Motivação Diária. Quem não deseja? Como se manter motivado ao longo do dia, da semana e do mês? Este é um problema que assola milhares de pessoas.

Muitos buscam por mensagens de otimismo, frases de motivação e mensagens de motivação.

Mas será que só isso resolve? Ajuda, com certeza. Mas só isso não resolve. Na verdade, minha experiência diz que a motivação é algo mais profundo. É um músculo que precisa ser exercitado.

Neste artigo quero compartilhar com você várias dicas de como desenvolver motivação na sua vida.

MOTIVAÇÃO – O QUE É E DE ONDE VEM?

Motivação é literalmente motivo para agir. Este motivo vem dos seus desejos, metas, objetivos ou transformações que você quer realizar. Para efeitos deste artigo, vou unificar os conceitos para facilitar a nossa conversa, ok? Então vou chamar tudo de metas.

Pois bem, a sua motivação vem das suas metas? Sim e não. Sim numa análise mais superficial.

Contudo, se você pensar com mais profundidade, perceberá que na verdade são os sentimentos por trás das suas metas que mexem com você.

Por exemplo, imagine que você deseje dinheiro. Por que você deseja? Ninguém quer o dinheiro pelo dinheiro apenas. Você quer o dinheiro faz por você, não é mesmo?

Então, as pessoas querem o dinheiro (poderia ser qualquer outra meta) em função do que o dinheiro faz por elas. Podem ser sentimentos de segurança, liberdade, independência, poder, status e assim por diante.

Na verdade, as pessoas querem os valores.

MOTIVAÇÃO E VALORES

Valore são sentimentos que governam as nossas decisões. Peço que você leia novamente a frase. É por isso que você motiva. Motivação está intimamente ligada aos nossos valores.

Por isso, um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer é criar metas desalinhadas de seus valores pessoais.

E quando nossas metas não estão alinhadas com nossos valores, a possibilidade de desmotivação é muito maior.

É como se você não estivesse rodando com combustível adequado em seu carro.

Percebe agora como motivação é algo bem mais profundo? Está realmente ligado ao autoconhecimento.

Portanto, para você aumentar sua energia, motivação e comprometimento, uma ótima ideia é, primeiro, descobrir quais os valores prioritários na sua vida.

E depois? Criar metas pessoais alinhadas com seus valores pessoais. Caso você queira mais orientações com um processo passo a passo de como fazer esta caminhada, convido você a conhecer o Curso Digital Felicidade, um dos vários cursos e conteúdos disponíveis no Clube do Fred.

MOTIVAÇÃO É UMA COMPETÊNCIA

É importante também ter em mente que motivação é uma competência, ou seja, pode ser desenvolvida com treino e prática.

O que quero dizer é que não adianta apenas você ter a consciência de seus valores e o alinhamento dos mesmos com as suas metas.

Você precisa treinar a sua fisiologia (0 seu cérebro) para tornar isso um hábito.

Motivação em última instância é química no seu sangue. São neurotransmissores produzidos pelo seu cérebro a partir de como você pensa. É a sensação dos neurotransmissores que você chama de motivação.

E o cérebro é condicionado pela repetição. Como? Pelos comandos da sua mente.

A isso eu chamo de Academia Mental.

ACADEMIA MENTAL PARA MOTIVAÇÃO

A motivação será “tatuada” em você através da repetição de pensamentos.

Literalmente você precisa separar rotineiramente um tempo em sua agenda para pensar sobre suas metas e seus valores.

Quando você pensa, você ativa regiões do seu cérebro. É como seu fosse uma musculação cerebral. Também trazemos excelentes dicas passo a passo para este processo no Curso Digital Felicidade (curso disponível dentro do Clube do Fred).

E com a repetição, os circuitos neurais ganham força. E daí surge o hábito (pela repetição), levando você a internalizar esta forma de ser, ou seja, operar motivado.

RESUMO

A motivação está diretamente ligada ao autoconhecimento, mais precisamente aos seus valores pessoais. Valores são sentimentos que governam a nossa decisão.

E para esta motivação, é necessário que você viva alinhado com seus valores pessoais. Este processo é ensinado a você no Curso Digital Felicidade (curso disponível dentro do Clube do Fred).

Além disso, para se manter motivado, você vai querer regularmente estar pensando a respeito dos seus porquês. E para isso, você vai precisar se dedicar à a sua Academia Mental (treino cerebral regular).

Desta forma você “tatua” na sua consciência porque você quer o que quer. Este processo libera química no seu organismo. Energia que mobiliza você a agir e seguir na direção das suas metas. É a materialização da motivação.

CONVITE

Meu intuito com estes artigos é sempre agregar valor para você. Espero que este também tenha sido útil.

E aqui fica o meu convite para você se engajar e participar. Compartilhe este post nas suas redes sociais.

 


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.