Procurando por dicas de vendas?

Sua mente está programada para o fato de que para que você tenha sucesso em vendas você precisa ser um resolvedor de problemas?

A pergunta pode parecer simples, mas quero que você pense a fundo a respeito.

Quando você encontra problemas com clientes, processos, entregas, faturamento, logística, pós venda etc, como você reage? Como você se sente? Qual o seu comportamento frente a estas situações?

Você continua focado em vender ou entra na onda do “reclamão” ou do “vítima”? Ou fica desanimado, com energia reduzida?

Ou você fica esperando as coisas melhorarem para poder voltar com toda a energia para a prospecção e geração de novos negócios?

Conheço muitos profissionais que ainda não “tatuaram” na sua mente que vender é também resolver problemas. E muitos!

Aliás, que bom que existem desafios! São sinais de que existe trabalho e oportunidades de crescimento.

E aqui não me refiro à competência de saber desvelar problemas no processo ou empresa de um cliente para que você possa oferecer o seu produto ou serviço como solução.

Eu me refiro às encrencas e bolas divididas do cotidiano.

Pense sobre as consequências de não incorporar o pensamento de que você precisa ser um resolvedor de problemas …

Como ficam os seus volumes de vendas ou o sucesso da sua empresa ou negócio quando você não incorpora a mentalidade de que precisamos nos ver como resolvedores de problemas?

As vendas crescem ou sobem? E a percepção do seu valor? Seja pela parte dos clientes ou dos seus parceiros (sócios, empresa que você representa, distribuidores, representantes ou empregador)?

Neste artigo vou compartilhar com você dicas de vendas para que você desenvolva este aspecto do seu Mindset (mentalidade) para o seu sucesso em vendas.

Dicas de Vendas – Não Existe Só Vender

Muitos profissionais de vendas acreditam que vender é apenas fazer contatos com clientes, apresentar e fechar.

Ledo engano.

Em muitas situações você também será o responsável pela prospecção.

E em todos os casos, você também será o responsável pela solução dos problemas.

Como assim Fred? Você quer dizer que se houver um problema com o financeiro, com o pós venda, com a parte técnica, com a logística etc, eu devo me envolver?

Isso mesmo. Você deve e precisa se envolver.

Em várias empresas encontro estas reclamações das equipes de vendas. Eles dizem coisas como … “Eu vendo mas depois a empresa não entrega. Ocorrem problemas com o faturamento errado, dificuldades com a logística, pós venda etc. Daí não dá. Com que cara eu fico perante o cliente?”.

Você deve ter a cara de que é o camarada que assume a responsabilidade de resolver os problemas.

É para isso também que as empresas possuem equipes comerciais.

Precisamos entender que vender significa garantir que o processo de satisfação do cliente seja um sucesso.

Só que para isso, precisamos nos sentir responsáveis.

Dicas de Vendas – Sinta-se Responsável

O ponto aqui é que você só vai ter o comportamento de ir atrás e fazer o que precisa fazer para garantir que o cliente se sinta satisfeito se você tiver o Mindset (mentalidade) de se ver como responsável.

Quando digo para você se sentir responsável não estou dizendo para você carregar culpa.

Nem querer abraçar o mundo sozinho.

O que quero dizer é que você precisa se sentir como dono do negócio.

Veja o cliente, as vendas ou as transações como sendo algo que acontece no seu negócio.

Sim, independente de você ser empreendedor, gestor comercial ou profissional de vendas, você precisa se ver como dono do negócio.

É literalmente um sentimento de apropriação. Você precisa sentir que “a coisa” é sua. Quando isso acontece, seu comprometimento e disposição em resolver os problemas vão aumentar.

Em consequência, suas vendas vão crescer. O que também vai aumentar é a percepção de valor sobre o seu trabalho. Tanto por parte do cliente como parte dos seus apoiadores, sejam sócios, a empresa que você representa, distribuidores, representantes ou o seu empregador.

Dicas de Vendas – Sempre Vão Existir Problemas

Que ótimo! É uma bela notícia sabermos que sempre vão existir problemas, ainda mais na área de vendas e em atendimento ao cliente.

Isso significa mais oportunidades para você. E mais negócios!

Pense bem …

A humanidade sempre está em evolução. E necessidades sempre surgem com esta evolução.

Só para citar alguns exemplos … Em 1995 você não escutava alguém dizer que precisava de um especialista em mídias sociais. Ou de um gestor ou analista de e-commerce. Ou de um analista/gestor de firewall.

Com a tecnologia, globalização, comunicação e sociedade da informação, as demandas e problemas vão ser cada vez maiores.

Vejo muitos profissionais com a mentalidade de que “tomara que eu encontre um descanso ou escape”. Pensamentos de “um dia isso vai passar”.

Deixa eu te falar … Isso não vai acontecer. E que ótimo!

Na verdade precisamos desenvolver as competências de resiliência, equilíbrio e centramento. Sim, precisamos ficar centrados.

E isso se torna mais fácil quando incorporamos em nosso Mindset (mentalidade) que os problemas sempre vão existir. E que isso é ótimo!

Desenvolva este Mindset e tenha ainda mais sucesso em vendas.

Resumo

Tenha em mente que você precisa se ver como um resolvedor de problemas.

Neste artigo conversamos sobre dicas de vendas para você desenvolver o seu Mindset (mentalidade) no sentido de ser um resolvedor de problemas.

Mantenha em sua consciência os pontos abaixo.

[1] Não existe só vender.

[2] Sinta-se responsável.

[3] Sempre vão existir problemas.

Além disso, destaco que para que você tenha sucesso em vendas, você precisa de um Método de Vendas e de um Mindset (mentalidade) voltada para o sucesso.

Portanto, após a conclusão deste post, leia os seguintes artigos abaixo.

==> Leitura Recomendada 1: Como Vender Mais Aumentando Suas Taxas de Fechamento. Neste artigo você vai aprender um Método Testado e Comprovado para você vender mais.

==> Leitura Recomendada 2: Você Tem Uma Mente Treinada Para o Sucesso em Vendas? Neste artigo você vai descobrir formas de pensar que o levem ao sucesso em vendas.

O que você achou do artigo?

Tem a ver com a sua realidade ou com a sua experiência?

Que outras dicas de vendas você pode compartilhar para se ver como um resolvedor de problemas?

Deixe abaixo o seu comentário.

Participe!


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.