Para garantir um ótimo resultado através do telemarketing nas suas negociações de vendas é importante ter um script detalhado do seu plano de atendimento.

O telemarketing é funcional quando tem um excelente script para ser seguido.

O telemarketing sempre foi utilizado desde a implantação do telefone e hoje ainda continua sendo amplamente utilizado pela maioria dos setores comerciais. E não é a toa que é utilizado.

Os seus resultados são incríveis a atendem às expectativas de clientes e empreendedores no mundo todo.

Mas para que tudo isso possa acontecer de maneira adequada é importante ter um script detalhado de operação

Neste artigo daremos 7 dicas rápidas e fundamentais para a aplicação do telemarketing no seu negócio ou na sua atividade de vendas.

Script para Telemarketing e 7 Dicas Rápidas

Para garantir uma interação interessante e atrativa com o cliente é recomendável seguir atentamente um script básico.

Contudo, o script pode ser flexibilizado. Ele é um guia de atitudes e pontos importantes que devem ser abordados durante o telemarketing.

O vendedor deve se adaptar com “jogo de cintura” e maleabilidade com cada cliente durante a negociação ou conversa de vendas.

Dica 1: Apresentação Eficaz

A apresentação é fundamental neste processo do script. Quando um cliente em potencial receber a sua ligação ele provavelmente atenderá com um simples “Alô” ou informando também o nome da empresa.

Neste momento o operador de telemarketing deve utilizar um cumprimento seguido do seu nome e do nome da empresa.

Também é importante que tenha uma declaração de abertura preparada e ensaiada. Cada caso é um caso.

Se a empresa que liga é conhecida, você precisa falar algo que justifique a sua ligação. Por exemplo,  “estou entrando em contato porque estamos com uma oferta sensacional para nossos clientes”, ou “estou entrando em contato para compartilhar uma novidade”.

O importante é você passar uma justificativa.

Caso a sua empresa não seja conhecida de quem recebe a sua ligação, não basta você falar apenas “somos da empresa XPTO” ou trabalhamos com ABCD.

É recomendável que você fale um benefício. Algo tipo “somos da empresa XPTO e ajudamos nossos clientes a …” e aí você completa com o benefício.

Isso desperta mais a atenção e o interesse do cliente ou do prospecto no que você tem a dizer.

==> Leitura Recomendada: Dicas de Vendas Para Prospecção Por Telefone

Dica 2: Criar Relacionamento e Empatia

Este é um passo muito importante para direcionar a conversa para um possível resultado satisfatório.

Neste momento é importante tentar criar um vínculo maior com o cliente e gerar um bom relacionamento com ele.

Criar este tipo de energia é essencial para um melhor desenvolvimento com o cliente e jamais pode ser esquecido.

Na verdade, você precisa desenvolver a sua habilidade em fazer Rapport. Quando você se aprimora no Rapport, você aumenta sua capacidade de gerar confiança e bem querer por parte do cliente ou prospecto em relação a você.

E isso é fundamental, porque compramos apenas de quem confiamos e gostamos.

==> Leitura Recomendada para Aprender mais Sobre Rapport: Rapport: Como Usar Para Vender Mais Agora

Dica 3: Apresentar o Beneficio

Neste momento da conversa o profissional de vendas deve apresentar os benefícios reais da sua ligação.

Apresentar o produto ou serviço que deseja vender e indicar todos os possíveis benefícios de sua aquisição e utilização.

Lembre-se de apresentar os a vantagens do produto com uma voz cortês e iniciando a frase com o nome do cliente para aumentar o vínculo.

Dica 4: Criar Perguntas Inteligentes

Criar perguntas inteligentes garante o interesse do cliente e o mantêm focado na conversa.

Exemplos de perguntas inteligentes:

. “o que o senhor mais gostou do que eu falei?”

. “o senhor realmente considera que o que acabei de comentar trará benefícios ao senhor ou sua empresa?”

. “de que outra forma o senhor acredita que o nosso produto ou serviço venha  agregar valor ao senhor ou a sua empresa?”

Perguntas inteligentes levam o cliente ou prospecto a já se imaginar usando o produto ou serviço.

Dica 5: O Fechamento

É neste momento que muitos profissionais de vendas comprometem o seu trabalho e cometem graves erros perdendo o cliente em potencial que até então estava interessado no produto.

Para fazer o fechamento evite voz baixa de insegurança, o uso de palavras condicionadas como gostaria, queria, entre outras terminadas em “ria”.

Faça uso de perguntas fechadas como: o senhor vai pagar com cheque ou cartão? O senhor deseja um ou dois pares do produto?

O importante é você partir com confiança para o fechamento.

==> Leitura Recomendada: Possíveis Causas Que Impedem Você de Fechar Mais Vendas

Dica 6: O Encerramento da Ligação

Este passo também é muito importante e muitos profissionais de vendas não dão a devida atenção.

Se a ligação apresentou resultados satisfatórios é a hora de orientar o cliente com relação aos próximos passos. Seja seguro e diga ao cliente o que ele precisa fazer para fechar o negócio, agendar uma visita, fazer um teste etc.

Caso a ligação não tenha sido muito positiva é o momento de deixar as portas abertas para um possível próximo contato.

Pergunte se você pode enviar emails com dicas e ofertas. Questione se você pode voltar a fazer contato.

Perguntas deste tipo feitas com habilidade e jeito vão gerar resultados. Muito dificilmente alguém vai dizer “não me ligue mais”.

Lembre-se que é justamente neste ponto que mostramos o profissionalismo.

Telemarketing script e  7 dicas rápidas
Conclusão

Para garantir os melhores resultados com o telemarketing é importante atentar para as dicas  apresentadas neste post.

Tenha em mente que é fundamental ter maleabilidade e flexibilidade para manter cada cliente ou prospecto.

Criar vínculo e relacionamento é essencial para uma boa conversa de vendas.

Além disso, para que você tenha sucesso em vendas, você precisa de um Método de Vendas e de um Mindset (mentalidade) voltada para o sucesso.

Portanto, após a conclusão deste post, leia os seguintes artigos …

==> Leitura Recomendada 1: Como Vender Mais Aumentando Suas Taxas de Fechamento. Neste artigo você vai aprender um Método Testado e Comprovado para você vender mais.

==> Leitura Recomendada 2: Você Tem Uma Mente Treinada Para o Sucesso em Vendas? Neste artigo você vai descobrir formas de pensar que o levem ao sucesso em vendas.

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