Sumário

1. Antecipe os descontos
2. Aposte na decoração
3. Elabore uma lista com sugestões de presentes
4. Invista na divulgação
5. Capriche no atendimento
6. Reforce os laços
7. Preste atenção na disposição dos produtos

O final do ano apresenta-se como uma data promissora para o comércio.

O motivo: o pagamento do 13º salário atrelado às confraternizações empresarias e familiares com direito a amigo oculto — isso sem falar do hábito da troca de presentes durante o Natal.

Nesse sentido, os empresários devem se programar para o período, elaborando estratégias capazes de alavancar os resultados. Afinal, nada cai do céu, não é mesmo?

Para conseguir maximizar o negócio, veja então como aproveitar o mês de dezembro e vender no Natal.

Antecipe os Descontos

Nada chama mais atenção do cliente do que descontos especiais. Ao ver essa expressão, os olhos dos clientes até brilham. Tudo bem — isso pode ser um exagero. Mas fato é que dificilmente alguém recusa uma boa oferta.

Por isso, use essa paixão dos brasileiros pelas promoções para criar propostas irrecusáveis, atraindo assim o cliente. Vale a pena pensar na possibilidade de começar com os descontos alguns dias antes do Natal — até porque muitas pessoas gostam de garantir o presente com antecedência.

Aposte na Decoração

O clima natalino gera sentimentos genuínos. Ele é capaz de transmitir sensações únicas. Paz, leveza, plenitude. E acredite: a decoração contribui para isso. Nada mais sábio, então, do que personalizar os seus serviços e produtos durante esse período.

Trenó, renas, Papai Noel, neve, pinheiros: esses são apenas alguns dos itens que remetem ao Natal e que podem ser utilizados nas embalagens dos produtos ou na decoração interna da loja. Não existe uma regra aqui. O importante é usar e abusar da criatividade para criar algo diferenciado e que agregue valor ao serviço e produto, cativando assim o cliente.

Não acredita nessa técnica? Quantas vezes você já entrou em uma loja só para ver a decoração e acabou adquirindo algum item, mesmo que seja com valor reduzido? Viu só como essa estratégia surte efeito?

Elabore uma Lista com Sugestões de Presentes

Não são raros os casos de pessoas que querem presentear alguém — desde um amigo até familiar — mas não têm a mínima noção do que comprar. É nesse contexto que entra a importância das sugestões elaboradas pelas empresas.

Ao criar uma lista com possíveis presentes, levando em consideração determinados perfis, a empresa conseguirá ajudar, e muito, o cliente, que terá um problema resolvido.

Para não ter erro, defina alguns estilos, como intelectual, roqueiro, atleta ou conservador e, após, cite algumas peças que casam perfeitamente com cada perfil.

Invista na Divulgação

Quem não é visto, não é lembrado. Essa é uma máxima no mundo dos negócios. Afinal, de nada adianta ter produtos diferenciados com preços realmente vantajosos, mas ninguém saber das ofertas.

Por isso, não pense duas vezes para investir na divulgação.

Crie campanhas que dialoguem diretamente com o seu público-alvo e sua persona, fazendo com que as novidades alcancem um número considerável de clientes. Não se esqueça que quanto mais pessoas a ação atingir, melhor as chances de ter um bom resultado.

A internet, nesse aspecto, é uma forte aliada.

As redes sociais, por exemplo, são extremamente úteis para repercutir a marca no mercado. Além dos posts normais, invista também nos conteúdos patrocinados por meio do Facebook Adwords, Instagram Adwords, Google Adwords e outros. Para obter o efeito esperado, atualize as páginas com frequência e produza um conteúdo relevante.

Mas não pare por aí. Também faça anúncios nas mídias tradicionais, como TV e rádios locais. Pode apostar: ações de marketing bem estruturadas fazem toda a diferença, estando ligadas diretamente ao número de vendas concretizadas.

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Capriche no Atendimento

Outro ponto que merece atenção e vai ajudá-lo a realizar mais vendas é prestar um atendimento de qualidade.

Não deixe que a correria da data afete o humor e desempenho — tanto seu quanto da equipe —, pois isso pode ser altamente prejudicial para o negócio.

Tenha em mente que o cliente quer ter uma experiência única, sentindo-se valorizado. E caso a empresa não consiga atender as expectativas, ele não hesitará em procurar o concorrente.

O mais indicado, aqui, é apostar em uma abordagem personalizada, que deixe o cliente confortável e à vontade. Tenha paciência e seja prestativo, demonstrando interesse na conversa. Essa simples ação vai garantir pontos extras com o público, facilitando a negociação.

Reforce os Laços

Seja por e-mail, seja por telefone: entre em contato com cliente para estreitar os laços — até porque a comercialização de um produto ou serviço é um processo, que começa antes mesmo do cliente entrar na loja e vai até o pós-venda. Por isso é fundamental atualizar constantemente os registros e dados pessoais dos clientes, pois sem eles é praticamente impossível realizar essa tarefa, certo?

Ao procurar o cliente — não só para propor ofertas —, ele perceberá que a empresa, de fato, se importa com o bem-estar dele.

Que tal, então, enviar um cartão de natal para os clientes mais fiéis? Você nem imagina o quanto eles ficarão gratos. Essa atitude vai abrir as portas para que o time também trate outros assuntos, como as novidades da empresa.

Fato é que criar estratégias que reforçam o relacionamento com o cliente é uma forma eficaz de garantir melhores resultados, incluindo no Natal. Assim, a parceria firmada vai manter-se intacta por muitos anos.

Preste Atenção na Disposição dos Produtos

Em uma farmácia, por exemplo, perto do caixa normalmente têm algumas balinhas, doces, chicletes e afins, o que estimula o cliente a pegar, pelo menos um item, enquanto realiza o pagamento. Acredite: esses produtos não estão lá por acaso. Pelo contrário: a disposição foi muito bem pensada e planejada.

Essa é uma técnica efetiva, que pode ser colocada em prática nos mais diversos segmentos. Contudo, antes de adotar tal estratégia, é preciso conhecer o comportamento do cliente.  Entenda quais produtos estão correlacionados, dispondo-os em proximidade.

Fato é que não existe uma fórmula mágica que vai solucionar todos os problemas e aumentar as vendas em um piscar de olhos. Esse é um processo gradual, que exige paciência e dedicação — tanto dos colaboradores como dos gerentes.

Já sabe como vender no Natal e quer algumas dicas para melhorar a performance do time e ampliar o negócio? Então entre em contato conosco! Será uma satisfação atendê-lo.


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Equipe FG Desenvolvimento


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