Sumário

  • Como deve ser a imagem do vendedor?
  • Por que investir em capacitação?
  • Quais são as vantagens dos cursos online de vendas?
  • Como escolher um bom curso online?

Existe uma crença bastante difundida de que os profissionais de venda já nasceram prontos para vender. Essa crença não só é falsa como é um tanto perigosa. Todo profissional bem-sucedido precisa estar sempre buscando a superação, o aprimoramento de suas técnicas, o desenvolvimento de novas habilidades e o aumento do seu nível de qualificação.

E com o profissional das vendas não é diferente. A crença de que esse tipo de profissional possui características inatas, muitas vezes coloca os vendedores em uma posição de inércia, impedindo que eles explorem plenamente o seu potencial e apresentem o seu melhor desempenho.

Mas como deve ser a imagem de um vendedor? Como um curso de vendas online pode ajudá-lo a ser um bom profissional? Acompanhe nosso artigo e aprenda!

Como deve ser a imagem do vendedor?

Se eu te pedir para imaginar um vendedor, qual o perfil de pessoa que vem a sua mente? Provavelmente, será uma pessoa extrovertida, falante e carismática.

Embora esse seja um perfil bastante comum no imaginário sobre vendedores, nem todos os vendedores de sucesso apresentam esse perfil. Existem inúmeros profissionais bem-sucedidos no mercado que não têm uma característica expansiva.

Pessoas calmas, que falam baixo e apresentam resultados excepcionais. O contrário também é verdadeiro, pessoas expansivas não necessariamente conseguem vender, uma vez que técnicas erradas podem levar a grandes desastres nas negociações.

Independente do perfil, qualquer pessoa pode se tornar um excelente vendedor, mas é preciso dominar as técnicas adequadas para conquistar resultados excepcionais em vendas, ou seja, pode ser necessário um curso de vendas online.

Por que investir em capacitação?

Existem milhares de cursos online de vendas disponíveis no mercado, cada qual com um foco diferente. Seja ele presencial ou o online o que vale é aumentar o seu nível de conhecimento e se tornar um vendedor melhor.

Quais são as vantagens dos cursos online de vendas?

Muitas pessoas ainda possuem preconceito com cursos online e quem já fez algum pode confirmar que existem várias vantagens nesse tipo de proposta.

1. Otimização do tempo

Você não precisa perder tempo se deslocando para chegar até o local onde o curso será ministrado. Sobretudo em cidades com o trânsito caótico essa pode ser uma grande vantagem.

2. Flexibilidade

Você pode assistir ao curso de vendas online de qualquer lugar e nada como estar no conforto da sua casa depois de um dia de trabalho, não é mesmo?

Além disso, é possível ter acesso a cursos que são ministrados em outras cidades, estados e países! Para ter acesso a um determinado curso que você gostaria de fazer, muitas vezes seria preciso viajar, desembolsar com hotel, avião etc.

Com os cursos online você terá acesso ao conhecimento de qualquer profissional do mundo. É obvio que para ser bem-sucedido nesse modelo de educação, o aluno deve ser responsável e disciplinado.

Dessa forma, ele conseguirá gerenciar bem o seu tempo e aproveitar tudo que um curso online tem a oferecer.

3. Preços acessíveis

Os valores dos cursos online de vendas costumam ser mais acessíveis, embora o conhecimento seja o mesmo do que o transmitido em um curso presencial.

Outro aspecto que minimiza o custo do curso online é o material disponibilizado em formato eletrônico, uma vez que esse tipo de conteúdo não gera gastos com papel e impressão como os livros físicos.

Ao usar esse material eletrônico, o aluno tem a vantagem de acessá-lo por meio de um dispositivo eletrônico conectado à internet, não importa em que lugar esteja. Sendo assim, o estudante pode estudar de forma simples, rápida e muito eficiente.

4. Atualizações importantes

Atualmente, as informações mudam a todo o instante. Essa tendência também afeta os materiais educativos. No entanto, nos cursos presenciais, as atualizações das aulas e do material didático ocorrem de modo mais lento.

Por outro lado, nos cursos virtuais, os novos entendimentos, técnicas e conceitos importantes são rapidamente incorporados nas aulas e também nos livros de estudo. Desse modo, os alunos sempre acompanharão a evolução do mercado de vendas.

5. Networking

Uma matéria do Jornal Fala Brasil, citou uma pesquisa feita na Suíça, que revelou a importância de ter um bom networking (rede de contatos) para conseguir um emprego. Hoje em dia, a internet é um dos melhores canais para conhecer pessoas do mundo empresarial.

Alguns acham que ao realizar um curso online, o contato com outras pessoas fica mais restrito, mas isso não é verdade. Durante a realização das aulas, o estudante tem acesso à rede social do próprio órgão de ensino, e assim, consegue entrar em contato com outros profissionais da área de vendas.

Além disso, o participante pode entrar em grupos nas mídias sociais voltados para o setor de vendas, a fim de compartilhar e receber importantes conhecimentos acadêmicos.

6. Certificação

Algumas pessoas acham que os cursos online não dão uma certificação ou diploma. Outros acreditam que essas certificações não tem o mesmo valor do que as de cursos presenciais. Entretanto, essas duas afirmações estão incorretas.

Atualmente, a qualidade do ensino à distância é a mesma do presencial. Por isso, não há distinção entre as certificações dessas formas de ensino, pois o importante é o conhecimento que foi passado nas aulas.

A prova disso é que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), ministrado pelo Ministério da Educação (MEC), também avalia a qualificação dos cursos à distância da mesma forma que faz com os presenciais.

Sendo assim, o profissional de vendas que realiza um curso online pode ficar tranquilo, pois ele terá um comprovante de que aumentou os seus conhecimentos técnicos.

7. Maior concentração

Para muitos, frequentar uma sala de aula dificulta a aprendizagem. O motivo é o barulho e a constante movimentação dos outros alunos que tiram a concentração da matéria que está sendo estudada.

Contudo, essa situação não ocorrerá com o aluno do curso de vendas online. Visto que ele estudará sozinho e no lugar que achar mais conveniente, ou seja, livre de distrações.

Além disso, o estudante poderá focar no conteúdo que considera mais importante ou que está tendo dificuldades para aprender. Como assim? Isso é possível porque ele terá acesso irrestrito às aulas.

Desse modo, o aluno tem a opção de rever as videoaulas quantas vezes ele achar necessário e, com a ajuda dos professores, tirar todas as suas dúvidas sobre o conteúdo.

Depois de analisar todos os benefícios de fazer um curso de vendas online, é essencial, antes de iniciar as aulas, escolher uma boa instituição de ensino. Quer saber como? Vamos lá!

Como escolher um bom curso online?

Descubra a reputação da escola

Um ponto muito importante a considerar é a reputação da instituição de ensino à distância. Embora existam muitos cursos de vendas, nem todos são idôneos e reconhecidamente sérios.

Por isso, pesquise na internet sobre a credibilidade da escola. Para isso, poderá procurar por opiniões de pessoas que estudaram ou estão estudando na instituição. Caso o curso dê aulas para empresas, veja quem são essas organizações. Esse será um indicativo do bom nome que a escola possui no mercado de vendas.

Veja a experiência dos professores

Outro aspecto a considerar é a experiência dos professores que ministram as aulas do curso de vendas online. Esses profissionais devem ter no mínimo de experiência, vivência e resultados concretos para lecionar.

Teste o sistema virtual

A plataforma do curso de vendas online deve funcionar muito bem e ser prática, afinal, é nessa aplicação que o aluno fará todo o seu percurso para se capacitar em vendas. Por isso, faça um teste com o sistema da instituição.

Para isso, você deve assistir algumas videoaulas, tentar fazer um chat com os atendentes, enviar documentos etc.

Enfim, com alguns cuidados na hora de escolher um curso online, é possível encontrar uma boa escola. Daí, você terá muitos motivos para comemorar o seu aprimoramento profissional.

O que achou de nosso post? Percebeu os benefícios de fazer um curso de vendas online? Então entre em contato com o Fred Graef e impulsione o seu crescimento profissional!



Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.