Sumário

  • Como identificar o perfil tubarão?
  • Quais são as vantagens de conhecer o perfil dos clientes?
  • Como lidar com um cliente tubarão?

Como todos nós sabemos, a natureza possui uma grande diversidade. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo The Huffington Post, até mesmo os flocos de neve têm características distintas. De modo similar, nós também somos únicos e, neste artigo, falaremos sobre um dos tipos da personalidade humana: o perfil comportamental tubarão.

Mas como identificar um indivíduo com esse atributo? Por que é importante conhecer o perfil comportamental dos seus clientes? Essas perguntas serão respondidas logo abaixo. Acompanhe!

Como identificar o perfil tubarão?

Ned Herrmann foi um pesquisador do pensamento criativo, autor do livro “The Creative Brain”, fundador do Whole Brain Tecnology e é mundialmente respeitado pelo seu profundo estudo sobre o cérebro humano.

Foi ele quem definiu alguns tipos de perfis comportamentais, como o tubarão. Esse animal marinho é muito ágil, extremamente eficiente, meticuloso e discreto. Herrmann, então, percebeu que essas características podem ser encontradas em seres humanos.

Esse tipo de pessoa é muito proativo, ou seja, tem um senso de urgência apurado e, por isso, gosta de resolver as tarefas com muita rapidez. Elas costumam ter uma competência muito valorizada — o foco em resultados.

Para alcançar uma meta, esses indivíduos encontram os caminhos mais práticos e não gostam de depender de outras pessoas para finalizar um projeto. Devido a sua autoconfiança, eles têm uma enorme dificuldade em delegar tarefas.

Outra peculiaridade desse tipo de perfil é a intolerância ao erro, pois o indivíduo tubarão não suporta refazer uma atividade. Além disso, são ávidos por novos desafios e, por isso, não gostam de tarefas repetitivas.

Elas são pessoas altamente competitivas e engajadas com os seus serviços. No entanto, uma desvantagem dessa personalidade é a facilidade de passar por cima de regras e de outras pessoas para alcançar o seu objetivo.

Com certeza você deve conhecer alguém que se encaixa na descrição acima. Entretanto, é mais importante ainda saber se os seus clientes têm esse ou outro tipo de perfil. Mas quais são os benefícios de fazer isso? Vejamos.

Quais são as vantagens de conhecer o perfil dos clientes?

Organizações de grande sucesso são aquelas que, dentre outras coisas, conseguem vender seus produtos e serviços para o seu público-alvo. Para atingir esse objetivo, essas empresas se esforçam muito para criar estratégias que as levem a oferecer o produto certo para a pessoa certa.

Em um artigo do jornal americano The New York Times, foi revelado o que uma determinada companhia faz para entender os seus clientes. Para isso, essa instituição adotou um software que monitora as ações de uma pessoa e tenta montar um padrão de comportamento.

De fato, obter informações relevantes a respeito de indivíduos compatíveis com as estratégias da sua empresa terá um efeito muito positivo no número de vendas. Além disso, essa atitude fará com que os clientes tenham uma experiência personalizada com a instituição.

Ainda outras organizações preferem contratar empresas especializadas em dar treinamentos para vendedores com o objetivo de fazê-los entender o público-alvo da marca. Dessa maneira, é possível fazer, por exemplo, uma campanha publicitária mais direcionada e eficiente.

Sendo assim, digamos que a sua empresa descobriu que uma parcela de seus clientes tem o perfil comportamental tubarão. Como essa descoberta influenciará o modo como tratará esse público? Vejamos a seguir.

Como lidar com um cliente tubarão?

Agilidade

Vimos que a agilidade faz parte dos atributos que compõem o perfil comportamental tubarão e a pessoa com essa qualidade preza pela rapidez nos processos. Sendo assim, se a sua empresa quer esse tipo de cliente, ela precisa demonstrar a mesma agilidade.

Por exemplo, digamos que um indivíduo com esse perfil se interesse por um produto ou serviço de sua organização. Rapidamente, ele entra em contato para saber mais sobre esse item. O que vai acontecer se a sua instituição deixá-lo aguardando um bom tempo para ser atendido pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)? Com certeza, perderá esse cliente.

Então, para facilitar a vida desse grupo exigente de pessoas, a empresa precisará adotar o conceito do SAC 2.0, ou seja, o atendimento via canais digitais. Dessa forma, a interação ficará mais rápida.

Foco em resultados

Outra característica presente no perfil comportamental tubarão é o foco em resultados. Em resumo, esse tipo de pessoa gosta de saber se o produto ou serviço que adquirirá realmente funciona.

Para conquistar esse público, algumas empresas decidiram adotar uma política de distribuição de brindes e amostras grátis de seus produtos. Desse modo, além de deixar o cliente feliz com o “mimo” que recebeu, a instituição consegue fazê-lo testar a qualidade do item.

Essa atitude faz com que o cliente aumente a sua confiança na empresa e queira adquirir o produto desejado. Com certeza, ao ver o resultado de uma boa compra, o cliente tubarão se tornará um evangelizador da marca.

Eficiência

O indivíduo com o perfil tubarão é eficiente e não gosta de falhas em processos. Em outras palavras, ele é bem exigente. Então, vamos criar uma situação hipotética: imagine que um cliente com esse tipo de comportamento faça uma compra pela internet.

Após a conclusão do pedido, a empresa avisa o prazo para entrega, mas devido a problemas de logística, o cliente não recebe o produto no tempo estipulado. Qual será a reação dele? No mínimo, ele ficará muito irritado e desapontado.

Para que isso não aconteça, existem instituições que implantaram o sistema O2O (online to offline) para realizar as suas entregas. Funciona assim: ao fechar o seu pedido pela internet, o cliente pode escolher se vai esperar pela entrega do produto em seu domicílio ou se deseja retirá-lo em algum local físico da empresa.

Ao oferecer essas opções, a instituição demonstra para o seu cliente que está preocupada com a eficiência em seus processos e, assim, conquista o indivíduo com perfil comportamental tubarão.

Enfim, nunca foi tão necessário que as organizações conheçam bem o seu público-alvo. Aquelas que não se importam com esse aspecto podem ser facilmente engolidas pela concorrência. Porém, as que se preocupam em se aproximar de seu cliente se tornam amadas e valorizadas por eles.

O que achou de nosso artigo? Ele ajudou você a entender melhor o perfil comportamental tubarão?


Equipe FG
Equipe FG

Equipe FG Desenvolvimento