Sumário

1. Demonstre a intenção e estabeleça confiança

2. Trabalhe o espírito de equipe

3. Estabeleça metas e use-as como motivação

4. Atue como agente motivador

5. Seja justo e valorize o feedback

6. Delegue e monitore

7. Trabalhe a comunicação

8. Seja estratégico

As dicas de liderança que separamos para você servem tanto para quem acabou de ser promovido, como para quem já assumiu o cargo há algum tempo. Antes de falar diretamente sobre elas, vamos passar uma chave importante da liderança em vendas.

Se você tem paixão por inspirar e contribuir para o sucesso da equipe, tem grandes chances de ser um bom líder. Essa pode ser uma atividade estressante na qual você sinta uma grande pressão por resultados e, ao mesmo tempo, impotente em realizá-lo, já que ele não depende apenas de você.

Porém, nada alivia essa pressão e diminui o estresse como o prazer em inspirar e o fato de gostar de gente, o que também é importante para o seu networking.

Por isso, a liderança em gerência comercial depende muito de uma atitude mental positiva, buscando colocar-se como agente de realização profissional da equipe. Confira as dicas do post a seguir e saiba mais!

1. Demonstre a intenção e estabeleça confiança

Por mais que se liste boas dicas de liderança, não existe uma receita de bolo. As pessoas assumem diferentes estilos de liderança e muitos funcionam bem.

Contudo, há sempre algo em comum entre os líderes que conquistam a confiança e o comprometimento da equipe. Mesmo quando precisam ser mais rígidos demonstram que o objetivo é o sucesso de todos os membros da equipe, que sabe que pode contar com o líder para isso.

Essa confiança não depende apenas de uma boa intenção, mas inclui competência e um conhecimento profundo do processo de vendas e das técnicas aplicadas a ele.

2. Trabalhe o espírito de equipe

Líderes são focados no time e não admitem o isolamento de um ou outro membro. Isso sempre foi um aspecto importante e válido, mas tem se tornado cada vez mais importante.

Antigamente era comum que um vendedor assumisse o atendimento de um cliente do começo ao fim. Entretanto, nas táticas modernas de venda é comum que existam profissionais com perfil, habilidades e funções especificas, ou seja, cada um é responsável por uma etapa do processo. Portanto, se não houver unidade e sinergia no grupo, o processo é prejudicado.

3. Estabeleça metas e use-as como motivação

Equipes comerciais são focadas em números, mas ninguém consegue engajar e comprometer seus membros sem metas claras, objetivamente mensuráveis, que representem um desafio e, ao mesmo tempo, sejam realizáveis.

Paralelamente, bons lideres comerciais usam metas para motivar os vendedores. Estimulam ações que ajudam a alcançar os objetivos, dão dicas e contribuem muito. Além disso, sabem comemorar e premiar a equipe quando alcança ou supera os números.

4. Atue como agente motivador

A questão motivacional não para por ai. Líderes comerciais motivam em tempo integral. Eles sabem como é desgastante ouvir “não” seguido de “não” dos clientes e, em razão disso, estão sempre atentos ao estado motivacional de cada membro da equipe.

Ao menor sinal de desestímulo, promovem ações que motivam e geram perspectivas. Além disso, apontam formas diferentes de fazer, corrigindo problemas, que podem estar dificultando resultados, e promovem encontros (reuniões e outros eventos de venda) com objetivos motivacionais.

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5. Seja justo e valorize o feedback

O líder de vendas valoriza o feedback nos dois sentidos. Ele sabe ouvir e absorver o que falam e pensam dele. Mais do que isso, incentiva que expressem opinião sobre o seu trabalho e a situação da equipe.

Além disso, ele sabe transmitir sua visão sobre o trabalho de cada um. Faz isso de forma objetiva, direta, no momento certo e sem causar qualquer espécie de constrangimento. Nesse aspecto, a questão da confiança é muito importante. Ser justo, agir com ética e responsabilidade também faz diferença para a liderança na área comercial.

6. Delegue e monitore

Se você acabou de ser promovido, é natural que se sinta mais confortável em fazer você mesmo as tarefas do que delegá-las. Entretanto, esse é um hábito que precisa ser trabalhado. Um líder deve gerenciar corretamente a execução de tarefas para a coordenação de processos com as equipes.

Por isso, mantenha a atenção com atividades que poderiam ser realizadas pela equipe e que possam estar diminuindo sua produtividade. Mesmo que você perceba que é mais fácil e rápido fazer algo do que treinar alguém para isso, é preciso insistir até que a pessoa adquira a mesma prática e habilidade que você.

É necessário dar instruções sobre o resultado que se espera, sugerir a melhor forma de operar e, ao final, monitorar o resultado para verificar se os objetivos foram alcançados.

7. Trabalhe a comunicação

A boa comunicação é um dos pontos chave da venda e da liderança em vendas. Por isso, é importante desenvolver a habilidade de transmitir o que você espera da equipe e, ao mesmo tempo, ajudar os vendedores a se comunicar melhor com os clientes.

Além das várias habilidades necessárias, um líder de vendas também é um ótimo comunicador. Ao mesmo tempo, sabe ouvir e se colocar no lugar dos outros.

8. Seja estratégico

Vender exige tática em muitos aspectos, mas a gerência e a liderança necessitam de um olhar estratégico. Cada ação precisa ser vista considerando o posicionamento da empresa no mercado, a reputação da marca e os resultados de curto e longo prazo.

Além disso, é fundamental exercitar uma visão sistêmica: você precisa olhar para o processo comercial como um todo e não apenas partes independentes. Um bom fechamento depende de uma boa abordagem, que depende de um bom planejamento e assim por diante.

Se você consegue pensar as diversas tarefas considerando o impacto que elas têm no todo do processo, fica mais fácil conduzir a equipe na direção certa.

Para finalizar, apresentamos um fator importante nessas dicas de liderança: as pessoas aprendem e seguem exemplos muito mais do que sugestões ou conselhos. Isso significa que um bom líder é uma referência em comportamento, habilidade, determinação, motivação e técnica. Ele é admirado por esse conjunto e sua postura é repetida pelos membros da equipe.

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Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.