Infelizmente, vivemos um período de instabilidade econômica em nosso país. Para não sofrer um déficit muito grande em seu orçamento, muitos empreendedores estão investindo na sua capacitação em vendas e têm obtido excelentes resultados.

E você? Gostaria de aumentar sua receita mensal e conquistar sua estabilidade profissional, mesmo nesse período turbulento da economia?

Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender como a qualificação pode torná-lo um exímio vendedor. Confira!

Por que a Capacitação em Vendas é Importante?

Segundo um artigo da revista Exame, as empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar investem pesado em treinamento e qualificação dos funcionários. Entre elas, está a Bosh — fabricante mundial de autopeças —, que, em um período de seis anos, qualificou mais de 4.600 colaboradores.

Em vista disso, os trabalhadores que participaram do programa de qualificação conseguiram aumentar em 60% as vendas da instituição. O exemplo da Bosh demonstra a eficácia que a instrução de um profissional de vendas tem sobre o aumento do seu desempenho.

Entretanto, como a capacitação em vendas pode influenciar o trabalho de um profissional dessa área? Vejamos, a seguir.

Como ela Melhora o Relacionamento com os Clientes?

Já se foi a época em que bastava o vendedor ser extrovertido e simpático para fechar uma venda. Embora essas sejam qualidades preciosas, dificilmente são decisivas na hora de realizar um negócio no atual mundo empresarial.

O motivo disso é que o relacionamento com o cliente mudou muito de uns anos para cá. Por isso, é muito importante que os profissionais dessa área atualizem os seus conhecimentos. Dessa forma, fica fácil entender o comportamento e as necessidades dos consumidores modernos.

Por exemplo, segundo uma informação dada pelo Google e destacada pela Época Negócios, o Brasil é um dos grandes mercados mundiais no uso de aplicativos. Após fazer uma capacitação em vendas, um profissional desse ramo aprende como aproveitar essas ferramentas do mundo on-line para aumentar seus lucros.

Outra vantagem da educação continuada é compreender que métodos um profissional pode utilizar para fazer o cliente fechar uma compra com ele. Atualmente, uma técnica que está sendo utilizada para encantar os clientes é a serendipidade — ou seja, proporcionar surpresas agradáveis. Como assim?

Imagine que um cliente compra o produto de um vendedor e, por causa disso, o profissional oferece um desconto vantajoso em outro item. Uma vez que o consumidor não esperava por esse “mimo”, ele fica estimulado a comprar mais itens desse vendedor.

De que Forma os Processos Ficam mais Eficientes?

Um bom profissional precisa ser organizado e gerir de maneira correta os seus processos de trabalho. Quando isso é feito, o planejamento das vendas se torna mais eficiente.

Ao fazer uma capacitação, o vendedor aprende técnicas de disciplina e organização. Durante os estudos, o profissional descobre soluções tecnológicas que podem fazer a diferença no seu trabalho.

Por exemplo, um software de CRM — aplicação para gestão comercial — é uma tecnologia que não só organiza as tarefas do vendedor como também faz relatórios automáticos sobre as vendas. Sendo assim, fica mais fácil saber como anda o desempenho do trabalho.

Outra grande vantagem de possuir processos bem estruturados é construir um caminho firme para o futuro, ou seja, o profissional consegue fixar metas e definir estratégias para alcançá-las. Com a orientação de um programa de treinamento em vendas, fica ainda mais fácil ter sucesso nessa tarefa.

Que Resultados são Alcançados?

Para atingir resultados cada vez maiores no trabalho, é preciso investir em práticas que melhorem o desempenho do profissional. Talvez o vendedor precise aumentar a confiança em si mesmo ou fomentar a motivação para ser mais produtivo em seu ofício.

Por isso, durante um programa de capacitação de vendas, o profissional passa por um processo de coaching. Esse tipo de treinamento visa fortalecer os seus pontos fracos e aumentar os aspectos positivos.

Talvez, o participante da capacitação precise melhorar seu controle emocional durante as negociações com os clientes. Por outro lado, pode ser que o profissional tenha um excelente desempenho nas vendas, mas ao aprender a gerir melhor o seu tempo, pode aumentar os seus lucros.

Com o apoio de especialistas, fica mais fácil para o vendedor consolidar sua carreira profissional e fazer planos. Desse modo, conseguirá atingir o sucesso que tanto deseja.

Falando sobre o coaching, Sandra Dias — CEO da empresa LPM Global Relations — citou que apesar de não ser algo obrigatório, esse processo é um grande diferencial competitivo na carreira de um profissional.

De que Modo é Ampliada a Visão do Mercado?

Já ouviu falar em visão holística? Segundo o dicionário do Aurélio, significa um entendimento geral dos fenômenos, uma análise global. Aplicando esse conceito no mundo empresarial, um profissional que possui uma visão holística percebe, entende e analisa o comportamento da área em que atua.

Para atingir esse nível de conhecimento, é indispensável um estudo das práticas mais modernas do mercado. Ao fazer uma capacitação em vendas, o profissional aprende a aguçar sua visão empreendedora.

Digamos que um empresário queira lançar um novo produto ou serviço para os seus consumidores. Embora seja muito importante inovar, a falta de percepção dos hábitos de compra dos clientes pode levar esse projeto ao desastre.

Talvez, a solução que esse empreendedor queira apresentar já não é mais novidade para o público-alvo, ou pior, pode não atender as necessidades dele. Caso isso aconteça, o empresário perderá tempo e dinheiro em uma estratégia que, sem que percebesse, estava fadada ao fracasso.

Por isso, é fundamental compreender quais são as “dores” e desejos de seus consumidores, e com base nisso, desenvolver estratégias assertivas para o sucesso das suas vendas. Ao fazer assim, o profissional consegue se posicionar bem em meio a concorrência do mundo corporativo.

Sendo assim, o vendedor que busca o contínuo aprimoramento de sua carreira por meio do conhecimento, sempre sai na frente. Além de se tornar um profissional mais organizado, consegue entender melhor os seus clientes e o mercado em que atua. Desse modo, alcançará bons lucros para o seu negócio!

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