Muitas empresas e vendedores que desejam alcançar melhores resultados em vendas costumam se perguntar: como atrair novos negócios? Qual a melhor forma de abordar o cliente? Como criar uma estratégia de fechamento assertiva? Como garantir que os atuais clientes voltem a comprar?

Pensando nas respostas dessas e de outras questões, reunimos aqui 6 técnicas de vendas valiosas que sua equipe não pode ficar sem!

[1] Entenda o que o Cliente Precisa

Antes de sair falando sobre características e benefícios do leque de produtos ou serviços que você tem em mãos, busque compreender o que o seu cliente está procurando. Faça perguntas, ouça com atenção o que o cliente tem a dizer e busque entender quais são as suas reais expectativas e os seus desafios.

Muitas vezes o consumidor não sabe perfeitamente o que precisa e é papel do vendedor ajudá-lo a identificar a sua necessidade.

[2] Foque na Solução

O vendedores precisam pensar na venda como algo que vai além da assinatura de um contrato ou do fechamento do negócio. Quando um cliente procura um produto ou serviço muitas vezes ele está em busca de soluções para os seus problemas.

Meu tênis está muito gasto, preciso de um novo tênis para correr.

Quero uma SmarTV porque não consigo acessar serviços de streaming da minha televisão.

Minha geladeira quebrou, preciso de uma nova.

Talvez o modelo de tênis mais caro da loja não seja ideal para corrida. Talvez para o uso que o cliente procura, não seja necessário comprar uma nova televisão, bastaria adquirir um cabo HDMI. A geladeira mais moderna da loja também pode ser maior do que o espaço que o cliente possui.

Esqueça a ideia de que o papel do vendedor é empurrar o produto mais caro. O papel do vendedor é deixar o cliente satisfeito.

[3] Use Técnicas de Rapport

A maior parte das decisões são tomadas com base na emoção, por isso ao vender é importante buscar estabelecer uma conexão com o seu cliente.

Olhar nos olhos da pessoa, apertar a mão com firmeza, falar o nome dela no meio da negociação e não falar diretamente sobre os negócios logo no início da negociação são só algumas das inúmeras técnicas de rapport existentes.

[4] Seja Flexível

Cada negociação é única assim como cada cliente. O vendedor deve desenvolver a habilidade de perceber rapidamente a particularidade de cada caso e se adaptar com maestria às mais variadas situações.

Adotar diferentes posturas para diferentes clientes e tipos de negócio pode levar um vendedor a alcançar ótimos resultados.

[5] Planeje a Venda

Se você é um vendedor que trabalha com negócios B2B, provavelmente suas visitas acontecerão com data e hora marcada. Estude o cliente, a concorrência, o seu negócio e vá para a reunião preparado.

Vendedores que lidam com consumidores finais muitas vezes precisam improvisar mais, mas preparar alguns argumentos de venda pode ajudar consideravelmente na hora de negociar e levar uma venda para o fechamento.

[6] Tenha a Atitude Correta

Por fim, não esqueça que não basta conhecer todas as melhores técnicas e ferramentas de vendas se você não tiver a atitude correta.

A venda é também uma troca de energias, portanto acredite no que você faz, no profissional que você é e transmita essa segurança nas suas atitudes durante o processo de negociação.

O seu padrão de pensamento pode ser decisivo para o seu sucesso.

E você, quais técnicas de vendas considera fundamentais? Compartilhe conosco a sua experiência!


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Equipe FG Desenvolvimento


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