Sumário

1. Conheça o seu público-alvo

2. Crie conteúdo que seja, de fato, relevante

3. Entenda cada rede social e seus objetivos

4. Utilize ferramentas de gestão para ajudar em como vender nas redes sociais

5. Faça parte de grupos e comunidades

Você já notou o quanto os brasileiros estão conectados à internet? Tudo isso por conta das facilidades de conexão hoje em dia, bem como a popularização dos celulares.

E quem trabalha vendendo produtos e serviços já percebeu que não dá mais para ignorar o poder dessa tecnologia. Então, saber como vender nas redes sociais, por exemplo, faz parte das competências que você precisa das competências que você precisa desenvolver.

Vale dizer ainda que usar as redes sociais de maneira estratégica e eficiente vai trazer muitos resultados positivos para você e o seu negócio. Mas, para chegar a esse objetivo, é muito importante que você saiba conversar com o seu público-alvo, trazendo-o mais para perto da sua marca e, assim, conquistando e fidelizando esse cliente de vez.

Por isso, para ajudar você nesta tarefa, separamos 5 dicas em como vender nas redes sociais. Continue a leitura!

1. Conheça o Seu Público-Alvo

Você sabia que, muitas vezes, o público procura fisicamente o seu negócio é um pouco diferente do mesmo que compra por meio das redes sociais?

Geralmente, quem usa mídias como o Facebook e o Instagram é um público mais jovem e com mais desenvoltura para a tecnologia. Ou seja, é importante que você saiba com quem está falando na rede.

Para que você consiga entender claramente esse cliente que está do outro lado da tela, vale você fazer pesquisas de mercado, on-line mesmo, para detectar qual o perfil do cliente que se sente mais atraído pelo seu produto e, até mesmo, qual tipo de comprador você quer atingir.

Ao mesmo tempo, converse com os clientes que chegam por contato presencial ou por telefone e faça também uma pesquisa com questões como: o que você acredita ser importante em uma página de vendas na internet, o que espera encontrar, o que mais atrai você etc.

Você verá que conhecendo o seu público toda a estratégia de vendas on-line será mais focada e bem direcionada.

2. Crie Conteúdo que Seja De Fato Relevante

Uma das práticas que mais chama a atenção dos clientes na internet é o conteúdo que eles recebem diariamente.

Foi-se o tempo em que somente as propagandas virtuais surtiam efeito para captar clientes e fechar vendas. Hoje, o cliente quer consumir algo que seja, de fato, interessante e relevante para a vida dele.

Então, nada melhor que mostrar o quanto a sua marca está sabendo disso e disposta a agradá-lo com o desenvolvimento de um conteúdo dinâmico, leve e criativo.

O ideal é que você apresente o seu produto de uma forma em que ele esteja inserido no cotidiano do cliente, mostrando que realmente é indispensável para fazer da vida do comprador melhor.

Também vale você falar de diversos assuntos, desde que tenham alguma ligação com o universo do seu público-alvo.

Por exemplo: se você presta serviços na área de cosméticos, que tal envolver o cliente com a algumas histórias sobre a origem dos produtos? Ou, quem sabe, dando dicas de como usar os cosméticos da melhor maneira? Use a sua criatividade!

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3. Entenda Cada Rede Social e Seus Objetivos

Tenha em mente as principais redes sociais para as vendas do momento: Facebook e Instagram. Agora se faça a seguinte pergunta: “meu negócio deveria estar aqui?”.

Com base nesses dois caminhos ficará muito melhor de você visualizar de que forma vai atingir o cliente e qual será o objetivo em cada uma dessas plataformas, que são bastante diferentes.

O Facebook, por exemplo, já tem uma interatividade muito maior entre quem faz as publicações e as pessoas que seguem aquela página. É muito comum que quando alguém gosta bastante de um post compartilhe aquilo ou sugira para algum amigo. Sem contar nas mensagens que são deixadas embaixo das publicações.

Já o Instagram funciona como um verdadeiro álbum de fotos e também de vídeos, em que as pessoas também dizem que gostam por meio dos “likes” ou “curtidas”. Nessa plataforma, também é possível deixar comentários nas fotos, bem como enviar mensagens diretas para o dono da publicação.

4. Utilize Ferramentas de Gestão para Ajudar Nas Vendas pelas Redes Sociais

Agora que você estará presente 24 horas por dia nas redes sociais, é imprescindível que tenha controle de tudo o que está acontecendo nas plataformas que envolvam a sua marca.

A tarefa não é fácil se você fizer apenas o acompanhamento tradicional, comum entre os usuários, que é ler e responder aos comentários e dúvidas dos clientes.

O ideal é que você conte com a ajuda de ferramentas de gestão das mídias sociais, que existem justamente para acompanhar os mais diferentes canais em que o seu negócio estiver presente.

Elas são capazes de monitorar quando os usuários fazem menção à sua marca, quando deixam algum comentário, respondendo dúvidas e até mesmo agendando suas publicações.

Anote aí o nome de algumas ferramentas para ajudar nessa tarefa: Scup, Hootsuite e SocialOomph.

5. Faça Parte de Grupos e Comunidades

Essa dica vai ajudar bastante você a vender os seus produtos.

Imagine que as pessoas que estão em determinados grupos e comunidades nas redes sociais são usuários que compartilham dos mesmos gostos e interesses. Então, é essencial que você também esteja inserido nesses locais, de acordo com a área do seu negócio.

Tente ao máximo participar de fóruns, enquetes, discussões sobre os assuntos que envolvam os seus produtos ou serviços. Assim, você também impulsionará a visibilidade da sua marca, o que é excelente!

Colocando essas dicas em prática você verá o quanto será mais fácil e tranquilo entrar em ação e entender como vender nas redes sociais. Além disso, o seu negócio estará mais próximo dos clientes e será visto de uma forma moderna, com credibilidade e estando pronto para chegar onde quer que a lead esteja!

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Equipe FG Desenvolvimento


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