querer adicionar mais luz aos clientes e pessoas ao seu redor.

Naturalmente você vai sentir mais vontade de trabalhar e produzir.

Aplicação Prática

Vou deixar uma sugestão para você aplicar o que leu neste artigo na sua vida.

Pegue uma folha em branco ou abra um arquivo eletrônico.

Avalie cada um dos pontos do artigo e se dê uma nota de 0 a 10.

“Mas uso o que como critério Fred?”

Pense na sua satisfação em relação à sua Competência “Produtividade”.

Depois que se der as notas, avalie 2 itens em que você vai querer colocar ênfase na próxima semana.

Em seguida se pergunte (para cada 1 dos itens escolhidos para a semana), que ações práticas você pode adotar na semana para elevar esta nota. Pense sobre o que concretamente você pode fazer para elevar a sua nota no quesito escolhido.

Use esta estratégia por 5 semanas.

Em cada semana você trabalhará 2 pontos.

Em pouco mais de 1 mês você estará sendo bem mais produtivo.

Convite

Que outros ladrões de produtividade em vendas você identifica no seu dia a dia?

Que outras dicas você tem para que todos sejamos mais produtivos?

Deixe o seu comentário no espaço mais abaixo.

E se você quiser minha ajuda para ser mais produtivo ou aumentar o seu volume de vendas (ou da sua equipe), CLIQUE AQUI.


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.