Crenças são sentimentos de verdade que possuímos sobre qualquer assunto. São as explicações e pensamentos que possuímos sobre causas e significados. Desde como funciona o universo até do que somos capazes, passando pelo que explica a nossa existência. São as teses que utilizamos para explicar as coisas.

Faça as seguintes perguntas a você mesmo:

– o que é a felicidade?

– o que fazer para ser feliz?

– o que é qualidade de vida?

– o que fazer para ter qualidade de vida?

– o que explica a sua situação atual de vida?

– o que é sucesso?

– qual a receita para o sucesso?


Todas as suas respostas estarão impregnadas de suas crenças.

E por que é importante conhecermos os conceitos referentes a crenças? Porque nossas crenças correspondem à base de todos os seus resultados que temos, sejam eles financeiros, de carreira, de relacionamento, de qualidade de vida, emocionais etc.

Tudo o que desejamos ser, fazer e ter e ainda não somos, não fazemos ou não temos é por causa das nossas crenças. Leia novamente a frase anterior: ela já mudou a vida de muitas pessoas.E por quê? Porque as crenças funcionam como um sistema operacional para nós. Operamos no dia a dia e não nos damos conta dos pressupostos que utilizamos em nossas ações.

As crenças são para nós o que a água está para o peixe. Muito provavelmente o peixe não se dá conta que existe o “não água”, o “não mar / rio/ lago / lagoa / tanque / aquário”. Ele nem considera estas possibilidades.E nós? Quais são os paradigmas que utilizamos?

Qual é “a nossa água”?

Quer um exemplo? Digamos que vivamos pela crença da escassez. A partir deste pensamento, é natural pensarmos que não existem oportunidades para todos, nem recursos para todos, certo? Se acreditarmos nisso, também é natural pensarmos que precisamos competir, concorrer, lutar, batalhar … É uma sequência de pensamentos que decorre de uma premissa básica: a de u universo é regido pela escassez.

Por outro lado, quando acreditamos que o universo é abundante, o pensamento natural decorrente daí é que existem recursos e oportunidades para todos, correto? É bem provável que colaboremos bem mais, que sejamos mais contributivos, que abandonemos pensamentos do tipo “ah, para mim as oportunidades nunca surgem …”. Também, podemos imaginar que nossos comportamentos a partir destes pensamentos seriam bem diferentes, certo?

Bem, a pergunta é, para os dois pensamentos acima (escassez / abundância), existe prova? Não, não existe prova. Também não quero entrar no mérito de qual crença é verdadeira. Existem intermináveis debates sobre o que é verdade e o que não é.

E este é o ponto: crenças não podem ser provadas. Contudo, crenças explicam padrões de pensamentos, sentimentos e ações. E ações meu amigo, estas explicam resultados. Esta também é uma crença (a de que ação explica os resultados). Contudo, uma crença difícil de ser invalidada, certo?

Assine a Nossa Lista VIP Para Receber Conteúdo Exclusivo e Receba o Ebook “Metas: Como Transformar Sonhos em Realidade”

privacy Respeitamos a sua privacidade e não toleramos SPAM! Seus dados estarão em total segurança!

Neste sentido, o que o que valha a pensa a gente debater é a utilidade de nossas crenças. O que isso quer dizer? Suas crenças ajudam ou prejudicam você? Em outras palavras: você prefere ter razão ou ser feliz?

Lembre-se de que o que nos separa de nossos sonhos são nossas crenças. E crenças são apenas opiniões …

Ok Fred, já entendi o conceito, maos o que eu faço com estas informações?

Minha dica é que você comece a identificar suas crenças. Elas são os fundamentos de todos os resultados que temos na vida. Depois de identificá-las, analise de elas são úteis a você. Elas te ajudam a atingir suas metas ou são limitantes?

Como fazer?

Liste suas metas, objetivos e sonhos. E depois pergunte a você mesmo: “por que eu ainda não cheguei lá”? As respostas serão indícios das suas crenças limitantes.

É um processo de auto conhecimento.

Depois de descobrir suas crenças limitantes, trate de quebrá-las, destruí-las, reformulá-las.

Como? Voltaremos com dicas em outros artigos.

Invista neste exercício e eu garanto que sua felicidade, sua qualidade e seu nível de geral de satisfação aumentarão, e muito! Sua vida agradece!


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.