Sumário

  • 1. Estratégias de vendas para conquistar novos clientes
    • 1.1. Seja proativo para prospectar
    • 1.2. Foque as necessidades do cliente
    • 1.3. Estude o seu cliente
  • 2. Estratégias de vendas para reduzir os descontos
    • 2.1. Oferte mais produtos
    • 2.2. Entenda a contraproposta do cliente
  • 3. Ferramentas para ser mais produtivo
    • 3.1. Enterprise Resource Planning (ERP)
    • 3.2. Customer Relationship Management (CRM)

​Vender é o objetivo de muitas empresas. Conquistar e reter os clientes são práticas fundamentais para promover o crescimento do departamento de vendas. Nessa perspectiva, é preciso implementar estratégias de vendas que tragam resultados efetivos no competitivo mercado brasileiro.

Neste artigo, vamos mostrar para você, empreendedor, gestor comercial ou vendedor, estratégias de vendas que realmente funcionam. Com isso, é possível analisar as potencialidades e adaptar as mais benéficas ao seu negócio. Vamos descrever técnicas para aumentar o número de clientes, reduzir os descontos e ser mais produtivo.

Não deixe de acompanhar a leitura do post para absorver todas as dicas e informações! Veja agora!

1. Estratégias de vendas para conquistar novos clientes

Os clientes são as peças fundamentais para uma empresa crescer e se expandir. Atendê-los da melhor forma possível e criar uma relação de reciprocidade é importantíssimo para qualquer negócio.

Pensando nisso, é preciso que os valores da companhia estejam direcionados não somente a prospectar novos clientes, mas também a atraí-los e fazer com que tenham uma experiência positiva com a marca. Isso é conhecido por “experiência do cliente”. Pense nisso!

Um cliente que se sinta bem tratado e feliz com o serviço ou produto adquirido tende a gerar uma corrente de recomendações. É provável que ele indique a sua companhia para os conhecidos e amigos. Desse modo, ocorre uma publicidade espontânea da sua empresa.

Nesta estratégia específica para atrair novos clientes, vamos listar 3 dicas simples. Veja só!

1.1. Seja proativo para prospectar

Essa frase parece um pouco complexa, mas, no fundo, ela ilustra algo bem simples. Um cliente não vai chegar batendo à porta da empresa desejando o seu produto ou serviço. Por isso, é preciso ter uma equipe de vendas bastante capacitada e pronta para desenvolver uma abordagem eficiente. Os negócios, hoje em dia, precisam ser mais pessoais e menos mecânicos.

Desse modo, oriente os seus colaboradores a realizar negociações e prospecções de acordo com as necessidades dos clientes. Procure entender o que eles precisam, desafios e as restrições para efetivar a compra. Assim, torna-se mais fácil aumentar a sua clientela e desenvolver um relacionamento de longo prazo.

1.2. Foque as necessidades do cliente

Personalização é algo que deve estar presente em todas as companhias. Isso quer dizer que cada cliente pode ser tratado de acordo com as suas particularidades. Se o departamento comercial direcionar os seus esforços para as necessidades reais do cliente, a chance de venda torna-se maior. Assim, sua marca pode agregar valor aos desafios dele. Monte sua estratégia direcionada a esse foco de atendimento.

1.3. Estude o seu cliente

Veja o que realmente está incomodando o seu cliente. A partir disso, alinhe o seu departamento comercial para ajudá-lo a solucionar esses problemas e ampliar o relacionamento com a empresa.

Fazer algumas perguntas simples é bem eficaz nesse processo. Veja!

  • Como o meu produto resolve os problemas do cliente?
  • O que leva os clientes a abandonarem a minha empresa?
  • Qual é a minha estratégia de diferenciação?

Assim, fica mais fácil compreender as dores e problemas do seu futuro ou atual comprador.

2. Estratégias de vendas para reduzir os descontos

Os descontos são táticas bastante utilizadas pelos clientes para conseguir um preço menor no produto que deseja comprar. Entretanto, se essa prática for recorrente e sem uma avaliação periódica, a empresa pode não conseguir uma margem de lucro saudável para o negócio. Por isso, é preciso utilizar técnicas que ajudam a fechar o negócio sem dar grandes descontos. Confira!

2.1. Oferte mais produtos

Isso parece estranho, não é mesmo? Mas a ideia é, em vez de dar descontos em um produto considerado mais caro, oferecer outros de menor preço. Apesar de não ter as mesmas qualidades do primeiro, essa outra mercadoria pode atender perfeitamente as necessidades do cliente. Desse modo, você não fica muito prejudicado em ter que dar um grande desconto na negociação.

2.2. Entenda a contraproposta do cliente

Ser receptivo e compreensivo às objeções do cliente é fundamental. Mas você, empreendedor, gestor comercial ou vendedor, deve se defender da contraproposta e dos descontos que ele almeja. O que não deve ocorrer é uma discussão se o preço é alto ou não. Profissionalismo é tudo, não se esqueça! Procure sempre um acordo que seja bom para ambas as partes.

3. Ferramentas para ser mais produtivo

Produtividade e tecnologia andam lado a lado. Por isso, procure alternativas para aumentar a sua eficiência operacional. Os softwares de gestão, por exemplo, são importantíssimos na automatização de processos manuais. Assim, sobra mais tempo para atividades estratégicas, aumentando as chances de crescimento das vendas. Observe alguns pontos que podem ajudar a sua empresa a ser mais produtiva.

3.1. Enterprise Resource Planning (ERP)

O ERP é um software de gestão utilizado pelas mais diversas companhias, de microempresas a grandes corporações. Procure uma consultoria e descubra qual é a ferramenta mais adequada ao seu empreendimento. Assim, você consegue gerenciar melhor os seus processos internos e aumentar a prospecção de clientes.

3.2. Customer Relationship Management (CRM)

O CRM é outro software bastante conhecido. Com ele, é possível realizar um acompanhamento da sua base de clientes, além de possibilitar um melhor gerenciamento de dados e métricas.

Outro fator que demonstra a importância de utilizá-lo é a integração com o ERP. Desse modo, seus colaboradores conseguem ter maior autonomia e capacidade de utilizar as informações da sua base de compradores. Assim, as chances de realizar novas vendas e melhorar o pós-venda são aumentadas.

A tecnologia deve ser um assunto bastante presente nas reuniões com a sua equipe de vendas. É preciso fazer um uso produtivo dessas ferramentas para melhorar a capacidade de retenção de clientes e de novas prospecções. Fique sempre atento a isso!

Agora que você já conhece um pouco mais das estratégias de vendas, não perca tempo para colocá-las em prática. Planeje-se antes de tomar qualquer decisão. Afinal, é bem melhor errar no papel do que no seu empreendimento. Contar com consultorias e ajudas especializadas é uma maneira inteligente de aumentar a performance das vendas no seu empreendimento.

Entre em contato conosco para que possamos ajudar você, sua equipe ou sua empresa a desenvolver e implementar estratégias de vendas vencedoras.

 


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