Sumário

1. Analise a situação atual

2. Faça previsão de vendas

3. Monte uma rotina para os vendedores

4. Garanta que os vendedores batam as metas

Se um dos seus maiores objetivos é ver a sua empresa crescer de forma saudável, montar um planejamento comercial é, sem dúvidas, a melhor solução para atingir essa meta. Muito mais que isso, a prática de se planejar também será essencial para mostrar os caminhos que devem ser seguidos e, ao mesmo tempo, facilitar o engajamento dos colaboradores nas vendas.

Além de ser extremamente importante para as finanças, o planejamento comercial é capaz até mesmo de abrir possibilidades que você nem imaginava, como ampliar os serviços oferecidos, modernizar o atendimento da empresa e muitas outras ações que podem fazer a diferença para o seu negócio.

Por isso, saber como fazer um bom planejamento é o começo de tudo. Para ajudá-lo nesta tarefa, separamos algumas dicas para se organizar sem erros. Confira!

Analise a situação atual

Antes de começar qualquer planejamento, o primeiro passo é fazer uma análise profunda da situação atual da empresa. Primeiro, porque é só a partir daí que você poderá saber onde deve melhorar, e segundo, porque essa análise é fundamental para que as primeiras ideias e soluções comecem a aflorar na sua mente.

Portanto, colocar na ponta do lápis quando as vendas acontecem de forma natural, bem como quais são os piores momentos para atrair clientes, figuram entre os primeiros tópicos da sua lista. Depois disso, vale refletir como anda o engajamento dos funcionários e, principalmente, se existe alguma reclamação da clientela sobre qualquer quesito referente aos seus serviços.

Não se esqueça também de ficar bem informado sobre quais foram os produtos mais comprados pelos clientes, o balanço das vendas e também a quantidade de promoções que foram colocadas em prática e seus respectivos resultados. Feito isso, você está pronto para prosseguir no planejamento!

Faça previsão de vendas

Outro fator muito importante no seu planejamento é a previsão das vendas. Existem várias formas de você fazer isso, mas o que é necessário saber é que seus colaboradores são peças fundamentais para que essa previsão seja ainda mais clara e objetiva. Lembre-se de que são eles que estão frente a frente com os clientes e no dia a dia das vendas.

É também importante que você vá ainda mais adiante e calcule até nas piores situações quanto a empresa conseguirá ter em caixa. Tenha uma análise com cada funcionário sobre quanto ele geralmente vende e quanto ele acredita que seja possível, além de levar em consideração a época do ano em que pretende vender aquele produto ou serviço.

Se você também entra em contato com os clientes por telefone, conte com essa ferramenta na hora de calcular o montante que, possivelmente, entrará como resultado das vendas — isso também vale para qualquer outra forma de atendimento que você usa para vender, como por Whatsapp, Facebook, entre outras redes sociais.

Monte uma rotina para os vendedores

Quer ter tudo bem direcionado e com os objetivos claros e definidos? Então monte uma rotina completa para os vendedores! Isso será essencial para que seus colaboradores se sintam bem guiados, além de deixá-los com as ferramentas certas em mãos para correrem atrás das vendas.

Dentro dessa rotina, por exemplo, inclua momentos para aprendizado de técnicas de vendas, aperfeiçoamento profissional e também treinamentos com clientes reais, para que o poder de persuasão seja realmente melhorado e aprimorado. Logo em seguida, é fundamental que você dê algumas dicas de como os vendedores podem conseguir bons resultados com os clientes.

Não se esqueça também de que uma rotina bem montada é uma excelente prática para que os profissionais tirem proveito dos melhores momentos do dia, ou seja, para que eles saibam a hora certa de investir no contato com o cliente e, finalmente, efetuar a venda.

Garanta que os vendedores batam as metas

Sabe como fazer isso? Incentivando os funcionários ao máximo! Uma boa forma de conseguir esse engajamento é oferecendo bonificações e bons programas de crescimento profissional na empresa. Vale reforçar ainda que, quanto mais o colaborador se sentir parte da companhia, respeitado e valorizado, naturalmente ele tende a vender mais e melhor.

Portanto, o seu foco aqui é encontrar diferentes maneiras de fazer com que os vendedores batam as metas, mas sempre de um jeito que seja, de fato, interessante e envolvente. Outra dica é jamais pressionar os profissionais a realizarem as vendas, no estilo “custe o que custar”. Isso definitivamente não é uma boa estratégia e ainda cria um ambiente estressante.

Vale ainda, ao final de cada semana, realizar um encontro em conjunto com os funcionários a fim de avaliar como foram as vendas daqueles dias. Ouvir suas reclamações e sugestões também se mostra como prática importante na busca pelos melhores objetivos de vendas. Bonifique os vendedores que apresentaram boas ideias e soluções criativas.

Ao fazer um planejamento comercial considerando todos esses fatores, você verá que questões que antes pareciam um tanto nebulosas começam a ser respondidas de forma eficiente e, melhor, de um jeito rápido e que traga resultados positivos para a empresa. O que isso quer dizer?

Que sempre que você não souber exatamente o que fazer para vender mais, é importante voltar ao planejamento e observar se ele está sendo seguido. Mas, atenção: nenhum planejamento deve ser colocado em prática de um jeito inflexível, muito pelo contrário, ser maleável e mudar ideias faz parte do negócio e garante até mesmo boas surpresas.

Ao final, valerá a pena ter envolvido toda a sua equipe na busca por uma empresa saudável e que esteja vendendo o tempo todo, não importa a época do ano ou os momentos sazonais. É válido reforçar que o planejamento comercial é uma base importantíssima para que você não se perca no meio do caminho e nem deixe os funcionários desestimulados no dia a dia.

Animado? Comece agora mesmo a esboçar o que fazer para os próximos meses! Para mais informações sobre o assunto, continue a leitura com mais 5 dicas de planejamento comercial para deixar a sua gestão ainda mais completa e direcionada!


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