Geralmente somos gentis com os outros. Tratamos vizinhos, conhecidos e até estranhos com cortesia. Sorrimos no elevador, brincamos com as crianças dos outros, somos simpáticos no supermercado.

E conosco?

Como nos tratamos?

Às vezes somos os mais cruéis cobradores de nós mesmos.

Isso acontece muito comigo. Minha esposa e minha mãe me falam muito isso. Fred, você é exigente demais contigo.

E já notei que isso não acontece só comigo. Acontece com várias pessoas. Nos e-mails de leitores e nas sessões de coaching com clientes, escuto sempre coisas do tipo:  eu sei o que preciso fazer, só que eu não implemento. Eu sei as coisas que deveria fazer e não faço. Eu sei qual a estrada que tenho que percorrer mas não fico no caminho. Por que eu não consigo?

Acontece isso com você?

Assine a Nossa Lista VIP Para Receber Conteúdo Exclusivo e Receba o Ebook “Metas: Como Transformar Sonhos em Realidade”

privacy Respeitamos a sua privacidade e não toleramos SPAM! Seus dados estarão em total segurança!


Minha experiência nesta jornada de desenvolvimento e crescimento pessoal é que vamos ter várias vitórias e derrotas. Teremos dias e semanas que estaremos muito bem e outros dias e semanas que estaremos mais para baixo.

É do jogo. O importante é termos paciência e cadência. Precisamos nos tratar bem. Sejamos mais dóceis, carinhosos e benevolentes conosco.

No nosso diálogo interno, precisamos falar conosco da mesma forma que falamos com as pessoas que nos são caras.

Ok, é evidente que queremos melhorar.

O problema é quando nos batemos demais. Isso acontece comigo às vezes. Quando isso ocorre, vem pressão, estresse, e definitivamente este não é o caminho.

As coisas melhoram quando estamos mais relaxados.

Tem um pensamento (que não lembro de quem é) que diz mais ou menos o seguinte: as coisas vão bem quando ficamos relaxados. E não o contrário: ficarmos relaxados porque as coisas estão indo bem. O movimento é de dentro da fora. Os resultados externos sempre serão reflexo do nosso jogo interior.

Portanto, cuidemos do nosso jogo interior e sejamos pacientes conosco.

E você?

Como tem se tratado?


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.