Sumário

Qual é a importância de influenciar pessoas?

Quais filmes de vendedores podem ajudar?

1. A procura da felicidade

2. Dois vendedores numa fria

3. O lobo de Wall Street

4. De porta em porta

5. O primeiro milhão

6. Walt antes do Mickey

7. Sucesso a qualquer preço

8. O homem que mudou o jogo

Em um primeiro momento, a aparência física pode atrair olhares e prender a atenção das pessoas. Mas, esse encantamento dura pouco, tendo em vista que, sem bons argumentos, um profissional não consegue convencer ninguém. Para ser mais influenciador, é importante assistir a filmes sobre vendedores.

Porém, antes de citarmos exemplos de produtos da indústria cinematográfica que ensinam o poder da influência, veremos brevemente porque é fundamental que um profissional de vendas tenha essa habilidade. Acompanhe!

Qual é a importância de influenciar pessoas?

Saber persuadir alguém a fazer alguma coisa é uma arte. Por isso, há várias pesquisas acadêmicas, livros, teses universitárias e inúmeras técnicas voltadas para esse assunto.

Contudo, uma das profissões que mais exigem a habilidade de influenciar o próximo é a de vendedor, pois mesmo que um cliente queira muito um produto ou serviço, ele ainda pode escolher de quem irá comprá-lo.

Sendo assim, para sobreviver nesse mercado, o vendedor precisa tocar o coração do seu público-alvo, atingir suas emoções mais profundas e induzi-lo a sentir que está fazendo o melhor negócio.

Quais filmes de vendedores podem ajudar?

Apesar de ser fundamental estudar e ler a respeito de técnicas de vendas para desenvolver uma atitude mais influenciadora, nada como ver na prática o que fazer para ser bem-sucedido.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine o efeito que um filme tem sobre nós. Então, para te inspirar, listaremos alguns filmes sobre vendedores que você precisa assistir.

1. À procura da felicidade

Talvez esse seja um dos longas-metragens mais fascinantes para um vendedor assistir. As lições passadas nele são profundas e práticas. Durante o filme, o protagonista Chris Gardner começa a enfrentar uma séria crise financeira que logo afeta a sua vida familiar.

Em consequência disso, ele é abandonado pela esposa e precisa sozinho conseguir o sustento, ao mesmo tempo em que cuida do seu pequeno filho. No entanto, o personagem usa o seu talento como vendedor para virar esse jogo.

Apesar de muitos obstáculos, ele supera um a um até conseguir trabalhar em uma empresa de Wall Street. Em resumo, é uma história de inteligência e perseverança. E uma das frases mais célebres do filme é: “Você nunca chegará a 100%, caso se contente com 99%”.

2. Dois vendedores numa fria

Apesar de ensinar várias lições importantes, o filme Dois vendedores numa fria é bem divertido. Ele retrata a vida de duas pessoas que vendem carne congelada de porta em porta.

Entretanto, eles passam um bom período sem conseguir realizar uma venda. O motivo para isso é que esses vendedores saíram para trabalhar sem a mínima noção de como convencer as pessoas a comprarem os seus produtos.

Por isso, o filme retrata vários métodos “falidos” de tentar negociar um produto. Contudo, em determinado momento as coisas começam a mudar. Para fechar um negócio muito importante, os vendedores mudam as suas táticas.

Primeiramente, eles começam a conhecer melhor o cliente e a valorizá-lo. Após isso, ouvem as dores e necessidades dele e, então, mostram que o produto que estão vendendo é ideal para o cliente. Desse modo, obtém sucesso com o negócio.

3. O lobo de Wall Street

Essa história real demonstra a inteligência do investidor Jordan Belfort. No filme, ele fica desempregado e, para sair dessa situação, aceita uma proposta de trabalho em uma empresa “de fundo de quintal”.

A partir daí, o protagonista tem a excelente ideia de criar um empreendimento focado no tipo de negócio em que está trabalhado. Em virtude disso, o filme começa a apresentar várias técnicas de vendas.

Uma delas é ter paixão pelo que faz. E outra é sempre ter um time vencedor junto a você.

4. De porta em porta

Diante dos desafios apresentados por uma paralisia cerebral, o personagem Bill Porter tenta segurar uma vaga de vendedor de uma empresa. Todavia, ele precisaria ir de porta em porta oferecendo produtos na pior rota de clientes da instituição.

No decorrer do filme, o protagonista enfrenta rejeições e preconceitos. Em contrapartida, demonstra paciência, disciplina e amor pelo que faz. O resultado é a sua consagração como o campeão de vendas da empresa.

5. O primeiro milhão

Esse filme é uma vitrine da realidade vivida pelos profissionais de vendas, considerando que apresenta os vários altos e baixos, tensões e emoções que acompanham o dia a dia desse mercado de trabalho.

Porém, a história mostra que é possível um vendedor superar esse ambiente conturbado e desenvolver uma carreira de sucesso.

Além disso, o filme ensina que não basta ter grandes habilidades persuasivas sem o acompanhamento de um bom conhecimento do mercado e também a persistência para alcançar objetivos.

6. Walt antes do Mickey

É claro que o Walt Disney é bem conhecido pelas suas criações que mexem com a imaginação das pessoas. Mas, é interessante ver como ele conseguiu alcançar o seu sucesso profissional.

Nesse filme, são encenados os primeiros anos da carreira de Walt Disney e revelados os desafios que ele enfrentou até criar o seu primeiro personagem de sucesso: o Mickey Mouse.

Um dos ensinamentos mais valiosos dessa história é que vale a pena fazer as coisas bem feitas.

7. Sucesso a qualquer preço

Quando um país enfrenta uma longa crise financeira isso pode afetar muito a produtividade dos vendedores. Porém, o que pode ser feito para vender mais em um período de recessão econômica? O filme Sucesso a qualquer preço ensina.

Nele, os empregados da empresa Mitch&Murray são obrigados a aumentar as suas vendas em um período de instabilidade econômica, do contrário, serão demitidos. Até mesmo os profissionais veteranos encontraram dificuldades e precisaram se reinventar.

Apesar dessa exigência gerar um clima ruim na empresa, os empregados aprendem a criar importantes estratégias para enfrentar a crise financeira.

8. O homem que mudou o jogo

A intuição é uma característica muito importante no mundo empresarial, mas ela precisa ser embasada em conceitos reais. Nessa história, o protagonista é muito intuitivo e usa várias estatísticas, dados numéricos e estudos para apoiar as suas convicções.

Essa atitude faz com que ele ganhe o respeito de todos na organização e tenha êxito em seus negócios.

Em suma, tirar um tempo para assistir a filmes voltados para a área de vendas é fazer um laboratório profissional. Dessa forma, poderá imitar as técnicas apresentadas na história e aumentar a sua influência sobre pessoas.

O que achou de nosso artigo? Gostou dos filmes sobre vendedores que foram elencados aqui? Então, assine a nossa newsletter e não perca os próximos conteúdos!


Equipe FG Desenvolvimento


Equipe FG
Equipe FG

Equipe FG Desenvolvimento