Sumário

A importância de ser organizado

Como ser mais organizado

  1. Tenha uma agenda
  2. Respeite o que foi planejado
  3. Defina prioridades
  4. Detalhe o máximo as prioridades

Vantagens de manter uma rotina organizada

  1. Melhora sua gestão
  2. Potencializa o aproveitamento do seu tempo
  3. Facilita as ações do dia a dia
  4. Melhora a produtividade

A importância de ser organizado

Ter uma empresa, gerenciar uma carteira de clientes, gerenciar uma equipe comercial ou trabalhar com prospecção de clientes é sinônimo de muita dedicação, força de vontade e foco. Porém, é comum perceber que muitos empresários, gestores comerciais e vendedores que estão começando —  e até mesmo os mais experientes —  sofrem com algo em comum: a falta de organização. Saber como ser mais organizado faz toda a diferença e pode, principalmente, otimizar os resultados das suas vendas.

Indo além, ter uma rotina mais definida e metas estabelecidas ainda facilita avaliar exatamente onde precisa investir tempo e dinheiro. Muito mais do que isso, você passa a entender como o seu negócio ou atividade de vendas funciona, sendo um passo extremamente importante para alcançar objetivos e ver o sucesso das suas iniciativas acontecer antes do que imagina.

Por isso, para te ajudar nessa grande tarefa de colocar tudo nos eixos, separamos algumas dicas fundamentais que farão toda a diferença no dia a dia do seu trabalho. Confira!

Como ser mais organizado

1. Tenha uma agenda

Sim! Essa dica é clássica e muito eficiente. Ter uma agenda vai ajudar você a não deixar nada passar e saber exatamente o que precisa ser feito e quando. O mais interessante da agenda é que, com o passar dos anos, ela foi evoluindo e hoje não existem apenas opções de papel. Você pode contar com a tecnologia e ter esse importante aliado no celular e no tablet!

Quer ainda mais praticidade? Você pode deixar a mesma agenda interligada em todos os dispositivos móveis que usa em uma mesma conta de e-mail, por exemplo.

2. Respeite o que foi planejado

Agora que você tem uma agenda, nada melhor do que preencher todos os afazeres separados por dia e horário. Feito isso, a segunda regra é respeitar rigorosamente o que foi planejado ali. Lembre-se que, se você escolheu aquele momento para realizar tal atividade, é porque existe um motivo. E esse motivo deve ser respeitado e seguido, visto que é disso que depende o seu sucesso.

3. Defina prioridades

Essa dica é essencial para que você não se perca em meio às tarefas mais importantes da sua empresa. Uma boa forma de você colocar isso em ordem é, logo no começo de cada semana, sentar-se e colocar na ponta do papel quais são, de fato, as ações que devem ser tratadas com prioridade.

Depois, vale colocar na sua agenda uma espécie de indicação para que seja fácil a identificação do que é prioridade. Por exemplo: marcadores vermelhos alertam que aquela atividade é prioridade máxima, já os amarelos remetem ao que deve ser feito assim que possível e os verdes são os que ainda estão dentro do prazo.

4. Detalhe o máximo possível as atividades

Uma agenda é perfeita para ajudar na organização, certo? Mas tudo fica ainda melhor se você detalhar todas as atividades. Isso ajuda na hora de lembrar o andamento daquela ação, além de trazer as informações mais importantes para você se atualizar sobre o que deve ser feito e qual seu propósito.

Vantagens de manter uma rotina organizada

1. Melhora sua gestão

Nada melhor do que ver seu trabalho sendo bem-feito, e por você mesmo! Isso é refletido até na forma como seus colaboradores e colegas realizam suas tarefas. Ter uma ótima gestão caminha lado a lado com uma organização exemplar, que considera o foco em objetivos claros e definidos como prioridade número 1.

2. Potencializa o aproveitamento do seu tempo

Claro! Muitas vezes outras atividades acabam ficando em segundo plano por pura falta de organização profissional do gestor, vendedor ou empresário. Se você tem tudo organizado e com um cronograma a ser seguido, vai se tornando natural conseguir aproveitar melhor o seu tempo, seja para o trabalho ou na vida pessoal.

Sem contar que, ao conseguir aproveitar mais o seu tempo, também significa possibilitar um espaço maior para pensar em novidades. Imagine uma empresa que continua a fazer as mesmas atividades sem nunca se reinventar, e tudo porque seus gestores nunca têm tempo para analisar passos novos e melhorias necessárias. Assim não dá, não é mesmo?

3. Facilita as ações do dia a dia

Se você tem metas de vendas com um prazo apertado, por exemplo, ter facilidade na organização do dia a dia se torna fundamental, certo? E não é para menos, visto que a falta de foco e caminhos a seguir dificulta — e muito — qualquer ação que você tenha em mente.

Vale lembrar que, para vender mais, a organização de prioridades e tarefas a serem executadas deve ser fácil de entender e realizar.

4. Melhora a produtividade

Ah, se estamos falando de vender mais e melhor, já pensou que isso tudo pode ser fruto da sua produtividade que anda em alta? Pois é, ser produtivo no trabalho é, muitas vezes, uma questão de atenção e, principalmente, evitar a procrastinação. Aliás, esse último é um dos grandes problemas para quem está frente a frente com grandes responsabilidades.

E ainda vale ressaltar que maior produtividade é também maior número de vendas. Sabe o que é melhor? Quem sente que está com uma ótima produtividade ainda se sente mais seguro, otimista e flexível para os momentos importantes de uma venda.

Como você pôde notar, atingir resultados em vendas requer certas indicações a serem seguidas, tudo com o intuito de potencializar seus resultados positivos. O dia a dia de um negócio é repleto de detalhes que juntos fazem toda a diferença. Além disso, a organização entra como palavra-chave para ajudar no que for necessário.

Não se esqueça que ser mais organizado deve influenciar na tomada de decisões, no acompanhamento dos lucros e na avaliação do que precisa ser aplicado. Com tudo isso em mente, basta ter foco e determinação para colocar tudo nos eixos, fazendo da sua agenda a melhor amiga de todos os tempos. Comece agora mesmo a investir nessa ferramenta!

==>> Leia também 6 Dicas de Como ser mais Produtivo nas Vendas e Maximizar Resultados

Gostou do nosso artigo sobre como ser mais organizado? Então continue a leitura e veja 6 dicas de como ser disciplinado!


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