Como vender mais em tempo de crise?

Esta é uma pergunta que me deixa um pouco incomodado.

Incomodado porque acredito muito que a programação mental é a base da performance em vendas e em qualquer área da vida.

Portanto, ficar mentalizando a ideia de crise não é útil para as vendas e para os negócios.

Não se trata de não reconhecer a realidade, mas de se blindar contra influências que podem prejudicar a nossa performance.

Em todo o caso, muitos clientes e leitores me pediram para escrever um artigo sobre dicas e ideais de como vender mais em tempos de crise.

Então preparei para uma lista para você como se fosse um checklist.

Talvez você queira imprimir este post e deixar sobre a sua mesa para sempre lembrar destes pontos.

Outra dica é para você manter o foco nestes itens não apenas em momentos de suposta “crise”. Traga sua atenção para estes pontos regularmente como autoauditoria para que você possa sempre vender mais.

[1] Como Vender Mais – Gestão Comercial

Você está de fato a gestão comercial do seu negócio?

Você conhece os detalhes do pipeline de vendas da sua empresa ou da sua carteira?

Você conhece os números do seu processo de vendas? Informações tipo …

. Quantas ligações são necessárias para marcar uma visita?

. Quantas visitas são necessárias para resultar numa proposta?

. De cada 10 propostas, quantas fecham?

. De cada 10 clientes que entram na sua loja ou estabelecimento quantos compram?

E a partir daí não é só conhecer estes números. É atuar para que a performance deles mude.

Sua equipe de vendas ou você tem uma lista de prospects?

Qual é a sua estratégia para abordar e agregar valor a estes prospects.

Vou parar por aqui senão a gente vai longe.

Você pegou o espírito?

Não ter gestão comercial no seu negócio ou na sua carteira é deixar que os negócios ou as vendas escorram pelos dedos.

Aprenda a fazer a gestão comercial é fundamental na jornada de como vender mais.

[2] Como Vender Mais – Aumento de Contatos e Frequência

Como diz o ditado … “Quem não é visto não é lembrado”.

Para ser visto e lembrado você precisa fazer vários tipos de contato.

E ser visto é você fazer todo o tipo de contato.

Em tempos de extrema modernidade de tecnologia e telecomunicações não tem desculpa para você não manter contato com seus clientes ou prospectos.

Aproveite a “suposta crise” para você aumentar os contatos com a sua carteira ou com seus prospectos.

Mesmo que você não venda nada agora, no mínimo vai estar preparando o terreno para quando o mercado reagir. E ele sempre reage.

[3] Como Vender Mais – Investimento em Treinamentos

Não tem mais espaço para amadorismo e achismo em vendas hoje em dia.

Médicos, dentistas, advogados estão constantemente em cursos de aperfeiçoamento, congressos e feiras.

Por que vários empreendedores e profissionais de venda não fazem o mesmo?

Os perfis dos clientes mudam todos os dias. A tecnologia e a Internet trouxeram muita inovação na forma que fazemos negócios e abordamos prospects.

Quão atualizado ou preparado você está para este cenário?

É na crise que você precisa investir mais em treinamentos. Além da capacitação, ainda tem ganhos imensos com o efeito motivacional gerado sobre você e a sua equipe.

E você sabe que no centro da atividade de vendas está a energia, a motivação.

Afinal, pode existir algum investimento mais vantajoso do que em você mesmo?

Além do fato de que o conhecimento é perene. Ninguém tira de você.

[4] Como Vender Mais – Sempre Tem Oportunidade

Sempre tem gente crescendo.

Quando escrevi este artigo vários mercados e segmentos estavam “bombando”.

Serviços, tecnologia, alimentação, marketing digital, franquias, empresas exportadoras e mais diversos segmentos.

O fato é aquele … “Enquanto alguns choram, outros vendem lenços.

Esta não é a primeira nem a última crise. Outros ciclos virão e viveremos novamente a necessidade de adaptação.

Desde Darwin sabemos que o mais flexível é quem sobrevive.

E você?

Está usando o óculos da identificação de oportunidades.

[5] Como Vender Mais – Marketing Digital

Fico impressionado com o número de profissionais e empreendedores que ainda não despertaram para o marketing digital.

Através do marketing digital você consegue levar a oferta dos seus produtos e serviços para mercados e pessoas antes não acessíveis.

Isso sem falar no baixo custo de marketing (comparado com outras mídias e ferramentas) e com as possibilidades de segmentação.

E não me refiro apenas às empresas acessarem as possibilidades trazidas pelo Marketing Digital.

Qualquer profissional hoje pode criar um Blog, começar a produzir conteúdo ou utilizar as redes sociais para promover os seus negócios.

Não aproveitar esta realidade é deixar o dinheiro escorrer pelos dedos.

[6] Como Vender Mais – Geração de Conteúdo

Muitos de meus clientes reclamam que não conseguem mais marcar visitas. Queixam-se de que não conseguem mais contato pessoal com compradores ou prospectos.

Eles me dizem que hoje em dia é só por email e olhe lá. Argumentam que as pessoas não têm mais contato.

Pois bem … a coisa não é bem assim.

As pessoas querem contato sim, mas contatos qualificados.

Hoje em dia vivemos a época do Marketing de Permissão ou do Marketing de Atração.

Para encurtar uma história longa, você precisa primeiro agregar valor para os seus contatos ou prospectos oferecendo informações que resolvam problemas.

Você precisa criar artigos, vídeos, ebooks, infográficos etc … que resolvam os problemas das pessoas e das empresas. E de graça!

Já posso imaginar vários se mexendo na cadeira e torcendo o nariz quando escrevo isso.

Só que essa é a realidade.

Você precisa criar uma percepção de valor na cabeça do seu prospecto ou cliente. Eu garanto a você que ele vai encontrar em contato pedindo uma reunião presencial ou por telefone.

Aprender a gerar conteúdo é disciplina obrigatória na sua busca por como vender mais.

[7] Como Vender Mais – Venda do Mix

Não seja o vendedor de um produto só.

Muito provavelmente você possui mais de um produto ou serviço no seu portfolio.

Desenvolva o hábito e a flexibilidade de oferecer mais alternativas do seu mix.

[8] Como Vender Mais – Promoções

Quais os tipos de promoções que você pode criar?

Consegue agregar bônus, programas de fidelidade, clubes de consumo?

Inove! Crie!

[9] Como Vender Mais – Novos Produtos

Sempre é tempo de lançar ou comercializar novos produtos.

A criatividade do mercado é impressionante.

Esteja atento a oportunidades e demandas latentes.

[10] Como Vender Mais – Desenvolvimento Pessoal

Como eu falei no começo deste artigo, seus resultados sempre serão proporcionais ao seu desenvolvimento pessoal.

Seus negócios ou suas vendas sempre serão proporcionais à sua mentalidade.

Como dizia um mentor … “Para voar mais alto, você precisa ter a mente pressurizada para estas alturas.

Invista no seu desenvolvimento pessoal para vender mais.

==> Leitura Recomendada 1: Os Pilares do Sucesso em Vendas – Checklist

==> Leitura Recomendada 2: Você Tem Uma Mente Treinada para o Sucesso Vendas?

Resumo

Períodos chamados de “crises” sempre trazem oportunidades.

O importante é manter a energia e o foco.

Use a lista acima como um checklist para revisões regulares e analise onde há espaço em seus negócios para evoluções e transformações.

Sempre é tempo de vender!

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Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.