Minha experiência com relação à busca de metas e desenvolvimento pessoal me diz que o Medo é o nosso Maior Inimigo. Não é a falta de talento, nem de inteligência, nem de capacidade.

É o medo.

Os mais comuns são:

– medo do sucesso

– medo do ridículo

– medo da rejeição

– medo do fracasso

– medo de dar errado

– medo de perder tempo e dinheiro

– medo do julgamento dos outros

Em inglês, medo é fear. Muitos professores espirituais usam um trocadilho com as iniciais da palavra fear. Este trocadilho é Falsas Evidências que Aparentam ser Reais.

Se pensarmos bem, esta á a mais pura verdade.

Quantas das coisas que temíamos realmente aconteceram?

Muito poucas, não é verdade?

O medo é uma construção de nossa mente, geralmente ligada ao futuro e a outras pessoas. É o nosso ego (no sentido espiritual, e não psicológico) que fica construindo hipóteses, cenários, possibilidades negativas.

Ralph Waldo Emerson tinha uma frase que dizia mais ou menos o seguinte: enfrentemos nossos medos e a morte dos nossos medos é certa.  Esta é a receita.

É só a ação que faz o medo diminuir.

Digamos que você tenha medo de falar em público. Você pode usar uma séria de técnicas como ensaio em frente ao espelho, planejamento de cada etapa, preparação, visualização e outras. Contudo, será a repetição reiterada de várias apresentações que fará o medo de falar em público desaparecer ou reduzir drasticamente.

Este é o caminho. Enfrentar o medo. Não haverá um dia sequer em que não teremos algum teste com outras pessoas, familiares ou desafios profissionais. E muito provavelmente, o medo estará lá.

Minha dica? Conscientize-se de que uma construção da mente. Só a ação e o enfrentamento liquidarão essa tormenta.

Medo é o nosso Maior Inimigo?

Decida fazer todo dia algo que dê medo. Encare!


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Mentor e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.