O início do ano é geralmente o momento em que as empresas fazem uma análise dos resultados obtidos no ano anterior e começam a definir os objetivos que pretendem alcançar no ano que se inicia.

Mas qual a melhor forma de comunicar as metas que a empresa espera atingir e motivar a equipe de vendas a trabalhar buscando esses resultados?

Você já ouviu falar em kick-off de vendas?

O kick-off, também chamado de pontapé inicial de vendas, diz respeito a um evento que reúne toda a força de vendas de uma empresa com a finalidade de orientar, motivar, alinhar as estratégias e promover uma rica troca de experiências vendedores, gestores e até mesmo entre os gestores das empresas.

Geralmente o evento conta com palestras de profissionais reconhecidos no mercado que trazem as suas experiências e através delas ajudam a qualificar e motivar a equipe.

Além disso, é bastante comum a realização de dinâmicas que promovem a interação entre os membros da equipe, que além de descontrair, servem para tornar o time de vendas mais unido.

Por que promover um kick-off de vendas?

Mesmo que os gestores passem meses traçando uma estratégia de vendas certeira, sem a comunicação adequada dessa estratégia para os vendedores, ela provavelmente nunca sairá do papel.

Os vendedores são os soldados que atuam no front da batalha e sem um alto desempenho deles, não será possível existir uma estratégia vencedora. O kick-off de vendas serve justamente para afiar o machado e permitir que a equipe comece o ano preparada a atingir as metas esperadas.

Com qual frequência as empresas devem realizar um kick-off de vendas?

Embora nos momentos de crise as empresas tenham necessidade de cortar gastos de vários setores, os cortes no setor comercial devem ser sempre examinados com sobriedade.

Comprometer as chances de conquistar novos clientes ou de aumentar as vendas dos clientes atuais, justamente em um momento em que tendência natural do mercado é de queda, pode trazer sérias consequências para a saúde financeira das empresas.

O ideal é que sejam realizados kick-offs trimestrais para avaliar os resultados obtidos, atualizar metas e manter a força de vendas motivada.

Quais os impactos de kick-off de vendas periódico?

Reuniões periódicas com todos os membros do time de vendas ajudam a manter a equipe alinhada com os objetivos da empresa, sem contar os impactos sobre a motivação dos membros.

Uma equipe que opera motivada e alinhada certamente será uma equipe mais produtiva. Fora o fato de que os eventos geralmente trazem uma possibilidade de ampliação dos horizontes dos profissionais. Eles ficam por dentro de experiências bem e mal sucedidas, novas técnicas e podem aplicar todo esse conhecimento nas suas práticas cotidianas.

Queremos convidar a todos para participar do primeiro Kick-Off de vendas 2017. O evento será online e gratuito e ocorrerá no dia 25 de janeiro às 20h. Clique no link abaixo para se inscrever e dê o pontapé inicial para começar o ano arrebentando!


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