Como se motivar depois de um não? Imagine a cena … Você está todo motivado, todo empolgado para um contato por telefone ou uma visita a um cliente. Você está bem entusiasmado. Fez uma boa preparação do seu “jogo interior de vendas” para chegar confiante e contagiante com o seu cliente ou prospecto. Só que as coisas não saem como você planejava.

O seu contato rejeita a sua oferta. Fala que não. Pior ainda, trata você com desdém e sem muita consideração.

Todos nós já passamos por momentos assim em algum momento da carreira.

Ou aquela situação em que passou uma ou mais semanas e você só recebe negativas de clientes. Você não fechou os negócios que queria (ou nenhum). A energia “despenca” e a motivação vai lá embaixo.

O estado emocional (atitude e motivação) é a chave da sua performance em vendas.

E o problema da desmotivação depois de um não (ou de vários) é um problema sério.

Portanto, este problema precisa ser resolvido com urgência.

Mas como?

Neste post compartilho com você algumas ideias para você vencer este problema.

Leia suas Metas Pessoais

Uma das ferramentas que mais uso quando a minha energia baixa é ler (ou pensar) nas minhas metas pessoais.

É claro que um pressuposto para esta dica é você ter metas pessoais (e preferencialmente escritas).

Quando você pensa nas suas metas, você ganha perspectiva, uma visão mais distanciada.

É como se você abandonasse o “barulho da batalha” de vendas e subisse em uma montanha para ver onde você quer chegar.

Isso traz calma e senso de propósito.

Ajuda muito a você recompor a energia para continuar o trabalho de vendas.

Lembre-se dos Seus Motivos

O que move você de fato em direção a suas metas não são elas propriamente ditas, mas o que elas representam para você.

Em outras palavras, quais são os valores que você quer vivenciar, os sentimentos que você quer experimentar ao atingir as suas metas?

Leia (ou pense) nos motivos pelos quais você deseja as suas metas.

Pode ser que tenha a ver com a sua família. Quem vai se orgulhar de você? Que legado você está construindo? Que histórias bacanas você quer contar no seu futuro? E para quem?

Pode ser que seja o sentimento de reconhecimento. Ou liberdade. Ou conquista.

As possibilidades são diversas.

O importante é você se sintonizar com os seus porquês.

Faça isso e você perceberá o calor no seu peito e no seu estômago aumentarem (para o bem).

Foque no Próximo
Negócio ou Contato

Uma vez fui me queixar (choramingar) com um gestor porque eu não estava conseguindo conquistar clientes. Contei a ele um caso específico de um prospecto que me falou não. Ele ficou me ouvindo despejar toda aquela ladainha e no final me falou: “next”.

Eu disse: “como assim?”.

E ele respondeu: “pensa no próximo prospect. Pensa no próximo nome. Vira essa página. Vai para um novo. Next“.

É aquela história de que para esquecer um amor, arranje um novo amor.

Faça isso.

Pegue o próximo nome da lista. Ou trate de procurar um novo cliente.

É uma das melhores estratégias para não ficar “chorando em cima do leite derramado”.

Next.

Afaste Pensamentos Negativos

Quando você está assistindo TV e coloca num canal que você não gosta, ou a programação fica ruim, o que você faz?

Troca o canal!

Por que a gente não faz isso com outros aspectos da nossa vida?

A desmotivação depois de um não em vendas surge muitas vezes porque ficamos passando o filme na cabeça diversas. Isso não faz sentido.

O que precisamos fazer? Simplesmente parar de rodar o filme.

E eu sei que isso é mais fácil falar do que fazer.

Uma boa dica é você usar a Técnica de PNL da Interrupção de Padrão. Veja mais abaixo um vídeo em que eu explico como aplicá-la.

Outro é você se concentrar na sua respiração. Quando você leva a sua atenção para a sua respiração, a sua mente se acalma. Esteja consciente de que a respiração é o leme da mente.

A respiração é uma das técnicas de mindfulness, a habilidade de acalmar a sua mente.

Técnica da Interrupção de Padrão

Dê um Tempo

Dependendo do não ou da quantidade de nãos, dê um tempo a você mesmo.

Levante para tomar um café. Dê uma volta. Troque os ares.

Se for um acúmulo de nãos, procure fazer algo que traga preenchimento para você. Pode ser estar mais com a sua família, estar em contato com a natureza, escutar uma boa música, buscar leituras inspiradoras etc.

Às vezes você só precisa esperar um pouco que a negatividade se dissipa sozinha.

Pense em Foco no Processo

Procure focar mais no processo do que nos resultados.

Esta é uma habilidade que depende de treino e é muito útil para você.

Boa parte das nossas frustrações vem do fato de não acontecerem as coisas que gostaríamos que acontecessem. Ou de quereremos uma realidade diferente da que se apresenta.

Se estivermos com nossa atenção focada nos resultados apenas, ficaremos muito chateados com os nãos que vamos receber. E vamos receber muitos!

Crie afirmações para você e mentalize com frequências frases como …

. “Eu foco no processo”.

. “Eu mantenho minha atenção no processo”.

. “Eu mantenho o meu pensamento na atividade que estou realizando ou que vou realizar”.

O que este tipo de frase faz por você?

Tira o seu pensamento da insatisfação por ter recebido o não e o coloca no presente, na atividade que está na sua frente.

No jogo de tênis se usa a expressão “mantenha o olho na bola” para que o jogador não fique pensando no ponto, game ou set que perdeu.

Faça o mesmo no seu “jogo de vendas”.

Portanto, “mantenha o seu olho na bola” da próxima atividade de vendas.

Pense que Faz Parte do Jogo

Treine sua mente para fortalecer a crença de que rejeição faz parte do jogo de vendas.

E você também precisa pensar que a rejeição é ao negócio, à oferta, e não a você.

É mais saudável pensar desta forma.

Nutrir este tipo de pensamento mantém o seu estado emocional positivo.

Resumo
Como Se Motivar Depois de um Não

Neste post você aprendeu uma série de dicas práticas para implementar no seu dia a dia e se motivar depois do não.

Lembre-se …

. Leia suas metas pessoais.

. Lembre-se dos seus motivos.

. Foque no próximo negócio ou contato.

. Afaste pensamentos negativos.

. Dê um tempo.

. Pense em “foco no processo”.

. Pense “que faz parte do jogo”.

Convite

Espero que o artigo tenha agregado valor e inspire com ideias práticas.


Fred Graef
Fred Graef

Palestrante, Coach e Consultor. Especialista em Vendas, Liderança e Alta Performance.