Sumário

  • Divulgue que a sua marca está presente no WhatsApp
  • Personalize os contatos dos seus clientes
  • Tenha um banco de dados
  • Use as mensagens de voz
  • Tenha sempre fotos ou descrições dos produtos
  • Esteja sempre presente
  • Faça o pós-venda com a ajuda do WhatsApp

Que a tecnologia veio para ficar todo mundo já sabe, não é mesmo? Então, nada melhor do que usá-la a favor da sua empresa: esse é o caso das ferramentas para dispositivos móveis. E saber como vender pelo WhatsApp é um ótimo exemplo para que você potencialize o contato com os clientes.

Vale lembrar que, hoje em dia, quanto mais prático o atendimento ao cliente for, melhor para sua empresa! Sem contar que as pessoas estão cada vez mais conectadas pelo celular — como mostra este levantamento feito pelo Google, 59% dos brasileiros usam a internet pelo smartphone.

Enfim, não tem como deixar de fora o WhatsApp! Animado? Então continue lendo! Separamos aqui algumas dicas de como vender pelo WhatsApp e, assim, melhorar bastante os resultados da sua empresa. Confira:

Divulgue que a sua marca está presente no WhatsApp

Primeiro de tudo, assim que você tiver criado a conta no WhatsApp, é importante começar uma boa divulgação junto aos seus clientes. Afinal, do contrário, como eles saberão da novidade?

É essencial impactar o máximo número de pessoas possível, para que todo o seu público-alvo saiba que pode contar com mais um canal de atendimento. Para isso, vale de tudo: deixe avisos no estabelecimento, nas suas redes sociais, por e-mail marketing, até mesmo em ações físicas, como a panfletagem.

Assim, sua marca ganha evidência, chama mais atenção de clientes que prezam pela praticidade do dia a dia e, o melhor: mostra que está conectada com as novidades.

Personalize os contatos dos seus clientes

Para que seja fácil identificar os seus clientes durante o atendimento, faça um cadastro personalizado dos seus contatos no WhatsApp.

Nesse caso, dá para registrar os telefones em uma sequência de números que você salvará, por telefone + bairro, ou por qualquer outra forma que você julgue mais fácil de identificar.

Seja como for, isso ajudará bastante a saber qual cliente está entrando em contato com você naquele momento. Aliás, mais do que isso: quando for mandar comunicados ou promoções pelo WhatsApp, você terá ao alcance das mãos os perfis que deseja alcançar!

Tenha um banco de dados

Imagine poder consultar o histórico do cliente de um jeito fácil e rápido? Você pode contar com isso se tiver um bom banco de dados!

Nele, é possível armazenar informações como idade, frequência com que o cliente entra em contato, quais foram suas compras, se ele é fidelizado, se já passou por algum problema com a sua marca, por aí vai. E tudo isso pode ser acessado sempre que você quiser.

Principalmente quando o cliente entrar em contato, você poderá verificar agilmente a conexão dele com a sua empresa. Com isso, conseguirá continuar com um atendimento altamente personalizado via WhatsApp, e surpreender positivamente o seu comprador!

Use as mensagens de voz

Você sabia que, às vezes, tudo o que o seu cliente quer é se sentir seguro na hora da compra? O interessante é que, ao realizar um contato por voz, ele se sente mais próximo da marca — e no WhatsApp isso é possível, graças ao envio de mensagens de voz.

Outra vantagem desse recurso é que o cliente pode ouvir o áudio quantas vezes e quando quiser. É muito prático! As mensagens também podem substituir as ligações, e são menos invasivas do que aqueles contatos feitos em horários inoportunos ao cliente.

Por isso, não seja tímido ao mandar mensagens de voz. Use esse recurso a seu favor e, sempre que possível, demonstre bastante simpatia, desenvoltura e firmeza.

Tenha sempre fotos ou descrições dos produtos

Vender com a ajuda do WhatsApp é contar com um aliado sem igual para a sua empresa. Agora, se quiser potencializar esse momento com o cliente, já pensou em ter fotos ou as descrições dos produtos ou serviços da sua marca?

Assim, se o cliente pedir, você já tem tudo em mãos, ou pode até enviar como forma de complemento durante o contato.

Lembre-se de que esse tipo de mídia fica armazenada no dispositivo móvel da pessoa, podendo ser consultado sempre que ela quiser. Ou seja: mais um ponto positivo para usar o WhatsApp nas suas vendas!

Esteja sempre presente

Estar presente na vida do cliente é muito importante para que ele nunca se esqueça de você. Nesse sentido, com o WhatsApp é possível manter um bom relacionamento e diálogo com o seu público-alvo sempre que necessário.

Você pode até criar um cronograma de interações com as pessoas, por exemplo. Há novidade chegando? Mande um informativo. Há promoção acontecendo? Envie uma mensagem sobre como tudo vai funcionar.

E o bacana é que você ainda consegue realizar pesquisas de satisfação com a ajuda do aplicativo!

Faça o pós-venda com a ajuda do WhatsApp

Por fim, que tal surpreender o cliente mantendo contato com ele depois da compra realizada? Isso não só passa uma imagem superpositiva, mas ainda ajuda a sua empresa a fidelizar e conquistá-lo de vez!

Sabemos que, hoje em dia, realizar um pós-venda se tornou tão importante quanto acompanhar o cliente no momento da compra. Assim, mais uma vez, o WhatsApp pode acrescentar positivamente às estratégias do seu negócio!

Imagine poder falar com o cliente nas primeiras horas ou dias em que ele comprou algo com você, e auxiliá-lo em qualquer dúvida, quase que por 24 horas? Com certeza, ele se sentirá mais seguro recebendo toda a atenção que ele merece!

Enfim, conseguiu perceber como vender pelo WhatsApp faz toda a diferença no dia a dia da sua empresa? Além de passar uma mensagem moderna e atenciosa ao seu público, a ferramenta é gratuita e demanda apenas dedicação e organização para que a ação dê certo.

Então, está esperando o que para começar a vender com o aplicativo? E, se gostou deste post, aproveite para ler também sobre as estratégias de venda que funcionam!


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.