É bastante comum que médicos, dentistas e advogados participem de congressos e outros eventos do área para se manterem atualizados.

Claro, a medicina está sempre evoluindo e surgem novos medicamentos, novas tecnologias e novos métodos de tratamento a uma velocidade impressionante nos dias de hoje. Décadas atrás seria inimaginável, por exemplo, realizar uma cirurgia através de pequenas incisões, o que é algo bem comum hoje.  O mesmo ocorre com as leis, que estão sempre mudando e exigem que os profissionais de direito se mantenham atualizados.

Mas e quando se trata de vendas? Será que a forma como uma vendedor atuava 5 ou 10 anos atrás ainda produz os mesmos resultados nos dias hoje?

As Mudanças no Mundo das Vendas

Embora a maioria das pessoas acredite que vender requer um tipo de habilidade imutável e atemporal, a verdade é que o mundo está mudando a uma velocidade impressionante e esta mudança afeta  o mundo dos negócios.

A forma como as pessoas se comunicam, se relacionam, recebem e processam informações e até como compram tem passado por um profundo processo de mudança e o fortalecimento da internet é um dos principais responsáveis por isso.

Como a Internet está Mudando  o Mercado Consumidor?

Todo mundo está careca de saber que a internet tornou o acesso à informação muito mais fácil. Mas como esse acesso tem influenciado o mundo do consumo? Vou dar um exemplo que vai te ajudar a entender melhor.

Suponha que você queira comprar uma geladeira nova. Qual é a primeira coisa que você faz? Você pesquisa no Google os modelos disponíveis e depois confere os preços dos modelos que você mais gostou em diferentes lojas, não é ?

Um passo muito comum depois de ter feito essa pesquisa, é você ir até a loja para olhar a geladeira de perto e confirmar se era o que você estava esperando, ou tirar a dúvida entre dois ou três modelos que ficaram na sua cabeça. Algumas pessoas, inclusive pulam essa etapa e compram diretamente na internet, mas vamos voltar ao momento do encontro presencial com o vendedor na loja após a pesquisa.

O vendedor recebe um cliente muito bem preparado, que dedicou tempo pesquisando sobre as marcas e os modelos de geladeira disponíveis. Além disso ele conhece os preços praticados na concorrência. Ele está na sua loja para sanar pequenas dúvidas, olhar o produto de perto ou à espera de uma negociação diferenciada. Fato é, dificilmente hoje um vendedor lida com um consumidor desinformado.

Este tipo de situação não ocorre apenas na interação com o consumidor final. O comprador profissional que atua na venda B2B também está mais preparado do que nunca. Ele conhece as características técnicas do produto, conhece os benefícios e a concorrência.

Por essa razão, assim como os médicos precisam se adaptar às novas tecnologias, aos novos medicamentos e novos tratamentos disponíveis para continuar oferecendo um serviço de qualidade, os vendedores precisam incorporar novas técnicas e se adequar às mudanças do mercado consumidor caso queiram continuar obtendo bons resultados.

É preciso de uma vez por todas acabar com a ideia de que um bom vendedor já nasce sabendo vender e entender que bons resultados são sinônimo de disciplina, força de vontade e treinamento.

Será que eu preciso de treinamento de vendas?”

A essa altura você já deve saber a resposta para essa pergunta! Claro que sim!

Como você vai aprender a abordar esse cliente cada vez mais preparado? Você realmente acha que a forma como você vendia 5 anos atrás vai continuar funcionando?

Existem diversas inovações tecnológicas que facilitam o trabalho do vendedor. Existem novas técnicas surgindo a cada dia, novas metodologias e um universo de possibilidades cada vez mais amplo.

Se você quer ser um vendedor de sucesso, superar metas, alcançar excelentes resultados, tenha em mente que assim como um médico, ou um advogado, você precisará se manter atualizado sempre.

Como Escolher o Treinamento Certo?

Existem diversos de tipos de treinamentos e profissionais que atuam nesta área. Seguem algumas dicas para escolher a melhor opção para você.

Avalie Quais São as Suas Necessidades

Você gostaria de dominar uma determinada técnica? Gostaria de se sentir mais motivado? Acha que precisa se atualizar de uma maneira mais geral? Existem diversos cursos disponíveis online e offline, cada qual focado em um tema. O ideal é que você busque um curso que ofereça um conteúdo alinhado às limitações que você deseja superar.

Se você não souber exatamente o que está buscando, converse com outros vendedores da sua equipe ou com seu gestor. É muito provável que as pessoas tenham um bom curso para indicar. Além disso, o gestor poderá lhe sugerir um tema alinhado com as expectativas da empresa ou ainda comentar na direção de algum ponto fraco seu que deveria ser superado.

Escolha um Bom Profissional

Existem muitos profissionais ministrando treinamentos em vendas e cada um possui suas próprias experiências e utiliza a metodologia que considera mais eficiente. Antes de escolher um curso, pesquise sobre o profissional. Leia os textos que ele escreve, assista a vídeos que ele disponibiliza e analise se você se identifica com a forma como ele pensa.

Quer me conhecer melhor? Confira alguns vídeos no meu canal do Youtube

Utilize a Tecnologia a Seu Favor

O tempo está curto? Seu orçamento não permite bancar cursos de capacitação presenciais? Isso não é mais desculpa para não aprimorar suas habilidades profissionais. Existem excelentes opções de treinamentos online capazes de proporcionar excelentes resultados, muitos deles com um preço bem acessível.

Conheça o meu curso online: Segredo Mais Vendas

E por fim, uma última dica. Depois que você fizer algum treinamento, não se esqueça que é fundamental colocar os conhecimentos adquiridos em prática! Com muito treino e disciplina, você estará no caminho certo para se tornar um vendedor de alta performance!


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.