É inegável que no mundo existam pessoas com um talento inato. Seja no esporte, seja na matemática, nas artes ou em vendas, é verdade alguns apresentam uma performance acima da média. Mas o que faz uma pessoa acima de média se tornar um profissional excepcional é treinamento.

Não pense você que um menino, que desde pequeno se destaca no futebol, vai se tornar um grande craque sem treinar. Não costuma demorar até que um outro menino, até então com talento mediano, o ultrapasse com disciplina, força de vontade e muita dedicação.

No mundo das vendas não é diferente. Independentemente de a sua equipe ser composta por profissionais com um talento inato ou não, é o treinamento que vai determinar o desempenho que estes profissionais irão alcançar.

O grande desafio, no entanto, não é se convencer de que o treinamento é fundamental e sim, saber como fazê-lo. Veja a seguir algumas dicas de como treinar o seu time de vendas e atingir grandes resultados para a sua empresa!

Incentive a troca de experiências

O time de vendedores de qualquer empresa costuma ser bastante variado, sempre existem aqueles que se mostram mais habilidosos, que possuem mais experiência e recursos para negociar.

As técnicas de venda desses profissionais, a forma como lidaram com uma determinada situação para fechar um negócio, ou mesmo os erros cometidos que impediram o fechamento de algum contrato podem ser considerados grandes lições para profissionais menos experientes.

As empresas, muitas vezes, tem ótimos professores dentro de suas portas e desperdiçam grandes oportunidades de aprender com eles. Incentive a troca de experiências nos treinamentos e faça com que os profissionais da sua equipe aprendam com os erros e acertos uns dos outros.

Saiba o que a sua equipe precisa aprender

Vários motivos levam empresas a realizar treinamentos como: chegada de uma nova tecnologia, lançamento de um novo produto ou linha de produtos, mudança na estratégia corporativa, etc.

Mas quando o foco do treinamento é melhorar a performance do seu time de vendas, é importante analisar profundamente o que a equipe precisa aprender para obter os resultados que a sua empresa almeja.

Para tanto, analise os relatórios de vendas, faça entrevistas para avaliar o desempenho dos vendedores, analise as reclamações dos clientes, etc. É importante mapear exatamente os pontos fracos da sua equipe e promover ações visando superá-los. Treinamentos precisam ser certeiros e ter objetivos bem claros e definidos.

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Pergunte o que os vendedores querem aprender

No seu dia a dia, muitas vezes os vendedores sentem dificuldade em determinadas situações. Já pensou em perguntar a eles sobre o que gostariam de aprender? Fazer um treinamento focado nas dificuldades e desafios que o seu time de vendas enfrenta é uma forma de tratar de temas certeiros e obter engajamento.

O resultado desse tipo de treinamento costuma ser um aumento do desempenho das vendas.

Escolha um palestrante qualificado

Para que os treinamentos provoquem o efeito esperado, é importante que a empresa contrate bons profissionais para palestrar. Pessoas com experiência, preparadas e bem articuladas que além de transmitir a mensagem com clareza, consigam influenciar o comportamento dos vendedores e trazer resultados para a empresa.

Você pode encontrar palestrantes em alguns sites, como www.parlante.com.br, www.palestrarte.com.br,  através de recomendações de outras empresas, nas universidades e mesmo  em entidades de classe. Busque referências e se certifique que aquele profissional é o ideal para a sua empresa atingir o resultado esperado!

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Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.