Ao contrário do que muita gente acredita, o e-mail marketing não é uma estratégia de vendas que ficou no passado. O e-mail ainda é uma ferramenta muito importante e através dele é possível criar diversas oportunidades de negócio, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos, fortalecer a relação com os leads etc.

Não podemos esquecer que a taxa média de resposta do e-mail marketing é de apenas 1%  e para que você consiga conquistar os resultados esperados a partir dessa ferramenta é fundamental utiliza-la da maneira certa.

Considerando especificamente os negócios B2B é muito comum que as negociações sejam fechadas de forma presencial. Mas para conseguir negociar tête-à-tête com o cliente é preciso agendar uma visita, certo?

Saiba como estimular um lead por e-mail e conquistar novas vendas, mesmo quando esse fechamento pressupõe visitas presenciais.

Qualifique o Lead

Uma pessoa ou empresa geralmente se torna lead quando alguma coisa do seu negócio lhe desperta interesse. Isso quer dizer que ele está pronto para comprar? Não necessariamente!

No momento em que uma pessoa ou empresa se torna lead, ele pode estar em diversas etapas da jornada de compras e cada etapa representa um nível de maturidade em relação ao processo da compra.

Seu trabalho é portanto, conduzir esse lead pelos caminhos do funil de vendas até que chegue ao fundo do funil e esteja pronto para negociar. Mas como conduzir esse lead através do funil até o fechamento?

Fornecendo conteúdo! Ao longo do funil de vendas você vai alimentando o seu lead com informações valiosas sobre a sua empresa, as soluções que você têm a oferecer levando em consideração os problemas que ele enfrenta, sua proposta de valor etc. Aos poucos você vai esclarecendo porque fechar um negócio com você pode ser vantajoso para ele e quando ele estiver convencido disso, as chances de você conseguir marcar uma visita aumentam exponencialmente!

Alimente seu Lead com Conteúdo Relevantes

Independente de você precisar marcar um visita com o cliente para conseguir concretizar a venda, ou de você vender algo pela internet, é fundamental que o conteúdo sendo enviado por e-mail realmente faça sentido e agregue valor para o futuro cliente.

Tente entender quais são os problemas que o cliente enfrenta e como o produto ou serviço que você está oferecendo pode satisfazer as suas necessidades.

Cuidado com o Formato do e-mail e a Frequência dos Envios

As pessoas são mais propensas a ler e responder e-mails curtos e objetivos. Cuidado para não se alongar demais e não perca o foco, o tempo é um bem escasso para quase todo mundo e não é diferente com o seu lead / prospecto / cliente !

De uma forma geral, um e-mail é dividido em 3 partes.

A abertura, composta pela título  e as primeiras 20 palavras. Seja objetivo e agradável, caso contrário o cliente provavelmente nem abrirá o e-mail.

O recheio é o tema central do e-mail. Este conteúdo deve estar escrito de uma maneira clara e objetiva e deve buscar despertar o interesse do cliente.

O fechamento é a parte do e-mail que conduz o ciente para uma ação. Esse encaminhamento deve ser simples e fácil para evitar que o ciente interrompa o processo.

Além de enviar um conteúdo relevante, no formato correto, tome cuidado com a frequência dos envios. Lotar a caixa de entrada do seu lead certamente não será visto com bons olhos e poderá fazê-lo optar por cortar a relação com a sua empresa.

O envio de e-mails com um conteúdo relevante, com um formato e uma frequência apropriada pode auxiliar os vendedores a conquistar  novas visitas e novos negócios com um custo muito baixo!

Utilize essa ferramenta da maneira correta e conquiste ótimos resultados em vendas!


Equipe FG
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