Sumário

1. Aprenda a manter os contatos realizados
2. Garanta uma boa posição na internet
3. Saiba apresentar-se
4. Tenha bom senso
5. Garanta uma estratégia de abordagem inteligente e interessante
6. Ofereça algo em troca

O networking consiste, basicamente, em uma forma de parceria entre profissionais que participam do mesmo círculo de contatos, trocando informações, aprendizado e influência.

Quando realizado com eficiência, o networking é capaz de alavancar qualquer profissional, seja por meio de indicações, dicas importantes e exclusivas sobre um nicho do mercado ou, até mesmo, pelo desenvolvimento de um negócio.

Por isso, neste artigo, você entenderá a importância do networking para uma carreira de vendas bem-sucedida e o que é preciso para construí-lo. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Aprenda a Manter os Contatos Realizados

Um erro que muitos profissionais de vendas cometem na hora de montar seu networking é o de fazer contatos, que é a tarefa mais complexa do processo, mas deixar com que eles se esfriem com o tempo por falta de comunicação, investimento e demonstração de interesse.

Se você consegue fazer uma conexão em um evento ou festa corporativa, por exemplo, não permita que essa potencial relação de negócios acabe. Para isso, mostre que você está presente através de um e-mail de agradecimento pela conversa que teve, ou uma simples mensagem que seja.

Lembrando que o networking é composto por trocas, então, aproveite para mostrar presença oferecendo uma informação útil, ou alguma indicação para que o seu novo contato tenha ciência de que também fará uma boa conexão profissional ao investir nessa relação.

2. Garanta uma Boa Posição na Internet

Uma forte posição na internet é uma estratégia que tem se mostrado a cada dia mais importante para a carreia de vendas, já que o âmbito digital é extremamente amplo e permite que você construa um networking sólido, sem que as limitações físicas atrapalhem a sua prospecção de contatos.

Redes sociais, como o Linkedin, podem fazer toda a diferença na construção de um ótimo networking, pois reúnem usuários que têm os mesmos interesses profissionais que você.

Entretanto, não subestime o Twitter e o Facebook, já que elas são as redes sociais mais populares e podem não somente servir como ferramenta de relacionamento, mas também como forma de ampliar o poder de alcance de suas vendas.

Vale ressaltar, ainda, que uma rede social profissional não é lugar para publicar fotos de momentos pessoais, situações embaraçosas e compartilhar postagens sobre assuntos banais. Além disso, é importante manter um perfil limpo, organizado, atualizado e focado.

3. Saiba Apresentar-se

A importância do networking em uma carreira de vendas se deve ao fato de que um profissional desse setor precisa estar em constante ampliação de sua rede de contatos, para que sempre tenha meios de prospectar clientes e gerar novas oportunidades.

Portanto, como um profissional de vendas, você deve deixar a timidez de lado, praticar a sua melhor abordagem e desenvolver uma forma especial de apresentar-se, seja em um evento corporativo, em uma festa, na fila do café, em uma roda de conversa no final de uma palestra ou, até mesmo, durante o cotidiano profissional.

Postura e boa comunicação são características essenciais em todo esse processo. Além disso, é necessário aproveitar cada oportunidade para entregar o seu cartão de visitas e fazer uma autopromoção.

Zona de conforto é um termo que não se enquadra na vida de um profissional de vendas e, para construir um networking forte, você precisa ficar bem longe dela, já que é necessário expandir os seus contatos além das pessoas que você já conhece em um evento, por exemplo.

Não se esqueça de manter a organização e, ao voltar para a empresa, faça um cadastro de todos os cartões e contatos que prospectou, mantendo sua rede sempre atualizada.

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4. Tenha Bom Senso

Por mais que a importância do networking seja indiscutível, principalmente em uma carreira de vendas, é preciso ter bom senso e não se vender o tempo todo.

Afinal, é bastante desagradável, por exemplo, estar em uma festa, ainda que ela seja ligada, de alguma forma, a negócios corporativos, e deparar-se com alguém que o tempo todo só o procura para se vender incessantemente.

Quando você age dessa forma, falando apenas de si e procurando as pessoas nitidamente pelo que elas têm a oferecer, pode acabar afastando todos os contatos que realmente o interessam.

Quem deve ser fortalecido é o seu negócio ou marca, e não você. Além disso, as conexões em um networking devem beneficiar a todos os lados, não apenas o seu.

Evite ser o "chato da festa", falando apenas sobre um único assunto o tempo inteiro.

5. Garanta uma Estratégia de Abordagem Inteligente e Interessante

Tenha certeza de que está investindo tempo e recursos na preparação de uma introdução interessante de si e de seu negócio, e também prepare uma série de perguntas para fazer antes de abordar seus prospects de networking.

Muitas vezes, mesmo que saibamos que é uma abordagem ineficiente, insistimos em tentar impressionar, mostrando o que sabemos e nos autoafirmando com o que fazemos, além de tentarmos mostrar que somos capazes de resolver os problemas alheios.

O grande problema desse formato de abordagem é que, na maior parte dos casos, ele não é interessante. Na verdade, pode soar arrogante e gerar um efeito contrário, espantando os contatos de seu networking.

Você tem o direito de falar sobre qualquer assunto, mas garanta que sua abordagem esteja contextualizada em uma conversa profissionalmente atrativa e inteligente para o seu prospect.

6. Ofereça Algo em Troca

Para finalizarmos este post, é necessário citar um dos aspectos mais relevantes sobre a importância do networking. Como falamos anteriormente, um processo de networking consiste em uma relação de troca, correto?

Isso significa que, assim como o seu prospect tem algo a oferecer que o interessa, você também precisa estar munido com recursos que o interessem para dar em troca. Procurar um contato apenas quando você precisa de algo é a pior forma de estruturar uma relação profissional.

Além de mostrar falta de profissionalismo, você pode acabar transmitindo uma imagem de oportunismo, ainda que isso esteja longe de suas intenções. Portanto, para construir um sólido e duradouro networking, sempre tenha uma "carta na manga" para que seu prospect valorize o seu contato e sinta-se na posição de o compensar por isso.

Agora que você já entende a importância do networking para uma carreira em vendas bem-sucedida, conheça as 8 principais ferramentas que auxiliam os vendedores!


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Equipe FG Desenvolvimento


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