Existem inúmeras técnicas que podem te ajudar a melhorar os resultados obtidos em vendas. Você conhece a técnica de criar o senso da urgência? Saiba mais sobre essa ferramenta, por que ela costuma trazer ótimos resultados e aprenda algumas formas de colocá-la em prática.

No que consiste a técnica de criar o senso da urgência?

Quem nunca esteve com a corda no pescoço para a entrega de um trabalho e sentiu que o índice de produtividade, nos momentos finais, superou as expectativas?

O mesmo pode ter acontecido quando você deixou para estudar para uma prova na última hora ou se deparou com uma cobra no caminho e correu para longe dela com todas as suas forças.

Quando existe alguma situação de urgência, o natural é decidirmos de maneira rápida e partimos para a ação. Quando você vê uma cobra, a reação natural é correr e não parar para analisar se é um tipo venenoso ou não.

Foi justamente pensando nessa decisão por impulso nos momentos críticos, que a técnica de criar o senso de urgência foi criada. Ela consiste basicamente em criar a sensação de que a compra de um produto ou serviço é urgente.

“Se você não comprar agora vai perder a oportunidade de fazer um bom negócio” e esse agora pode ser representado por um cronômetro, por uma limitação na quantidade, etc.

Por que essa técnica costuma funcionar?

O uso dessa técnica explora umas das reações mais primitivas do ser humano, que é a capacidade de reagir instintivamente em situação emergenciais para garantir a sua sobrevivência.

O sentido da urgência é extremamente importante para o ser humano porque faz com que as decisões sobre os problemas sejam imediatas. É um sentimento que empurra o indivíduo a avançar, a agir e superar situações adversas.

Quando você cria um senso de urgência na venda de um produto ou serviço, é como se você ligasse nessa pessoa um botão de alerta que aumenta as chances do indivíduo de agir instintivamente. Ele sente que precisa decidir de maneira rápida sobre aquilo e acaba fechando o negócio para não perder a oportunidade.

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Como aplicar essa técnica na prática

Existem várias formas de criar o senso de urgência no cliente, veja a seguir alguma delas.

Oferta com contagem regressiva

Essa técnica consiste em fazer uma oferta com um prazo determinado. Os sites de vendas coletivas exploram bastante essa técnica e ao lado da oferta é bastante comum ver um cronômetro marcando quanto tempo falta para a oferta expirar.

Não querendo perder aquele desconto adicional, o cliente pode se sentir inclinado a decidir sobre a compra mais rapidamente.

Quantidade limitada

Outra situação muito comum e que remete ao senso de urgência são as campanhas feitas com uma limitação da quantidade. Existe uma frase clássica para esse tipo de situação “Promoção válida enquanto durarem os estoques”.

Se a oferta te interessa e você sabe que os estoques podem acabar a qualquer momento, sua reação natural será de correr para não perder a oportunidade.

Últimas unidades

É muito comum se deparar em lojas virtuais com a notificação “resta apenas 1 unidade”, até mesmo sites de reservas de hotéis se utilizam muito dessa técnica “restam apenas 2 quartos disponíveis”.

O fato de não haver muitas unidades disponíveis acaba empurrando o cliente interessado para a decisão.

Você já conhecia essa técnica? Como você e a sua empresa tem utilizado essa ferramenta para impulsionar as suas vendas? Compartilhe conosco a sua experiência!


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