Neste conteúdo sobre CRM, você vai descobrir as seguintes razões para usar um:

  1. Evita a perda de dados

  2. Reduz a inconsistência de informações

  3. Melhora o tempo de resposta

  4. Ajuda a organizar o ambiente de trabalho

  5. Melhora a prospecção de clientes

  6. Gerencia as oportunidades de vendas

Nenhuma empresa está isenta de investimentos e esforços com o treinamento de colaboradores, que, por sua vez, realizam um grande esforço para cumprir com as obrigações dentro do prazo e com um bom índice de desempenho.

Essa prática é, de fato, fundamental para o sucesso de qualquer empresa, mas não podemos nos esquecer do foco de todo esse processo: seu cliente. Sem clientes não há faturamento e, consequentemente, não existe negócio, concorda?

Uma das formas mais eficientes de garantir que você mantenha-se competitivo no mercado é tendo foco em um relacionamento longo e duradouro com as empresas que consomem seus produtos ou serviços.

Nesse contexto, podemos afirmar que um CRM tem um papel fundamental na gestão de relacionamento com os clientes.

Continue a leitura do conteúdo para entender o que é CRM e por que a sua empresa precisa de um.

O que é CRM?

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Consiste, basicamente, em um sistema para gerenciamento das interações entre uma determinada empresa e seus clientes, sejam atuais ou futuros.

Geralmente, é envolvido o uso de tecnologia no processo para que se promova:

  • organização de procedimentos;
  • automatização das tarefas
  • suporte técnico
  • sincronização das vendas;
  • apoio e relacionamento com o cliente;
  • ações e estratégias de marketing.

Entre outros aspectos.

É muito comum que um software de CRM venha em uma espécie de pacote, contendo variadas ferramentas e recursos para auxiliar nas vendas. É imprescindível que a empresa selecione uma solução que atenda às suas necessidades organizacionais.

Outro conceito conhecido sobre o que é CRM refere-se a uma modalidade estratégica de negócios, focada na experiência que o cliente tem com uma empresa e o que ela tem a oferecer.

Como você deve ter percebido, ambos os conceitos são centrados no relacionamento cliente-empresa, concorda?

Entretanto, um CRM é muito mais do que isso.

A seguir, explicaremos por que você precisa de um.

1. Evita a perda de dados

No cotidiano agitado e corrido de um time de vendedores, por ausência de um sistema organizacional eficiente, infelizmente, acaba sendo comum que ocorram perdas de dados sobre as empresas-clientes, históricos de vendas de produtos e outras informações relevantes para o negócio, principalmente se este conta com um único programa para gerenciar todos os departamentos ao mesmo tempo.

Essa perda pode comprometer a integridade dos negócios a médio ou longo prazos, caso eles sejam realmente importantes.

Por isso, é correto afirmar que um CRM é capaz de aumentar a eficiência no armazenamento e na gestão de dados de clientes, de modo que os profissionais de vendas sejam capazes de melhorar as estratégias de relacionamento.

2. Reduz a inconsistência de informações

Não é nenhuma novidade que as falhas humanas são um dos fatores que mais têm capacidade para colocar um projeto em risco, não é verdade?

Seja por distração ou por alguma atitude equivocada, o fato é que elas são responsáveis por grande parte das inconsistências de informações, e isso é um grave problema de gestão.

Fatos isolados podem até não afetar o negócio de maneira drástica, mas, com a ausência de um CRM para gerenciar e automatizar as informações obtidas de seus clientes (e leads), a empresa corre sérios riscos de ter que se “acostumar” a ver os dados não batendo no sistema.

Uma das vantagens do CRM nesse contexto é o fato de que ele evita, por exemplo, que os funcionários andem com planilhas contendo dados diferentes, já que ele integra todas as informações em um servidor e permite que elas sejam compartilhadas com todos os membros do time de vendas e gestores.

3. Melhora o tempo de resposta

Se você está à frente de um projeto que lida com o atendimento ao cliente, deve saber que o tempo de resposta é um fator decisivo entre a concretização e a perda de uma venda, não é verdade?

Negócios que têm um tempo de resposta muito lento refletem sérios problemas de administração de seus serviços, o que, além de subtrair os resultados, evidencia falta de profissionalismo, ausência de comprometimento com o público e afeta sua credibilidade.

Afinal, nenhum cliente potencial quer permanecer no aguardo de retornos de atendimento. Por saber que pode contar com diversas opções no mercado, ele não hesitará em procurar a concorrência se não se sentir satisfeito com o tempo de espera.

Um sistema de CRM pode mudar esse tipo de realidade na empresa, pois permite que os processos sejam automatizados, reduzindo o acúmulo de tarefas e proporcionando mais liberdade e autonomia para que os vendedores e atendentes dediquem-se a oferecer um atendimento de qualidade.

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4. Ajuda a organizar o ambiente de trabalho

Uma das principais vantagens da implementação de um CRM em sua gestão de relacionamento com os clientes é a praticidade, agilidade e eficiência que ele pode trazer ao seu ambiente de trabalho, descartando a necessidade de armazenar arquivos em planilhas e papéis impressos.

O fato do CRM reunir todas as informações em um servidor integrado permite que a troca de dados entre os departamentos seja realizada digitalmente. Além de tornar todos os processos mais seguros, gera um ambiente de trabalho exponencialmente mais organizado.

Dessa forma, os vendedores podem dedicar-se ao que eles precisam fazer de melhor: aumentar as vendas da empresa.

5. Melhora a prospecção de clientes

Quando o assunto é prospecção de clientes, é imprescindível que a empresa tenha uma abordagem unificada. Entretanto, não deve "podar" os vendedores por conta de conceitos equivocados de padronização.

O que estamos querendo dizer é que não há uma fórmula secreta para que todas as suas abordagens funcionem com 100% de efetividade, pois cada cliente pensa e age de uma forma individual, principalmente quando se trata de empresários.

Por isso, é muito importante ter uma equipe de vendedores diversificada e apta a atender a todos os perfis de possíveis compradores.

Nesse contexto, um CRM pode fazer toda a diferença no processo, já que obtém, de forma automatizada, informações cruciais sobre o comportamento e os hábitos de consumo do seu público, unificando-as em um único sistema e facilitando o trabalho do time de vendas.

6. Gerencia as oportunidades de vendas

Para finalizarmos o nosso artigo sobre o que é CRM e os principais motivos para você investir em um, não poderíamos deixar de citar uma de suas maiores vantagens: o gerenciamento de oportunidades de vendas.

Essa função, basicamente, ajuda a empresa a administrar demandas imprevistas e crescimentos e a implementar um modelo de projeção de resultados, com o intuito de integrar o histórico de vendas passadas e realizar previsões de vendas futuras.

Resumindo, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente ajuda a monitorar e mensurar as ações de marketing com base em dados reais do empreendimento e do mercado em que ele atua.

Agora que você já sabe o que é CRM e os motivos para implementar essa solução na sua empresa, saiba, também, como fazer uma prospecção de clientes por telefone no mercado atual!


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Equipe FG Desenvolvimento


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