Sumário

  1. Realize treinamentos baseados em indicadores

  2. Incentive a sua equipe

  3. Defina metas

  4. Invista em cursos

  5. Ofereça um plano de carreira

  6. Dê feedbacks periodicamente

Qualquer empresa que conta com um time de colaboradores motivados e que lutam por melhores resultados de forma unificada, pode se considerar altamente competitiva e preparada para o mercado.

Afinal, quando se tem uma equipe de vendas que trabalha pelo bem geral do negócio, certamente o ambiente operacional se torna muito mais produtivo, não é verdade? Entretanto, motivar e engajar vendedores pode ser um grande desafio para o gestor empresarial.

Por isso, neste artigo, ensinaremos como aumentar o engajamento de equipe de vendas em sua empresa e obter ganhos exponenciais em seus resultados. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Realize Treinamentos Baseados em Indicadores

Não é nenhuma novidade que realizar treinamentos e aprimorar as habilidades da equipe é sempre uma estratégia eficiente para manter seus colaboradores produtivos, correto?

Mas essa prática não deve ser realizada sem que existam parâmetros para guiar suas decisões na hora de escolher o tipo de treinamento a ser implementado.

Com base nesse contexto, é muito importante utilizar indicadores de desempenho e métricas de resultados, para oferecer os treinamentos mais adequados mediante o perfil de seus vendedores.

Existem inúmeras formas de treinar e aumentar o engajamento de equipe, como, por meio de:

  • acompanhamento contínuo por coaching;
  • desenvolvimento de habilidades individuais dos membros da equipe de vendas;
  • dinâmicas e atividades em grupo para aprimorar as habilidades de comunicação e a interação entre os integrantes do time.

Entre muitas outras formas.

O fato é que, antes de implementar um programa de treinamento em seu negócio, é importante observar o comportamento e avaliar o desempenho de seus vendedores por meio de métricas bem estruturadas, já que a intenção dessa estratégia é focar, individualmente, nos pontos fortes e a desenvolver de cada membro.

Incentive a Sua Equipe

Como dissemos no tópico anterior, treinar a equipe é uma ótima forma de engajá-la e comprometê-la com os objetivos da empresa, mas isso pode não ser o suficiente, já que o profissional de vendas é motivado pelos frutos de seu trabalho.

Estamos nos referindo aos incentivos financeiros, como comissões e bonificações pelas vendas realizadas.

Os incentivos monetários são potencialmente eficientes e capazes de fidelizar os colaboradores à empresa, desenvolvendo um conceito de trabalho em equipe.

Em outras palavras, vendedores que são bem remunerados pelo seu trabalho tendem a  “vestir mais a camisa” da empresa e trabalham como se fossem seus próprios patrões, além de experimentarem um forte senso de envolvimento e uma sensação de dever cumprido.

Portanto, na hora de estabelecer as metas para a equipe de vendas, certifique-se de estipular números que sejam financeiramente interessantes para a empresa, mas que não deixem de ser realistas. Falaremos mais sobre essa questão no próximo tópico.

Defina Metas

Como em qualquer empreendimento que lida diariamente com vendas, seja de produtos ou de serviços, ter metas definidas para a equipe de vendas é algo imprescindível. Afinal, são as vendas que trazem recursos para a empresa e mantêm as engrenagens funcionando, concorda?

Basicamente, as metas têm o intuito de definir os objetivos que a empresa precisa alcançar. Em outras palavras, sem uma meta, não há como medir os efeitos e saber se o negócio está atingindo resultados positivos ou negativos no mercado.

Além disso, as metas são uma das formas mais tradicionais e eficazes de comprometer o time de vendas e aumentar o engajamento de equipe. Dado esse contexto, você pode estabelecer um sistema de metas funcional e objetivo por meio de:

  • metas diárias: seu objetivo é atingir resultados em curto prazo, fazendo projeções com base no índice de vendas de cada dia, além do fato de que essa é uma forma de “diluir” o valor total da meta em pequenos desafios, que se tornam mais fáceis de serem concluídos;
  • metas semanais: um pouco mais tangível do que o sistema de metas diárias, mas ainda pode ser considerado um método mais simples de motivar os vendedores. A pressão é moderada, e o gestor de vendas tem mais controle sobre os resultados da equipe, o que o ajuda na tomada de decisões;
  • metas mensais: é a metodologia mais aplicada nas empresas. Seus objetivos são maiores e, em geral, são acompanhados por recompensas financeiras mais altas com base no desempenho de cada vendedor. O ambiente se torna mais competitivo, mas cabe ao gerente de vendas saber administrar esse cenário de forma positiva.

Lembrando ainda que a definição das metas, seja como for o sistema que você decidir utilizar, deve beneficiar a empresa financeiramente, sem que o seu atingimento seja inviável para os vendedores.

O que queremos dizer é que existem gestores com uma perspectiva equivocada sobre sua função, que estipulam metas “impossíveis”, com a intenção de que seus vendedores não as atinjam, e o valor integral das comissões não precise ser pago.

Essa estratégia, além de comprometedora, gera um ambiente negativamente competitivo, divide a equipe e faz com que seus vendedores se tornem seus detratores.

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Invista em Cursos

Com o intuito de melhorar as habilidades de comunicação, gerar engajamento de equipe e tornar seus vendedores mais preparados para lidar com o comportamento do cliente moderno, investir em cursos de vendas pode ser uma tática interessante.

Hoje em dia, podemos contar com cursos presenciais, semipresenciais e a distância, de modo que os profissionais de vendas podem ter suas capacidades otimizadas sem que a empresa precise ter a sua rotina afetada.

Portanto, para comprometer o seu time de vendedores e tornar a empresa mais competitiva, entenda que, quando se tratam de cursos de vendas, estamos nos referindo a um investimento e não a custos, já que esses gastos trarão retorno financeiro para a empresa.

Pense num Plano de Carreira

Quem é que não se sente mais motivado quando trabalha com a sensação de segurança e estabilidade, não é verdade? Nesse quesito, podemos afirmar que implementar a política de planos de carreira em sua empresa pode ser uma ótima estratégia para gerar engajamento de equipe.

Além disso, é uma forma de quebrar o paradigma de que o trabalho com vendas é instável, pois um vendedor pode investir em sua carreira na área de vendas e desfrutar de uma vida plena e bem-sucedida.

Dê Feedbacks Periodicamente

Para finalizarmos o post, é importante ressaltar que os feedbacks são ferramentas valiosas para manter a equipe ciente a respeito de sua performance, além de torná-la mais unida e produtiva. É através do feedback que o profissional sabe em quais pontos está errando e deve corrigir suas ações e em quais pontos deve continuar acertando.

Para isso, programe reuniões quinzenais ou mensais, para dar a cada funcionário um feedback honesto, preciso e produtivo. A sua intenção é lapidar os seus liderados, tornando-os profissionais cada vez mais preparados para o mercado.

Portanto, mostre onde eles precisam melhorar, mas também elogie-os por suas vitórias. Certamente, você se surpreenderá com o engajamento de equipe que essa estratégia trará para a empresa em médio e longo prazo.

Agora que você já sabe como aumentar o engajamento de equipe e tornar seus vendedores comprometidos, aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar mais conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, no Youtube e no Twitter!


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Equipe FG Desenvolvimento


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