Você já se sentiu culpado por adiar uma tarefa, um curso, uma leitura ou até mesmo ações importantes que precisam ser feitas para o bem do seu próprio negócio? Já ficou angustiado com aquela sensação de que não está usando o seu tempo como deveria?

Em anos de consultoria e experiência com vendas, eu posso afirmar: você não é o único a se sentir assim. Muito pelo contrário! Adiar ações fundamentais para o sucesso de seus objetivos é mais comum do que você pensa.

Nós chamamos essa prática de procrastinação e ela é uma das maiores inimigas do foco e produtividade.

Pode parecer contraditório pensar que, em algum lugar da nossa mente, estamos adiando os passos que precisamos dar para concretizarmos nossas metas. Mas ao estudarmos mais profundamente esse assunto, nós começamos a entender melhor como e por que boicotamos o nosso próprio sucesso sem perceber.

No artigo de hoje, você vai descobrir não só de onde vem a procrastinação, mas como estruturar a sua mente para afastar esse hábito tão ruim para os seus negócios com técnicas e estratégias simples e que farão toda a diferença na sua produtividade. Vamos lá?

A Grande Dúvida É: Por Que Isso Acontece?

Muitos podem acreditar que a procrastinação tem a ver com preguiça, má vontade, ou até mesmo irresponsabilidade. Mas você sabe muito bem que não se enquadra nessas categorias.

Ao contrário do que alguns podem pensar, a procrastinação tem a ver justamente com o oposto de preguiça e irresponsabilidade: ela tem a ver com excesso de preocupação e perfeccionismo.

É isso mesmo! Às vezes, depositamos tanto peso nas tarefas que precisamos executar que acabamos nos sabotando.  Ou porque é uma ação essencial para o futuro dos negócios, ou porque é uma tarefa que será avaliada ou julgada por outras pessoas, que acabamos adquirindo um medo irracional dos resultados que essas ações podem provocar.

Então, inconscientemente, acabamos adiando a execução das tarefas e, assim, adiamos também o resultado delas.

Costumo dizer que para se obter uma boa performance em qualquer área – seja você um empreendedor, vendedor, estudante ou profissional liberal – 40% depende do seu conhecimento (15%) e habilidade (25%). Os outros 60% são exclusivamente relacionados à sua atitude (estado emocional).

Nós acabamos de falar sobre o quanto o seu inconsciente pode boicotar o seu sucesso por meio da procrastinação. E eu te revelei que sua mente é a responsável por tramar essa armadilha para você: o medo do fracasso e as preocupações podem estar afastando você da realização de ações importantes para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

É por isso que, para obter bons resultados, você precisa começar a trabalhar o seu estado emocional. E para exemplificar essa ideia, olha só essa situação.

Vamos supor que você esteja empenhado em aprender inglês. Você se matricula em um ótimo curso e começa a adquirir conhecimento: entende o funcionamento do verbo to be, a gramática etc.

Em pouco tempo, você já possui o conhecimento e a habilidade, ou seja, a capacidade de colocar em prática o inglês. Já sabe como falar as palavras com a pronúncia correta, consegue se comunicar: falar, escrever e ler em inglês. Ótimo! Você já garantiu 40%!

Porém, apesar do conhecimento e da habilidade para colocá-lo em prática, você não se sente nem um pouco seguro para falar em inglês. Não se arrisca, foge quando há oportunidades e situações em que poderia treinar sua habilidade. E o pior: alguém te pergunta “você sabe falar inglês?” e você responde que não.

Mesmo com todo o conhecimento e habilidade do mundo, você não chegará ao ápice de suas possibilidades sem um estado emocional estável e uma mente firme e confiante.

Depois de centenas de consultorias e experiência ao lado de vendedores e empreendedores, pude observar que aqueles vendedores que já se posicionavam negativamente antes mesmo de tentar qualquer negociação, normalmente, obtinham menos êxito, enquanto aqueles que encaravam o mercado como um espaço cheio de oportunidades e possibilidades já treinavam a mente para o sucesso.

Mas nós vamos falar melhor sobre isso na dica bônus para combater a procrastinação que deixei para o final deste artigo.

E por falar em procrastinação, está na hora de parar de falar dos problemas e começar a apresentar soluções!

Acompanhe, agora, as atitudes que você deve começar a tomar AGORA para acabar de vez com a maré de atrasos, adiamentos e pouco foco e produtividade. Vamos começar a trabalhar a mente?

Clique Aqui para Receber o Ebook
"Os 3 Maiores Erros de Vendas".
Além de receber o Ebook, você se cadastrará para
receber por email nossos
novos artigos e conteúdos.

1. Alimente A Sua Mente Com O Que Há De Mais Básico

Para abrir as dicas, um conselho simples, porém poderoso: durma e coma bem. Pode parecer besteira, mas um dos pilares do combate à procrastinação é estabelecer rotinas e organizar o seu dia.

E o que há de comum entre todas as rotinas de qualquer empreendedor? Dormir e se alimentar. Portanto, comece o seu planejamento daí: programe-se para dormir, todos os dias, o número de horas que você precisa para se sentir novo em folha pela manhã.

Programe também os horários de suas refeições e o que vai comer. Isso é importante, pois quando você não programa esses elementos básicos, pode se ver, no meio do dia, com fortes quedas de energia. A sua mente vai usar qualquer desculpa para que você pare o que está fazendo e deixe para depois.

Portanto, se policie: durma bem e programe horas específicas para as suas refeições, para que nem o sono e nem a fome te distraiam quando estiver executando uma ação importante.

2. Elimine As Distrações

Pronto! Você já comeu e dormiu bem. Nada mais vai te atrapalhar, certo? Errado. Seu celular vai apitar, novas notificações aparecerão no Facebook e até o seu colega de trabalho vai tentar puxar algum assunto qualquer (mal sabe ele que também está caindo na armadilha da procrastinação). E, então, já era. Lá se vai todo o rendimento do seu trabalho.

Então, vamos à segunda dica: elimine, ao máximo, todas as possíveis distrações no seu ambiente de trabalho ou estudo. Coloque o celular no silencioso, desconecte-se do Facebook e limpe a sua mesa para que não haja nenhum estímulo visual que possa te distrair.

Quanto àquele colega de trabalho que sempre vem puxar assunto em horas erradas, você pode, ou dizer a ele que precisa se concentrar no momento e marcar de conversarem depois ou mudar o rumo da conversa.

3. Alterne O Tempo De Trabalho Com Alguns Minutos De Descanso

Você prensa que as fontes de distração são apenas materiais e palpáveis? Engano seu! A sua mente pode tirar seu foco e prejudicar sua produtividade se você estiver cansado e saturado de tanto trabalhar.

Portanto, para que o seu trabalho renda de verdade, você precisa descansar o seu cérebro programando alguns minutos de descanso.

É hora de se levantar, esticar as pernas, conversar com aquele colega de trabalho, se relacionar com os demais membros da empresa e talvez tomar um café para reanimar sua mente!

Esses intervalos são extremamente importantes para renovar a sua mente e reativar a sua criatividade, afinal, não somos robôs e não conseguimos trabalhar por horas à fio sem descanso.

A falta de intervalos pode trazer ansiedade e até mesmo atrasar o seu trabalho, já que você será capturado com mais facilidade pelos “ladrões de energia” como o celular, as conversas, as redes sociais etc.

4. Estipule Metas E Prazos Diários Coerentes Com A Sua Realidade

Na sua agenda você deve anotar, diariamente, tudo o que pretende fazer no dia por ordem de prioridade. Defina também o tempo médio que você gastará para realizar cada uma das tarefas. Lembrando que você precisa contabilizar os minutos de descanso também.

No final do dia, você saberá exatamente o quanto rendeu, quais tarefas foi capaz de cumprir e saberá avaliar o que funcionou e o que não deu certo.

Pode descobrir, por exemplo, que perdeu tempo demais buscando materiais e equipamentos de que precisou ao longo do dia e veja que precisa organizar e deixar ao alcance de suas mãos tudo o que vai precisar logo no início do expediente.

É importante ressaltar que você deve definir metas e prazos plausíveis e coerentes com a sua realidade. Caso contrário, você ficará ansioso e frustrado ao não conseguir cumprir seus objetivos. E é sobre ansiedade que falaremos a seguir, na dica bônus!

5. Estruture A Sua Mente Para O Sucesso Antes Mesmo De Obtê-lo

O mercado é um oceano azul com comida suficiente para todos os peixes? Depende da sua postura. Se você, ao acordar pela manhã, encarar o seu empreendimento como um peixe pequeno perdido em um mar vermelho de inseguranças e sem espaço para todo mundo, você não vai muito longe.

Encare o seu negócio como um tubarão e o mercado como um oceano de possibilidades. É verdade que há muitos peixes nesse mar, mas você deve ter em mente que o seu espaço já está garantido.

Levante-se de manhã, respire fundo e repita para si mesmo que hoje será um dia de muitos fechamentos de negócio e transpasse essa segurança para seus clientes e colegas de trabalho.

Aja como um verdadeiro negociador. Ande e fale como um especialista no que faz e acredite em sua capacidade. Você vai ver que, em pouco tempo, seu comportamento estará alinhado com o que você planejou em sua mente.

Portanto, lembre-se: a chave para o sucesso está no seu estado emocional.

Assuma o controle de sua mente e treine a sua confiança.

Agora você está pronto para obter mais foco e produtividade nos seus negócios e até mesmo em sua vida pessoal! Para acompanhar mais dicas e informações como essas, assine a nossa newsletter e receba, diretamente no seu e-mail, os melhores artigos do blog!

Clique Aqui para Receber o Ebook
"Os 3 Maiores Erros de Vendas".
Além de receber o Ebook, você se cadastrará para
receber por email nossos
novos artigos e conteúdos.

==>> Assista a aula on line (webinar) sobre Como sua Mente Pode Impedir Você de Ter Foco e Produtividade.

 

Clique Aqui para Receber o Ebook
"Os 3 Maiores Erros de Vendas".
Além de receber o Ebook, você se cadastrará para
receber por email nossos
novos artigos e conteúdos.


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.