Capaz de interligar pessoas e empresas de todos os lugares do mundo, a internet é a principal responsável pela quebra das barreiras físicas no comércio. Afinal, hoje ela permite que vendedores e compradores façam negócios sem que estejam presentes no mesmo estabelecimento.

Mas, diferentemente do que muitos pensam, as vendas na internet não se limitam apenas à comercialização de produtos por meio de lojas virtuais. Diversos segmentos de prestação de serviços, como a corretagem de imóveis ou de seguros, também têm se beneficiado das vantagens que o âmbito digital pode oferecer.

No artigo de hoje mostraremos algumas estratégias de prospecção de clientes pela internet para que você se mantenha competitivo, atualizado e rentável, tanto como empreendedor quanto como profissional!

Neste post, você vai encontrar:

  1. Defina o seu público-alvo
  2. Tenha presença no meio digital
  3. Faça uma análise de todo os dados obtidos
  4. Invista no relacionamento com os clientes
  5. Concretize suas vendas

Defina o Seu Público-Alvo

Para garantir estratégias assertivas e eficientes, o primeiro passo em qualquer planejamento de prospecção é definir a qual público suas ações devem se destinar. Mas como saber qual é o perfil de seus clientes e atrai-los pela internet?

A resposta é simples: crie personas.

Personas são perfis fictícios do cliente ideal para o seu produto ou serviço. Ou seja, são os clientes que encontram a solução para um determinado problema no produto ou serviço que você comercializa.

Em primeiro lugar, é preciso obter algumas informações, como:

  • faça uma análise com todos os dados obtidos em cada venda concretizada;
  • colete dados dos visitantes do seu site, por meio de landing pages e formulários de preenchimento;
  • ofereça conteúdo útil, atrativo e gratuito para os usuários em troca dos seus dados;
  • trace todas as informações coletadas e destaque as características mais marcantes entre os seus clientes.

Para criar as personas, então, defina o seu perfil levando em consideração aspectos como:

  • idade
  • profissão
  • nível acadêmico
  • sexo (quando relevante)
  • hobbies
  • problemas
  • dores
  • desejos
  • ambições
  • etc

Assim, dependendo do seu segmento de atuação no mercado, sua persona pode fazer parte de um grupo composto, por exemplo, em grande parte por mulheres empreendedoras, com idade entre 30 e 40 anos, formação superior e que não queiram ter filhos.

Com base nesse perfil, suas estratégias de prospecção pela internet se tornam mais eficientes, já que as ações de marketing e todo o conteúdo de atração é desenvolvido com linguagem e temática específica para se comunicar com o seu público-alvo.

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Tenha Presença no Meio Digital

Agora que você já conhece o seu cliente, é imprescindível manter uma forte presença em todas as mídias digitais e espaços que ele frequenta pela internet, como redes sociais, blogs, sites e até aplicativos mobile.

Com base no perfil dos seus clientes, em vez de usar a velha técnica de “atirar para todos os lados” tentando estar presente em todas redes sociais possíveis, invista em produção de conteúdo segmentado.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social mais voltada para jovens acadêmicos em busca do primeiro emprego, profissionais que querem consolidar a sua carreira no mercado e empresas em busca de candidatos bem qualificados. Portanto, se o seu público se enquadra nesse perfil, ter uma conta no LinkedIn pode ser uma ótima estratégia para se comunicar com os seus clientes.

Em contrapartida, redes sociais mais voltadas para o entretenimento audiovisual, como o Instagram e o Facebook, são ótimas para propagar conteúdo dinâmico, que se comunica com uma gama mais ampla de idades e perfis profissionais.

Vale lembrar que as mídias digitais são expansões dos canais de comunicação do seu negócio, o que significa que você não só pode realizar vendas pela internet, como também se comunicar com os clientes, responder às suas perguntas, obter feedbacks em tempo real, gerar engajamento com o público, entre outros aspectos importantes.

Faça uma Análise de Todos os Dados Obtidos

Se existe uma parte fundamental na prospecção de clientes pela internet é a análise de dados. Em outras palavras, toda e qualquer informação proveniente das suas estratégias de atração devem ser mensuradas, para que se possa saber se elas estão, de fato, sendo eficientes ou se necessitam de ajustes.

Acompanhe os seus leads até mesmo depois que a venda for efetivada, de modo que os resultados sejam mensurados em todas as etapas da jornada de compra do consumidor. Com base nessas informações, você poderá saber quantos clientes concluíram uma compra, e quantos foram perdidos no meio do caminho.

Vale ressaltar, ainda, que a prospecção é um ciclo contínuo, e que exige acompanhamento constante. Principalmente se levarmos em consideração o perfil do consumidor moderno, que, além de ser mais exigente, vive em processo de evolução e amadurecimento.

Nesse sentido, uma dica útil para mensurar os dados obtidos em suas ações de prospecção de clientes pela internet é utilizar ferramentas tecnológicas a seu favor, como sistemas de CRM, para melhorar o relacionamento com o cliente, e softwares de gestão de vendas, para automatizar tarefas e facilitar o seu trabalho.

Invista no Relacionamento Com os Clientes

Afinal, como prospectar clientes sem se comunicar com eles? Com o decorrer dos anos, o relacionamento cliente-empresa se tornou um aspecto altamente relevante na jornada de compra. Afinal, o consumidor moderno prioriza marcas que se preocupam com as suas necessidades e se mantêm antenadas às novas tendências.

Nesse contexto, mais uma vez podemos citar as redes sociais como uma ferramenta indispensável em sua prospecção de clientes pela internet.

Além de serem ótimas mídias para produzir, divulgar e propagar conteúdo atrativo, elas também são canais de comunicação práticos, eficientes e impessoais, capazes de estreitar a relação entre você e o seu cliente.

Investir no relacionamento com o público é uma forma de se manter competitivo no mercado atual, atrair e fidelizar consumidores. Portanto, considere:

  • responder a todos os comentários dos usuários em suas postagens, tanto no blog como nas redes sociais;
  • tirar todas as suas dúvidas pertinentes aos produtos, serviços e aos temas de suas postagens;
  • corresponder positivamente a feedbacks negativos;
  • responder e-mails e mensagens inbox sem deixar o usuário esperando por muito tempo.

Além disso, invista na comunicação tecnológica e informal, disponibilizando canais como WhatsApp, Skype e outros aplicativos de troca de mensagens para possibilitar que os usuários te encontrem a qualquer hora e em qualquer lugar.

Concretize Suas Vendas

Bom, para finalizarmos o artigo, não poderíamos deixar de citar o passo mais importante da prospecção de clientes pela internet: a concretização das vendas.

Pense no seguinte contexto: o usuário acessou seu site ou rede social e demonstrou interesse por seu produto ou serviço, mas não chegou a concretizar a compra. Você consegue identificar qual foi a falha nessa empreitada?

Será que um call-to-action estratégico no final de cada postagem do blog, direcionando os clientes para uma página específica, não faria diferença? Pois bem; para efetivar uma venda é necessário pensar em todos detalhes.

Atrair, converter e firmar o relacionamento são as tarefas mais complexas da jornada de compra. Entretanto, se não existir um gatilho para que a compra seja concretizada, todos os passos de sua estratégia falharam.

Por isso, produza conteúdo útil e atrativo para o seu público, invista no relacionamento, esteja nas mídias digitais e prospecte clientes — mas pense também nas ações necessárias para que as vendas sejam finalizadas. Afinal, esse é o propósito de qualquer vendedor, não é verdade?

E agora que você já sabe como melhorar a sua prospecção de clientes pela internet, aproveite para baixar o nosso manual da prospecção e torne-se um expert no assunto!


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Equipe FG
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