- Aposte em dinâmicas em grupo
- Promova workshops
- Otimize a comunicação verbal e escrita
- Melhore a gestão do tempo
- Priorize os feedbacks
- Estude o produto ou serviço que tem em mãos
- Invista em treinamentos e cursos
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Uma equipe de vendas capacitada e consciente da sua responsabilidade de trazer faturamento para a empresa é resultado de muito investimento, trabalho em equipe e treinamentos.
Considerando que o cliente moderno está a cada dia mais exigente e atualizado a respeito do mercado, as empresas precisam agir com eficiência para que correspondam às expectativas dos clientes e atinjam suas metas com precisão.
Por isso, no artigo de hoje separamos uma série de dicas importantes para treinar sua equipe de vendas! Continue a leitura para conferi-las:
1. Aposte em Dinâmicas em Grupo
O primeiro passo para treinar a equipe de vendas é criar interação e engajamento entre os membros. Para isso, aposte no poder das dinâmicas em grupo. Separe um horário estratégico, para não prejudicar a produtividade da empresa, e estabeleça atividades em que os membros interajam entre si.
Utilize essas dinâmicas para simular situações reais entre clientes e vendedores, aproveitando o recurso para demonstrar erros que não devem ser cometidos durante uma abordagem, como as famosas perguntas fechadas (que podem ser respondidas com “sim” ou “não) ou a desistência da venda após receber a primeira recusa do cliente, por exemplo.
Além disso, utilize os treinamentos para estimular o raciocínio lógico, a agilidade e as habilidades de persuasão da equipe por meio de dinâmicas, mostrando exemplos de abordagens eficazes e apresentando quais perguntas devem, de fato, ser feitas aos clientes.
2. Promova Workshops
Se você deseja treinar sua equipe de vendas com eficiência, promover workshops é mais do que uma obrigação. Neles você pode apresentar informações valiosas sobre o mercado e a concorrência, o que é vital se considerarmos que o cliente, certamente, estará muito bem munido com as opções que tem.
Realize, também, pesquisas sobre o segmento em que seu negócio atua, estudando o comportamento do cliente, fazendo contatos e aprimorando todos os seus conhecimentos (e os de seus liderados) sobre a área.
Vale lembrar, ainda, que usar o artifício do “cliente oculto” para obter dados da concorrência — observando como acontece o seu processo de vendas e as características de seu produto — é outra estratégia altamente eficiente e competitiva.
Assim, além de tornar a sua equipe mais preparada, você também é capaz de avaliar todas as possíveis melhorias que o seu produto ou serviço deve receber.
3. Otimize a Comunicação Verbal e Escrita
Durante uma abordagem de venda, seja pessoalmente, ou remota, é comum que ocorra uma troca de mensagens entre o cliente e a empresa, correto? Essa comunicação pode ser realizada de forma verbal ou escrita (e-mails, apps de mensagens etc).
Isso significa que, ao cometer erros gramaticais, por exemplo, a credibilidade do seu negócio é afetada de maneira negativa perante o mercado. Além disso, o uso incorreto do português durante as conversas causa péssimas impressões ao cliente, principalmente para o público mais culto.
O domínio da língua portuguesa e o aprimoramento das habilidades de comunicação são pré-requisitos para a formação de um vendedor competente e confiante.
Então, para eliminar esse tipo de problema, considere o compartilhamento de dicas de gramática e português com a equipe de vendedores. Faça um levantamento apontando os principais erros realizados durante abordagens, como concordância, redundância, gerúndio, uso equivocado do plural, entre outros.
Incentive a escrita correta até mesmo durante a comunicação interna (entre os integrantes da equipe de vendas), para que os vendedores comecem a se habituar a uma escrita correta e desenvolvam fluência na linguagem.
4. Melhore a Gestão do Tempo
O fim do mês se aproxima e seus vendedores estão com dificuldades para bater metas? Pois bem, esse é o momento em que o desespero toma conta, e eles começam a tentar fechar vendas a qualquer custo, forçando a barra dos clientes, na maior parte dos casos.
Se essa é a realidade na sua empresa, procure orientar a sua equipe sobre como melhorar a gestão do tempo, explicando para os profissionais que o ideal é se programar para que as suas prospecções sejam realizadas no início da estipulação de metas, evitando que se corra o risco de finalizar o mês no vermelho.
Lembrando que existem até cursos online que ajudam a melhorar essa gestão do tempo no setor de vendas — falaremos mais sobre isso adiante.
5. Priorize os Feedbacks
A diferença mais marcante entre um chefe e um líder é que o líder sabe dar feedbacks de maneira responsável e respeitosa a seus liderados, enquanto o chefe expõe os seus erros sem o êxito de fazê-los crescerem como profissionais.
O feedback, na hora de treinar equipe de vendas, é uma das ferramentas mais valiosas que o gestor pode contar, pois:
- faz com que os resultados sejam otimizados;
- influencia no amadurecimento dos membros do time de vendedores;
- aumenta a perspectiva dos liderados;
- ajuda a promover a autoavaliação de desempenho;
- estimula o trabalho em equipe e a saúde no ambiente de trabalho.
Crescer é uma ambição natural de qualquer bom profissional, ainda que, para isso, seja necessário levar algumas pequenas “broncas” no caminho, concorda? Afinal, a intenção do feedback é promover melhorias pessoais para cada integrante do grupo.
6. Estude o Produto ou Serviço Que Tem em Mãos
Assim como é importante entender o comportamento do cliente e do mercado em que sua empresa atua, um treinamento eficiente de vendas deve considerar o conhecimento a respeito dos próprios produtos e serviços.
A equipe de vendedores precisa entender profundamente quais são as potencialidades dos seus produtos, e como eles podem ajudar o cliente a solucionar seus problemas. Portanto, estude os seus pontos fracos e fortes, realize análises, cruze dados e expectativas do público.
Quanto mais informações a sua equipe de vendas puder trabalhar, mais preparados para lidar com seus clientes eles estarão, aumentando suas chances de concretizar vendas.
7. Invista em Treinamentos e Cursos
Bom, para finalizarmos o artigo de hoje, não poderíamos deixar de citar a importância que os investimentos em treinamentos e cursos têm em todo esse processo de treinar equipe de vendas!
Cursos de vendas são capazes de melhorar as habilidades de comunicação, argumentação e persuasão dos vendedores, além de otimizar a performance da equipe como um todo, aumentando a sua confiança e credibilidade perante o público.
Por isso, ofereça cursos de vendas presenciais e online, com direito a apostilas e todo o tipo de conteúdo e material possível, para que as habilidades de seus vendedores sejam otimizadas, e eles consigam cumprir com a tarefa de vender cada vez mais.
Enfim, gostou do post? Agora que você já sabe como treinar a equipe de vendas da sua empresa, aproveite para conferir também as quatro melhores práticas para escolher o curso de vendas ideal!