Sumário

  1. Planeje antecipadamente
  2. Seja eficiente na comunicação
  3. Ofereça promoções imperdíveis
  4. Facilite as condições de pagamento
  5. Aproveite a Black Friday
  6. Invista na excelência do atendimento
  7. ​Não pense apenas em vender mais, pense em vender sempre

Os últimos meses do ano são o momento mais esperado pelo consumidor para fazer compras. Impulsionados por temporada de férias, festas em família, 13º salário e Natal, eles garantem o período de maior faturamento para a maioria dos setores. Por essa razão, comércio e empresas de serviços devem estar preparados a fim de aproveitar a enorme onda de consumo e vender mais.

Determinadas ações são primordiais aos negócios. Elas são um meio de atingirem um desempenho incrível neste último trimestre, atraindo clientes e aumentando as vendas.

Neste artigo, vamos falar a respeito de algumas delas, portanto, se você quer aproveitar esta oportunidade e melhorar os resultados de sua empresa, continue a leitura e aprenda como aplicar essas dicas na prática. Acompanhe!

Planeje antecipadamente

Nunca é demais reforçar a importância de um bom planejamento para qualquer propósito.

O planejamento deve começar com a expectativa do resultado que se deseja atingir, ou seja, é preciso definir metas.

A partir da definição de qual volume e valor de faturamento são pretendidos, é possível fazer cálculos de estoque mais corretos e negociações mais vantajosas.

Garantir o volume de estoque de acordo com a meta estabelecida é fundamental. Sem contar com o fato de que uma negociação antecipada é capaz de melhorar preços ou prazos e evitar rupturas por falta de mercadoria no fornecedor.

Por fim, é pensar na logística, o que representa ir além da gestão de mercadorias: significa garantir insumos, como embalagens; transporte e prazo, no caso de entregas; espaços extras para materiais e estoque adicionais.

Seja eficiente na comunicação

Apesar da procura crescer no fim de ano, não é aceitável, simplesmente, esperar que o comprador apareça e a venda aconteça automaticamente.

Existe um trabalho essencial, por parte do empreendedor, que visa a atrair e convencer as pessoas a escolherem sua loja:

  • conhecer o público e, assim, conseguir se comunicar corretamente com ele;
  • não oferecer apenas produtos, mas também benefícios;
  • utilizar apelos que tenham relação com o significado das datas (por exemplo: Black Friday e economia, Natal e reuniões em família, Reveillon e festas, férias e viagens, amigo secreto e presentes personalizados);
  • descobrir qual é e tentar resolver a “dor” do cliente;
  • ​comunicar-se através de canais variados, como mídia impressa, televisão, anúncios pagos na internet e redes sociais.

Ofereça promoções imperdíveis

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que uma promoção não se limita a, simplesmente, escolher um produto qualquer e reduzir preço ou conceder condições dilatadas de parcelamento.

A promoção ideal anuncia algo que as pessoas buscam, com condições favoráveis à compra.

O primeiro passo é identificar, através de análise de mercado e concorrência, quais artigos apresentam boa performance de comercialização ou são mais procurados pelo público do seu negócio. A ideia é trabalhar com esse item ou outro similar de boa qualidade e que ofereça benefícios parecidos.

Outra opção é aproveitar essa época para “liquidar” o que apresenta baixo giro ou esteja parado no estoque.

E, finalmente, uma promoção bem sucedida sempre atentará a alguns pontos fundamentais:

Preço atrativo

A redução do preço deve ser pensada desde o planejamento da compra, quando um bom desconto pode ser negociado junto ao fornecedor.

Estoque suficiente

Uma quantidade diferenciada de estoque tem que ser prevista no caso de itens promocionais.

Divulgação

Divulgar de maneira eficiente é um meio de atrair a demanda.

Promoção não é apenas preço baixo

Há outras estratégias para promover uma venda, proporcionando vantagens ou oportunidades como:

  • sorteio de prêmios;
  • brindes;
  • descontos acumulados;
  • cupons de desconto para próximas compras;
  • ​frete grátis.

Facilite as condições de pagamento

Vantagens ou condições diferenciadas de pagamento são determinantes no sentido de melhorar a performance de consumo.

Além dos formatos tradicionais (cartão de débito e crédito, cheque, dinheiro, crediário), existem parcelamentos mais longos ou com isenção de juros, descontos em pagamentos à vista, vencimento da primeira parcela com um prazo maior etc.

Manual Completo de ProspecçãoCLIQUE AQUI e Baixe o Ebook Gratuito

Aproveite a Black Friday

Embora seja um evento relativamente novo no Brasil, a Black Friday já se tornou um dos períodos mais importantes do nosso calendário comercial.

A abordagem, porém, mudou. Inicialmente, as ações de descontos aconteciam na última sexta-feira de novembro. Hoje, o varejo chega a estender as ativações de preço por uma semana ("black week") ou até pelo mês todo ("black november").

Não só as empresas passaram a incluir esse evento em seu calendário: muitos consumidores aguardam o mês de novembro para colocarem em prática o planejamento anual de compras.

Invista na excelência do atendimento

Com tanta concorrência de preços, promoções, propagandas e variedade de marcas e modelos, há um fator que pode determinar a decisão de compra: o atendimento.

No caso de lojas físicas, organizar-se com mão de obra adicional para atender a demanda de dezembro é bastante comum. Porém, tão importante quanto isso, é preparar uma equipe a ponto que fique apta a prestar um atendimento com alta qualidade.

Todos precisam conhecer o produto (características e funcionamento), estar prontos a ouvir o cliente e propor benefícios e soluções que ele precisa — tudo isso com simpatia e agilidade.

Para engajar o time é necessário alinhar com eles as estratégias da empresa, treiná-los e dar feedbacks verdadeiros e construtivos.

Não pense apenas em vender mais, pense em vender sempre

Não restam dúvidas de que as festas de fim de ano sejam o período mais lucrativo, contudo são, igualmente, um momento crucial, capaz de conquistar a confiança e a preferência do cliente.

Pensando em alcançar a possível continuidade, realizar um pós-venda efetivo pode ser uma poderosa ferramenta para estender o relacionamento e vender mais nos outros meses também.

Ao investir nesse propósito de encantamento, o esforço para uma nova atração passa a ser muito menor.

Como vimos, por trás de um grande resultado há muito trabalho e preparação. Porém, é possível aumentar as vendas com um bom planejamento, se comunicando da maneira correta, oferecendo promoções atrativas e facilidades de pagamento, estando presente nas principais datas do comércio e atendendo com excelência.

Gostou do post? Se essas dicas foram úteis para você, aproveite a visita para ler o nosso artigo “Como vender nas redes sociais? Confira 5 dicas!” e saber mais sobre o assunto!


Manual Completo de ProspecçãoCLIQUE AQUI e Baixe o Ebook Gratuito

 

Equipe FG Desenvolvimento


Equipe FG
Equipe FG

Equipe FG Desenvolvimento