Sumário

1. Faça um planejamento

2. Tenha metas

3. Use ferramentas adequadas

4. Treine a sua equipe

5. Recompense os colaboradores

6. Peça ajuda a especialistas

De acordo com um artigo da rede de notícias BBC Brasil, os brasileiros têm uma média de horas trabalhadas similares às de países ricos, como os Estados Unidos e Japão. No entanto, o nosso país deixa a desejar no quesito produtividade. Diante disso, cada um de nós deve se perguntar: como ser mais produtivo?

Buscando responder a essa pergunta, separamos algumas dicas que podem ajudar a aumentar o rendimento diário de um profissional. Acompanhe!

1. Faça um planejamento

Planejar significa elaborar um plano ou roteiro. Deixar de fazer isso é como percorrer uma cidade desconhecida sem o auxílio de um mapa ou um GPS, ou seja, é realizar uma trajetória confusa e estressante.

Do mesmo modo, quando um profissional de vendas não possui um planejamento, ele trabalha de acordo com as urgências que aparecem ou, como se diz popularmente, “apagando incêndios”. Como evitar esse comportamento?

Uma boa maneira é dedicar alguns minutos de todos os dia para programar as atividades que serão realizadas durante o expediente. As tarefas podem ser organizadas de acordo com sua prioridade.

Atualmente, existem aplicativos que podem ajudar nesse planejamento. Por exemplo, o Trello é baseado no método Kanban, que ordena os afazeres em cartões e estes, por sua vez, em colunas. Assim, o roteiro de trabalho fica mais estruturado e fácil de entender.

2. Tenha metas

Outra prática importante para aumentar o desempenho nas vendas é o estabelecimento de metas. Desse modo, toda a equipe será direcionada para um objetivo. Mas, como criar alvos realistas?

É importante fazer um estudo sobre a média de produtividade dos profissionais de vendas. Com base nisso, os gestores podem se reunir para estipular, por exemplo, uma meta qualitativa e uma quantitativa.

Esse objetivo pode ser aumentar a visibilidade da empresa no mundo corporativo e os lucros mensais em 20% até o fim do ano. Após essa definição, é preciso conversar com a equipe de vendas para informá-los sobre as metas e determinar o papel de cada um dentro do projeto.

3. Use ferramentas adequadas

A tecnologia desenvolveu inúmeras ferramentas que ajudam a maximizar resultados em vendas e uma delas é o software CRM (customer relationship management). Essa aplicação ajuda a empresa a elevar o nível de eficiência de sua equipe.

Por meio dela, é possível criar métricas de desempenho e, com elas, tomar decisões direcionadas ao sucesso das metas da empresa. Com os KPI’s (indicadores de desempenho) bem definidos, a instituição pode elevar ainda mais a margem de lucro que espera da área de vendas.

Além disso, o CRM automatiza processos como envio de e-mails para clientes, gestão de pipeline e geração de relatórios que indicam o número de vendas que foram fechadas.

Outra funcionalidade é a automação do marketing. Como assim? O sistema capta informações importantes sobre o comportamento de consumo do público-alvo da empresa na internet.

Com base nesses dados, a empresa pode criar uma campanha publicitária mais atraente para seus clientes oferecendo produtos e serviços personalizados. Dessa forma, a organização melhora o relacionamento com seu público.

4. Treine sua equipe

As dicas anteriores terão pouco efeito se a equipe de vendas não for treinada para aumentar a eficiência em seus serviços. Capacitações podem ser feitas por meio de:

  • workshops;
  • palestras;
  • eventos corporativos;
  • cursos presenciais ou online;
  • happy hours etc.

Não importa o método utilizado, o essencial é incluir o treinamento nas práticas habituais da empresa, ou seja, na política interna. Mas, qual será o tipo de conteúdo desse programa de capacitação? Muito dependerá das necessidades da equipe de vendas.

Por exemplo, a temática pode incluir métodos de se utilizar uma nova ferramenta virtual im

plantada na instituição, de como melhorar o modo de abordar os clientes por telefone ou chat. A capacitação pode ainda incluir técnicas eficientes para fechar vendas ou ensinar qual o modo correto de fazer um follow up.

Entretanto, para ter sucesso no treinamento personalizado, o gestor precisa se interessar pelos membros de sua equipe. Assim, ele vai conseguir observar e entender as carências profissionais de cada um deles.

5. Recompense os colaboradores

Ao perceber que os membros do time de vendas estão reagindo bem ao treinamento e elevando sua produtividade, não hesite em recompensá-los. Quer saber como fazer isso?

Em um artigo da revista Exame, foram apresentadas algumas gratificações oferecidas por empresas a seus funcionários. Entre elas, estão:

  • viagens;
  • vale-compras;
  • dias de folga;
  • prêmios em dinheiro;
  • troféus;
  • almoços pagos pela empresa.

Às vezes, uma simples lembrança pode surtir um grande efeito sobre a motivação de um colaborador. Por exemplo, algumas organizações premiam seus funcionários com itens personalizados, como canecas, camisas e squeezes.

Além disso, um colaborador pode se surpreender ao chegar a sua mesa de trabalho e ver faixas e cartões que o parabenizam por seu bom desempenho.

6. Peça ajuda a especialistas

É verdade que o dia a dia de um gestor é bem corrido. E, no meio dessa rotina agitada, fica difícil construir uma estratégia eficiente para elevar a produtividade do time de vendas. Se esse for o caso, o que fazer? Peça ajuda!

Um modo de conseguir suporte é contratando uma consultoria. Atualmente, existem empresas especializadas em técnicas bem-sucedidas de vendas que possuem larga experiência nesse setor.

A princípio, a consultoria fará um estudo profundo sobre a realidade do negócio. Daí serão definidos métodos e ferramentas a serem utilizadas para diminuir os pontos fracos da área de vendas e maximizar os pontos fortes.

Além disso, os especialistas têm uma visão global do mercado empresarial, aspecto muito importante para ajustar os rumos de uma instituição e ajudá-la a conquistar sua “fatia” no setor em que atua.

Enfim, com um pouco de esforço e estratégias bem estruturadas, a organização consegue potencializar o desempenho de sua equipe de vendas. Se fizer isso, a empresa terá bons lucros e funcionários mais felizes e motivados.

O que achou de nosso artigo? Curtiu nossas dicas? Esperamos que a pergunta “como ser mais produtivo?” tenha sido respondida.

==>> Leia também Entenda Como ser mais Organizado pode Otimizar Resultados de Vendas

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