As vendas, de serviços ou produtos, são a base fundamental para o desenvolvimento de um negócio. Elas são responsáveis por garantirem o faturamento da empresa e sua sustentabilidade a longo prazo. Entretanto, se para algumas pessoas vender é uma habilidade simples e natural, para outras é preciso desenvolver técnicas e competências para ser um vendedor melhor.

Para se diferenciar no mercado de vendas, a melhoria contínua no atendimento e fidelização dos consumidores é um dos principais desafios na vida dos empreendedores. Esse artigo traz oito das melhores técnicas que podem te ajudar a entender mais o seu cliente, converter mais vendas e, assim, aumentar sua receita. Pronto para ganhar mais dinheiro? Então vamos lá!

1. Escute Com Empatia

Para saber as principais necessidades, desejos, problemas e dores do seu cliente, é fundamental conhecê-lo e ouvi-lo com empatia. Quando conseguimos nos colocar no lugar do cliente e o ouvimos com atenção e interesse, fica fácil entender o que ele deseja e demonstrar como podemos ajudá-lo a conseguir isso com o que oferecemos.

Se colocar na posição do cliente e buscar entender a sua realidade, pode ajudar na criação e implementação de serviços, produtos e na diferenciação do atendimento e pós-venda.

2. Saiba Expressar-se

Nossa comunicação não está limitada a fala e a escuta, grande parte dela ocorre por meio de gestos, tom e ritmo da voz. É a chamada comunicação não verbal. Por meio dela, além de nos comunicar, também nos aproximamos do cliente.

As pessoas tendem a confiar em quem se parece com elas, por isso os gestos, as posturas corporais e expressões faciais são uma ótima forma de demonstrar afinidade. O empreendedor ou vendedor que investe nesse tipo de comunicação é capaz de estabelecer vínculos que refletem uma relação de profunda confiança, essencial no relacionamento com o cliente.

3. Valorize o Relacionamento

Numa empresa, o relacionamento tem duas variáveis a serem consideradas: uma delas é com seus clientes atuais, a outra é com os clientes em potencial. Conquistar um novo cliente exige muito mais esforço do que manter um atual, por isso é importante desenvolver a habilidade de manter uma relação duradoura com seus consumidores, estabelecendo vínculos e uma relação vantajosa para ambos os lados.

Ao mesmo tempo, um bom networking é essencial para conquistar novos clientes. Por meio de indicações você pode ser apresentado a novos prospects e oportunidades. Descubra onde o seu cliente está e busque criar vínculos com pessoas e entidades próximas a ele — como associações e até em grupos de redes sociais.

Foque no seu público alvo e dê preferência para os clientes realmente interessados naquilo que você oferece. Consumidores que exigem um enorme esforço, gasto de tempo e compram pouco, podem não trazer o retorno esperado.

Estude sua carteira de clientes e interessados e planeje quanto tempo e recursos vai dedicar a cada um. Não tenha medo de deixar de atender um cliente difícil, apenas faça isso com educação e cuidado para manter uma boa imagem no mercado.

4. Invista em Melhoria Contínua

Para ser um bom vendedor, além de desenvolver as várias habilidades necessárias para essa profissão, é preciso também conhecimentos sobre técnicas de vendas, oratória, gestão de vendas, marketing, e neurolinguística.

Com as rápidas mudanças na economia e nos consumidores, surgem novas metodologias e abordagens importantes para aqueles que querem se manter atualizados nessa área. Esse é o motivo pelo qual os melhores profissionais desse mercado se esforçam para conhecer bem aquilo que oferecem para seus compradores e investem em treinamentos, livros, blogs e sites de vendas.

O filme “De porta em porta” apresenta bem como os vendedores precisam de atualização constante. Nele, é retratada a história real de Bill Porter. Ele foi um campeão na profissão que começou vendendo produtos domésticos na porta de residências. O tempo passou e Bill foi “engolido” pelo telemarketing, que tomou o lugar das vendas diretas nos EUA e acabou com seu negócio. Porém, ele se recuperou e montou um site de vendas anos depois.

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5. Seja Objetivo na Argumentação

Trabalhe para desenvolver um discurso persuasivo e no uso de gatilhos mentais. É preciso conseguir a atenção do seu cliente com poucas palavras. Para isso, é necessário conhecê-lo muito bem e saber dizer exatamente o que ele precisa ouvir, com uma boa argumentação, no momento e da maneira certa. O bom argumentador não tem medo das objeções, ele enxerga nelas uma oportunidade de resolver as dúvidas do cliente e faz isso com segurança e argumentos bem construídos.

6. Inove em Suas Estratégias

Novas oportunidades estão em lugares diferentes. O bom vendedor está sempre atento, vigilante e faz o planejamento de suas ações buscando inovar em suas estratégias. Obviamente não se trata apenas de mudar a rua que você usa para ir para o trabalho ou visitar clientes, mas é importante frequentar novos lugares, fazer novas amizades, procurar ambientes diferentes, sair da rotina e não ficar preso a vícios e formas de agir.

7. Ofereça Soluções

Não confunda ser especialista com conhecer seu produto. Vendedores são especializados em clientes e seus problemas. Assim, conhecer seu produto ou serviço é um requisito indispensável para sugerir formas de uso que resolvam o problema do seu cliente.

Conhecendo seu cliente e entendendo as dores dele, o bom vendedor é capaz de criar oportunidades imperdíveis e vantajosas para o consumidor e como consequência, ele consegue vender muito mais.

8. Seja Competitivo e Mantenha o Foco

A motivação para vender é essencial para um bom vendedor. É preciso buscar em você o que lhe motiva a ter vontade de estar na frente das vendas, de oferecer o seu melhor atendimento e de entrar em contato com cada um dos clientes. Essa determinação, que pode ser percebida em atletas, é o que vai te ajudar a ir além nos momentos difíceis e desafiadores.

Procure lembrar a última vez que você fechou uma ótima venda logo pela manhã. Você ficou com vontade de aproveitar aquele dia e ir atrás de mais negócios ou preferiu voltar para casa porque o dia estava ganho? Se quer ser um campeão e preferiu a segunda alternativa, você precisa trabalhar sua motivação.

Por fim, saiba que ser um bom vendedor precisa ser um objetivo para carregar a vida toda e não algo que você vai conquistar de um dia para o outro. Planeje seu crescimento no curto, médio e longo prazo e tenha paciência, que todo seu esforço vai valer a pena.

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Equipe FG Desenvolvimento


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