Jack Welch, Ex CEO da GE (General Electric) e considerado o maior executivo do século XX, disse (ainda no século passado) que todo líder deve ser coach. Note bem, na visão de Jack Welch, ele não estava dizendo que é uma boa ideia você usar técnicas de coaching para exercer a liderança. Ele estava dizendo que era o único caminho.

Pois bem, um líder coach é um líder que usa o coaching como ferramenta de liderança.

E o que este líder faz na prática?

Bem, abaixo seguem alguns pontos que recomendo para você seguir a dica de Jack Welch.

[1] Saiba quais são os valores de seus liderados.

Saiba o que os motiva. Quais os valores que os mobilizam. Quais são as coisas que desejam na vida e porque desejam.

[2] Saiba quais as competências comportamentais que precisam desenvolver.

Para toda e qualquer meta que temos na vida, nossos grandes desafios estão nas competências comportamentais.  As competências técnicas são importantes, mas não são elas que nos impedem de atingirmos os resultados que desejamos.  Com os liderados não é diferente. Um líder coach tem esta consciência e desenvolve estes pontos em cada um de seus liderados.

[3] Tenha um processo sistemático de acompanhamento.

Mudar não é fácil. Não adianta simplesmente passarmos um feedback para um liderado e esperar que ele mude. Ele até pode querer. Contudo, minha experiência me diz que não é muito fácil. Se fosse, conseguiríamos produzir todas as mudanças que desejamos na vida, não é mesmo? Portanto, minha dica é estabeleça uma agenda de reuniões sistemáticas com cada liderado e realize medições das competências que estão sendo trabalhadas com cada liderado.

Você tem mais dicas?

Compartilhe no espaço mais abaixo e deixe sua opinião.

Participe do Debate!


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.