Muitos clientes me procuram para iniciarmos processos de coaching com o seguinte motivo: “quero avaliar que competências ou conhecimentos preciso adquirir para crescer na carreira”. Quando converso um pouco mais com o cliente para entender exatamente qual é a sua demanda, várias vezes identifico que o camarada tem a crença de que precisa de um pouco mais de conhecimento técnico para evoluir.

Geralmente falo para estas pessoas que o conhecimento técnico é importante, mas não é o fundamental. Por favor, não me interprete mal. Não estou dizendo que conhecimento não é importante. Aliás, acredito demais no conhecimento. O conhecimento liberta, traz crescimento e independência. O que estou dizendo é que pode haver algo mais importante do que o conhecimento técnico ou de competências organizacionais e estratégicas.

Assim sendo, te convido a pensar que o que de fato vai fazer você acelerar o seu crescimento é buscar competências comportamentais. Competências intra e interpessoais. E o que são estas competências comportamentais?

Estou me referindo a palavras como paciência, tolerância, coragem, confiança, segurança, assertividade, senso de urgência, capacidade de se auto motivar, capacidade de criar e manter relacionamentos etc.

A história é a seguinte: minha experiência executiva e com clientes me diz que nestas competências é que está o ponto que vai fazer você crescer. Note bem, não estou dizendo que são exatamente as competências que comentei acima. O que estou dizendo é na minha experiência estes são os desafios que geralmente aparecem para os clientes.

Pense bem. Você deve conhecer pessoas que têm sucesso na carreira ou alcançam resultados excelentes e não possuem um nível tão elevado de conhecimento técnico, ou organizacional ou estratégico. Além disso, você talvez já tenha identificado que estas pessoas têm um quê que as faz atingirem o que atingem.

Quer saber de algo bacana? Este quê pode ser desenvolvido por você ou por qualquer um. Exatamente. Todas estas competências podem ser trabalhadas. Da mesma forma que você desenvolve um músculo.

Às vezes empresários ou executivos clientes me perguntam: Fulano tem perfil de líder? E Ciclano? Sabe o que eu respondo? Não acredito nisso. Acredito que qualquer pessoa pode ser, fazer ou ter o que quiser. Tudo depende da vontade da pessoa. Se ela quiser, chega lá. Claro, o que pode variar é o tempo. Contudo, nunca duvide da capacidade de uma pessoa para conseguir o que deseja. E nunca duvide da sua capacidade.

O mesmo vale para qualquer competência comportamental que você queira desenvolver. Você precisa apenas se conscientizar que é algo que você precisa trabalhar.

Você vai precisar de conhecimento, habilidade e atitude (o famoso CHA), mas é perfeitamente factível.

Resumo da ópera e minha dica para você. Pense em quais competências você precisa desenvolver para chegar onde deseja. Monte um plano e indicadores para acompanhar a sua evolução. Depois, entre de cabaça. Pratique, aja, faça. Os resultados aparecem quando você entre em ação. Em vez de usar o raciocínio do preparar, apontar, fogo, experimente outro. Tente o preparar, fogo, apontar. O melhor feedback é a ação.

Mais sucesso para você!


Manual Completo de ProspecçãoCLIQUE AQUI e Baixe o Ebook Gratuito

 


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.