Medo de Delegar?

Como você se sente quando chega no final do dia e vê que a caixa de entrada de e-mails está transbordando? E aquela sensação de não dar conta de tudo no trabalho? Talvez você precise pensar mais sobre delegação.

Muitos falam sobre a delegação como um caminho que leva você ao oásis da boa administração de tempo. Só que, mais do que isso, quando você delega, você carimba o seu passaporte da viajem que te ajuda a praticar uma das maiores competências da boa liderança: o desenvolvimento de pessoas.

A experiência com muitos clientes de coaching diz que a maior parte dos líderes sabe como delegar mas não delega. E por quê? Às vezes deixamos de delegar  não por não saber como delegar, mas sim pelos medos. Quais medos? Medo de errar, de parecer incompetente, do chefe cobrar por um erro de alguém da nossa equipe, de que a qualidade do trabalho do liderado não fique excelente e por aí vai.

E daí surge a pergunta: como venço o bicho do medo de delegar?  Primeiro você treina tolerar erros, admite que as pessoas podem errar e que tudo bem, ninguém vai morrer por isso. É claro que você começa a delegar aos poucos. O importante é praticar.

Em segundo lugar, saiba que talvez seu chefe cobre você pelo erro de um liderado seu e que você precisa segurar a peteca. É isso aí, para delegar você cultiva a coragem. E lembre-se, você delega a tarefa, mas não as responsabilidades.

Em terceiro lugar, conscientize-se de que quando você delega, mais do que administrar melhor o seu tempo, você cuida do desenvolvimento da sua equipe. Quando você delega, você reconhece as pessoas. E sabemos que, de acordo com várias pesquisas de RH, o que mais motiva uma pessoa no trabalho é o reconhecimento.

Assim, quando você delega mais, são duas pessoas que crescem: você e o liderado. Ambos aprendem. O liderado aprende a realizar tarefas e você aprende a tolerar erros e correr mais riscos.

Assine a Nossa Lista VIP Para Receber Conteúdo Exclusivo e Receba o Ebook “Metas: Como Transformar Sonhos em Realidade”

privacy Respeitamos a sua privacidade e não toleramos SPAM! Seus dados estarão em total segurança!


Ok, e agora? O que fazer? Abaixo vão algumas dicas para que você entre em ação.

[1] Liste as atividades que você realiza e que, no fundo, sabe que pode delegar. Escolha 3 para começar.

[2] Defina as pessoas para quem vai encaminhar cada uma das atividades. E lembre-se de delegar o que você gosta de fazer também (tem gente que só delega o que não gosta).

[3] Defina para o liderado o que você quer que seja feito, data limite, o resultado que você espera e como vocês vão acompanhar o andamento do trabalho.

[4] Morda sua língua para NÃO dizer como você quer a tarefa seja realizada. O liderado se torna mais criativo quando realiza a tarefa do jeito dele.

[5] Confie, tolere erros, corra riscos e segure o repuxo. E lembre-se de praticar todos estes comportamentos.

Delegue mais e você se pegará dizendo o mesmo que um cliente me disse um dia desses: está sobrando tempo no meu dia e a equipe está mais motivada.

Qual a sua opinião sobre o artigo?

Comaprtilhe abaixo!

Participe!

Conheça a Palestra On Line “Todo Líder deve ser Coach” e aprenda como ser um Líder Coach.

CLIQUE AQUI para conhecer.

 


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.