Aprenda de uma vez por todas sobre como vender móveis planejados por Home Office.

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) está impactando diversos setores da economia por causa do isolamento social. Essa situação exige dos lojistas e projetistas criatividade na busca por  alternativas para manter as vendas em um bom patamar.

É uma situação atípica que gera dificuldades, por exemplo, para a venda de móveis planejados. Afinal, o cliente, na maioria dos casos, gosta de um contato direto com a loja para visualizar como vai ficar o projeto.

Essa situação pode gerar uma série de perguntas para lojistas de planejados e projetistas, por exemplo:

Como vender móveis sob medida?

Como vender móveis planejados pela internet?

Como vender mais móveis planejados?

Neste post, vamos destacar uma série de fatores que vão ajudá-lo a responder às perguntas acima e a visualizar oportunidades de como vender móveis planejados, mesmo com as dificuldades de um contato mais próximo com o público-alvo. Confira!

Manter o equilíbrio

A autogestão emocional é indispensável para vencer uma situação atípica como essa. É preciso ter noção do que é possível controlar na sua empresa nesse momento. Você é capaz de administrar, por exemplo, as atividades da sua  equipe, a montagem do processo de vendas e a elaboração de indicadores de desempenho.

Ter a consciência desses fatores já colabora para pensar em como vender móveis planejados por home office. O empresário também deve ficar atento à impossibilidade de controlar as políticas governamentais, como a abertura de linhas de crédito, a liberação de funcionamento do comércio e as medidas para atenuar o contágio do Coronavírus.

Esse cenário obriga a buscar algo novo que proporcione bons resultados. É preciso ter ciência de que a crise é algo temporário, mas isso deve se também ser assimilado pela equipe, para que o pessimismo não torne a situação ainda mais difícil.

Com essa mentalidade, é muito mais simples trabalhar com ações direcionadas para a venda de móveis planejados. É uma postura que exige bastante planejamento e que vamos dar mais detalhes ao longo deste post.

Mobilizar a equipe

Qual é a melhor forma de vender móveis planejados? Não há uma resposta única para essa pergunta, mas a mobilização do time é, com certeza, uma das ações mais importantes para obter resultados mais expressivos.

É imprescindível que haja mensagens positivas para engajar o time. Também é necessário elaborar um cronograma de ações diárias. Essa atividade tem como objetivo fazer com que o vendedor projetista tenha uma rotina bem organizada, mesmo trabalhando em home office.

A primeira ação do dia, por exemplo, pode ser uma reunião on-line, com início às 9 horas. Nesse encontro, podem ser estabelecidos:

  • Ações sobre a carteira
  • Prospecção de parceiros
  • Divulgação pela Internet de trabalhos e conteúdos educacionais sobre o mercado de planejados

Não deixar a equipe ociosa é uma iniciativa louvável para evitar que o pessimismo tome conta de todos. Manter o ânimo deve ser uma das prioridades de um gestor, para manter a produtividade em um bom patamar.

Ter foco na carteira de clientes

Esperar o mundo voltar ao normal não é a saída para enfrentar a crise provocada pela pandemia do Coronavírus. É preciso iniciativa para não perder boas chances de fechar bons negócios.

Mostre para o cliente que ele tem uma oportunidade única para concretizar uma compra. Nesse caso, vale a pena oferecer um bônus especial por meio do gatilho mental da escassez. As estratégias de venda devem ser compartilhadas nas reuniões on-line, porque é uma maneira de alinhar os trabalhos, o que colabora para o time alcançar um desempenho notável.

Nos encontros, é importante que a carteira de clientes seja dividida entre a equipe. Outra medida é definir como será o processo de venda, ou seja, a abordagem ao público-alvo desde o primeiro contato até concretizar o negócio.

É essencial deixar claro que não é momento para empurrar o produto, mas conscientizar dos benefícios de fazer a aquisição. Em outras palavras, faça um trabalho de educar o cliente sobre as necessidades dele na atualidade. À medida que for ganhando a confiança, procure convencê-lo de que vale a pena apostar em móveis planejados.

Elaborar um script

Como vender móveis planejados de forma criativa em um cenário tão atípico? Uma forma de chegar à resposta consiste na montagem de um script para a sua equipe interagir com o cliente.

Nele, devem estar detalhes sobre as formas de oferta, o bônus e eventuais promoções. É essencial que o script também apresente uma sequência de comunicação com o público-alvo (e-mail, WhatsApp, telefone etc.).

Essa estratégia é um direcionamento para a sua equipe compreender como vender móveis planejados por home office. Afinal, é uma maneira de provar para os vendedores que uma agenda de ações intensas pode ser adotada, mesmo em um período de crise.

Para você entender isso melhor, pense em um vendedor que tem 30 projetos. Nesse caso, é interessante que ele tenha contato com cinco ou seis clientes durante o dia. Ao final das atividades, ele avalia como estão as negociações.

A análise dos trabalhos é positiva para criar formas de como vender móveis com mais eficiência e inteligência. Afinal, a prospecção de clientes é um dos grandes desafios do momento.

Otimizar as ferramentas digitais de captação

Para não errar na maneira de como vender móveis planejados pela internet, uma boa alternativa é contar com uma estrutura de anúncios montada (Fan Page, Instagram Business, entre outros recursos). É possível fazer isso por conta própria ou contratar alguém. Em um momento de reduzir despesas, é positivo minimizar a terceirização de serviços.

O lojista deve considerar o desafio de como vender mais móveis planejados por meio da tecnologia como uma grande oportunidade. Realmente, não é fácil cuidar do fluxo de caixa e de campanhas publicitárias ao mesmo tempo.

É bom ter cuidado para fazer tudo de forma muito profissional para o investimento em um anúncios trazer o retorno esperado. Caso já tenha uma campanha pronta, fica mais fácil disponibilizar um conteúdo de alto nível para o público-alvo.

Procure aproveitar, ao máximo, o potencial das redes sociais durante o período de isolamento social. Elas são uma opção muito interessante para engajar a audiência e confirmar para a sua equipe que há opções de como vender mais móveis planejados, mesmo em um momento de crise.

Ferramentas

Há muitas ferramentas que podem ser aproveitadas, como a caixinha do chat no site e o botão “Fale Conosco” de uma Fan Page ou do próprio site. Outra iniciativa válida é publicar um artigo no LinkedIn para chamar a atenção do público-alvo para a loja.

É válido montar um processo para tratar o lead (cliente em potencial) pelas redes sociais, WhatsApp ou chat do site corporativo. O indicado é contar com um script para atender esse público. O vendedor projetista necessita desse apoio para ter mais segurança ao se relacionar com o consumidor em prospecção.

Tenha como prioridade verificar se o lead conhece a marca e o que ele está buscando é algo que possa estar no processo de interação. Vale a pena conversar com o time sobre como interagir com os clientes que chegam pelo meio digital. Crie um Processo para este Movimento.

O WhatsApp e a videoconferência também podem ser perfeitamente aplicados para interagir com os consumidores em potencial. No caso da videoconferência, é preciso que haja uma pauta bem alinhada para a reunião atingir os objetivos propostos.

Ao pensar em como vender móveis sob medida, ensine os vendedores a trabalhar de forma mais organizada com processos. Os meios digitais requisitam muita atenção com os procedimentos, porque a comunicação precisa ser eficiente e adequada ao perfil do público.

Vale a pena listar parceiros em potencial (arquitetos, designers de interiores, imobiliárias, corretores, empreiteiros etc) para buscar uma maior interação e prospectar novas oportunidades de negócio. Ter um plano de ação é imprescindível para superar as adversidades.

As pessoas não estão gostando de receber ligação nesse momento, sem ter um contato prévio. É mais interessante buscar uma interação pelo LinkedIn, porque é um meio de comunicação que favorece o contato B2B, pelo menos do caso de parceiros.

É relevante ter um processo para chegar a esse contato, ou seja, ensinar o time a como vender móveis planejados pela internet.  Uma ação positiva é um vendedor fazer um convite para seguir o dono de uma imobiliária no LinkedIn. E claro, para todos os grandes influenciadores dentro dos parceiros.

Processo

Se alguns membros da equipe não souberem usar as redes sociais, indique para eles opções para aprender isso pesquisando na internet. É viável definir tarefas para os vendedores de acordo com o nível de conhecimento sobre as mídias sociais.

Essa iniciativa aumenta as chances de fazer com que todos entendam como vender móveis é perfeitamente possível, mesmo em uma conjuntura complexa. É um momento de profissionalização extrema do mercado.

Por isso, o ideal é criar um processo para interagir com o dono de uma construtora, um arquiteto e um corretor de imóveis. A pesquisa e o estudo das ferramentas e do mercado são ações fundamentais para a estratégia ser bem executada.

O Google Alerts ou Alerta Google ajuda bastante a buscar informações sobre profissionais e empresas que estão se destacando no mercado. A partir do estudo das redes sociais e de pesquisas na web, o vendedor pode propor uma pauta sobre o que conversar com o parceiro em potencial.

Obviamente, o conteúdo deve ter relevância para o parceiro. Do contrário, não será possível prospectar uma imobiliária, uma construtora e um arquiteto (ou outros parceiros). É crucial pensar no gancho sobre o que conversar com o público-alvo. Isso deve estar devidamente desenhado para indicar o intervalo ideal para interagir com o cliente. Saiba criar uma cadência adequada.

No processo, também devem estar os recursos a serem usados no contato (e-mail, WhatsApp, inbox, telefone etc.) e a abordagem a ser adotada. Mesmo que não haja uma resposta no primeiro contato, é preciso ter persistência para buscar um relacionamento mais próximo.

Montar um plano de relacionamento

Elaborar um plano de relacionamento é uma iniciativa que faz parte da prospecção do parceiro. O pré-vendas é essencial para empregar a melhor tática sobre como vender móveis planejados.

A recomendação é reunir com o time de vendas para pensar em indicadores e nas formas de abordar, tanto o consumidor em potencial como parceiros. Tudo isso deve estar documentado para dar um direcionamento aos vendedores projetistas.

A conjuntura exige que cada vendedor projetista tenha uma ampla visão de negócio. Essa nova postura é crucial para aumentar o número de contatos por conta própria. É preciso sair um pouco dos leads fornecidos pela loja (Fale Conosco, site, blog etc.).

Gerar, curar e compartilhar conteúdo é uma ação que deve ser feita pelo vendedor lojista. Vale a pena utilizar a ferramenta Convertte, responsável por gerar um link para o cliente entrar em contato direto com um gestor ou funcionário da empresa pelo WhatsApp.

No Facebook, é possível usar Bit.ly, encurtador de links, que tornam os posts com um visual mais atraente, o que é positivo para a conversão. Outra ferramenta que oferece bons resultados é a Snip.ly, perfeita para mesclar conteúdos próprios com materiais de terceiros nas redes sociais.

A criatividade é peça-chave em um momento em que o consumidor precisa ser extremamente seduzido para fazer uma compra.

Meta

O caminho para encontrar a receita sobre como vender mais móveis planejados é fazer com que todos os vendedores divulguem a marca por meio de plataformas digitais. O ideal é que essa ação siga um padrão para ser feita de forma profissional.

Deve haver uma pauta sobre o que publicar para cativar o público. É indispensável ter uma noção do conteúdo que vai gerar engajamento. Tenha como meta fazer com que vendedores e projetistas usem os próprios perfis nas mídias sociais para a geração de leads.

Um funcionário pode perfeitamente ter um perfil no LinkedIn e usar o Excel para ter um calendário editorial. Isso colabora para haver uma noção melhor sobre como vender móveis planejados pela internet.

Se deseja conhecer melhor as alternativas para chamar a atenção da audiência nesse momento de crise, confira a Live sobre como vender móveis planejados por home office.

Que conversar mais sobre como vender mais móveis planejados? Envie um email para fred@fredgraef.com.br.

 

 


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Mentor e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.